Seguro para carros antigos, como cotar?

Em Segurança e seguros por André M. Coelho

A idade média dos veículos nas estradas no Brasil continua subindo. Você pode pensar que é mais barato comprar um seguro para um carro antigo, mas nem sempre é esse o caso: não há descontos apenas por dirigir um veículo mais antigo. Quando você considera a melhor maneira de segurar carros mais antigos, pense nas mesmas coisas que consideraria ao escolher uma apólice de seguro padrão, incluindo suas próprias necessidades. Mas há também vários fatores a considerar ao dirigir um veículo mais antigo que você pode não ter considerado anteriormente.

Seguro carros antigos clássicos

A indústria de seguros define o que se qualifica como um carro clássico quando ele é um veículo de colecionador, ou seja, quando lhe foi certificada a placa preta. Um carro clássico é aquele que é invejado pelos colecionadores, armazenado com segurança, conduzido apenas por motoristas super seguros e não é seu principal meio de transporte: em outras palavras, um carro que é mais para exibição do que para qualquer propósito prático. Os seguros desses carros são, geralmente, mais baratos.

Leia também

O veículo precisa da emissão de um Certificado de Originalidade reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e emitido por uma entidade credenciada e reconhecida pelo Denatran. Geralmente essas entidades são clubes de carros antigos, que cobram uma taxa pela vistoria. O veículo deve manter suas características originais e ter mais de 30 anos de fabricação.

Custo do seguro para carros com mais de 20 anos

Quando seu carro não é um carro de colecionador, os custos do seguro podem variar bastante. A primeira coisa que a maioria das pessoas considera ao pensar nos custos de segurar um carro antigo é o valor real que pagam uma companhia de seguros a cada mês. Embora isso esteja longe de ser a única consideração, essa é a parte superior da mente das pessoas e é importante abordar. A resposta simples é que os prêmios de seguro de carro não diminuem – ou aumentam – apenas porque um veículo é mais antigo. Há muito pouca correlação entre a idade do veículo e as taxas de seguro de carro, embora você possa certamente ajustar seus níveis de cobertura se quiser reduzir seu pagamento mensal.

Se você tem um carro que é amado por ladrões, se você é um motorista inseguro, ou se você não tem as melhores características de segurança e anti-roubo – que carros mais velhos tendem a não ter – então seus prêmios provavelmente serão maiores. O restante dos fatores que entram em um prêmio, como sua idade, localização e histórico de direção, afetará as taxas de seguro para veículos antigos e novos.

Seguro para carros antigos

Aprenda a cotar seguros para carros antigos e encontre os melhores valores para suas necessidades. (Foto: Safeco Insurance)

Custo de peças no seguro auto antigo

Se você possui qualquer tipo de veículo por tempo suficiente, as chances de ter que repará-lo em algum momento ou outro são bem altas. Se você tem um carro mais antigo, as chances são ainda maiores. Se você precisar fazer um reparo e seu carro for um modelo mais antigo, provavelmente será muito mais difícil encontrar as peças necessárias do que seria para um modelo mais novo, e as que você encontra podem ser mais caras. O custo dos reparos é uma coisa importante para levar em conta qualquer orçamento responsável para um carro, e isso é ainda mais verdadeiro para um veículo mais antigo.

Isso de traduz em uma seguradora que pode, por um dano relativamente “simples” ao veículo, optar por dar perda total ao invés de reparar o mesmo. Pesquise por uma opção de seguradora que tenha opções personalizadas para carros antigos, onde a perda total é somente a última opção.

Considere o abandono da cobertura completa

A cobertura completa é uma maneira rápida de economizar nos custos premium. Para alguns, é uma ideia inteligente: esse tipo de cobertura cobre apenas danos ao seu veículo se você causar um acidente, e quanto mais velho seu carro estiver, menos dinheiro você poderá recuperar se causar um acidente e danificar seu veículo. Se você é um motorista seguro e pode reservar o custo de substituir (não consertar) seu carro, então deixar de lado esta cobertura é quase sempre uma boa ideia.

Mas se você é propenso a acidentes ou está precisando de dinheiro, provavelmente é melhor não fazer isso. E, claro, se você ainda está pagando seu empréstimo de carro, deixar essa cobertura de lado não é uma opção.

Fatores a considerar para cotar seguros de carros antigos

Se você estiver procurando por uma cobertura de seguro de carro antigo, talvez pense que precisa estar preparado para pagar muito, mas não é assim que funciona o seguro de carros antigos. Carros antigos podem custar menos ou mais do que carros novos, dependendo do seu perfil. Geralmente saem mais barato porque as políticas são adaptadas às suas necessidades específicas. Você deve se certificar de que tem a melhor cobertura que pode pagar e falar com um profissional de confiança: quando você está lidando com seguro para um carro clássico, você não está falando de algo que pode ser facilmente (e barato) substituído, então imagine a melhor política é mais crítica do que nunca.

Você tem um carro antigo segurado? Como fez a pesquisa para o seguro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário