Reparador de vidro funciona?
Esse pequeno rachado em seu pára-brisa só pode ser um incômodo hoje, mas pode se espalhar rapidamente e pode até causar problemas quando é hora de obter seu carro inspecionado. Ter vidro automotivo substituído não é um grande negócio, mas pode ficar caro e não há razão para gastar muito dinheiro se você puder reparar o dano.
Nós escolhemos os melhores kits de reparação de pára-brisa para esta lista para que você possa obter o seu vidro parecendo bom como novo.
Kit com fluido reparador de vidro: por que usar?
Ser um motorista responsável. Mesmo pequenos chips e rachaduras têm o potencial de comprometer a integridade estrutural do seu pára-brisa, então você vai querer tê-los reparado na primeira oportunidade. O dano ao vidro do seu carro também pode impedir sua linha de visão, e pode até fazer com que você falhe a inspeção de segurança do seu estado.
Leia também
- Como restaurar banco de couro desgastado ou rachado?
- Como identificar a “maquiagem” de um veículo antes de comprar?
Gastar menos. Corrigir um pára-brisa danificado é certamente mais acessível do que a substituição de um novo, mesmo se você não desembolsar os grandes dólares para o vidro OEM. Muitos drivers descobrem que seu seguro não cobre a substituição do pára-brisa. Se você tiver um alto dedutível, você pode acabar pagando do bolso de qualquer maneira.
Obter resultados rapidamente. Pára-brisas rachados não se reparam. Recomendamos tratar seu kit de reparo como o seu kit de primeiros socorros ou kit de pneu furado, e mantê-lo em seu carro, então está pronto quando você precisar.
Impedir que o problema fique pior. A maioria das batatas fritas e pequenas rachaduras pode ser reparada facilmente, mas todas as mudanças de colisão e temperatura que experimentam enquanto procrastina podem torná-las tão grandes que todo o seu pára-brisa precisa ser substituído.
Você não precisa ser um profissional para obter resultados profissionais. Os produtos químicos na maioria desses produtos fazem todo o trabalho, então tudo que você precisa fazer é seguir instruções simples. Não deixe que um pára-brisa rachado intimide você; Há uma boa chance de você consertar o problema em casa.

Faça a reparação de vidros automotivos com o kit certo para obter bons resultados. (Imagem: AutoGuide)
Tipos de kit de reparo de vidro rachado
Tipos de kits de reparo do pára-brisa incluem:
Kit de resina
Os melhores kits de reparo do pára-brisa utilizam resina com uma alta viscosidade que torna a substância resistente a fluir e, assim, mais estável. A fim de criar uma ligação apertada ao vidro, a resina também deve prevenir o encolhimento. As resinas sintéticas comumente incluem o metacrilato de ingredientes e o ácido acrílico, bem como hidrogênio, carbono e oxigênio.
Kit de esmalte
Estamos apenas indo para ir embora no passe e apontar aquele esmalte não é um produto de reparo automotivo. Quanto tempo dura uma camada de esmalte em unhas? Quanto tempo você acha que vai durar no pára-brisa do seu carro? Além disso, mesmo se você conseguir fazer uma lasca ou rachadora menos visível, o esmalte não fará nada para restaurar a estabilidade do seu copo. Não é uma solução viável e vamos considerar este caso fechado.
Reparador de vidro automotivo funciona?
Vai depender principalmente da gravidade dos danos, mas há mais a considerar.
Gravidade do Dano
Kits de reparo do pára-brisa são ferramentas poderosas, mas não são mágicas. Eles fazem seu melhor trabalho em fichas e rachaduras causadas por um único impacto; Pense na última vez que um pedaço de cascalho lançou um caminhão e transformou seu pára-brisa em seu próprio algo pessoal. Rachauras longas, compostas e causadas por objetos maiores e danos que se parecem com uma teia de aranha são tipicamente além do reparo e exigem um novo pára-brisa.
Sensibilidade à temperatura
Para curar a parte de resina, o melhor kit de reparo de lascas e rachaduras incluirá instruções sobre a melhor faixa de temperatura para fazer a correção. A maioria dos kits recomenda curar o reparo da luz solar direta, enquanto outros dizem exatamente o oposto. É essencial seguir as instruções do produto para que a resina cure adequadamente.
Qualidade de resina
A melhor resina de reparo do pára-brisa repara lascas e rachaduras, mas precisa ser uma substância de alta qualidade. Ao procurar o melhor kit de reparo do pára-brisa, encontre um que tenha um material mais denso e mais espesso que seca claramente. Você quer que a resina se misture no pára-brisa sem deixar uma grande mancha. Kits de resina de baixa qualidade podem secar em uma sombra amarela pálida.
Volume
Um kit de reparo do pára-brisa deve ser adequado para uma reparação única em uma pequena rachadura em um único pára-brisa. Se você estiver consertando mais de um pára-brisa, você precisará de um kit que possa ser usado mais de uma vez. Se um único reparo parece que ele precisará de vários kits, você é mais provável em território de substituição.
Como consertar lascas e rachaduras no pára-brisas?
Corrigir danos ao pára-brisa o mais rápido possível. Quanto mais você esperar, quanto maior suas chances de piorar o problema. Cada km que você dirige com um chip ou crack é uma oportunidade para se espalhar, e qualquer sujeira que faz o caminho na área danificada será visível depois que o reparo terminar.
Os kits de reparo do pára-brisa não são um substituto para a substituição. Enquanto a resina aplicada devidamente restaurará a integridade estrutural do seu copo, ele não eliminará danos visuais e você ainda poderá ver onde o reparo foi feito. Não se preocupe, você provavelmente é o único que vai notar.
Procure um kit que tenha todos os acessórios necessários para o trabalho: resina, um injetor, tiras de cura, adesivos, aplicadores e uma lâmina de barbear. Toalhetes de álcool, pushpins e pedestal também são ótimos para concluir a tarefa.
Ao reparar uma rachadura, certifique-se de que não seja maior que 1,5 polegadas de diâmetro. Além disso, certifique-se de que uma fenda estrela ou floreira seja menor que 6 polegadas de comprimento.
Seja paciente ao reparar seu pára-brisa. Leve seu tempo, leia minuciosamente as instruções e familiarize-se com todas as ferramentas antes de iniciar o projeto. Se você se apressar, você pode cometer um erro.
O primeiro passo para um reparo de qualidade está na limpeza da superfície. Lembre-se de que qualquer poeira deixada para trás ficará presa na resina e permanecerá visível depois de endurecer. O resíduo deixado na superfície também pode afetar a capacidade da resina para se relacionar adequadamente com o seu copo.
Ao espalhar a resina, determine a quantidade de pressão que você precisa aplicar (muito pode tornar o crack pior). Use apenas resina de qualidade e suave o suficiente para que as lâminas de limpador de pára-brisa não sejam pegos na substância e solte o patch.
Quando terminar de usar o kit de reparo do pára-brisa e a resina solidifica, use uma lâmina de barbear para raspar o excesso de resina do pára-brisa. Em seguida, limpe o vidro com um pano.
Nem todos os danos do pára-brisa podem ser reparados. Antes de gastar seu tempo e dinheiro em um kit de reparo do mesmo-sozinho, inspecione completamente o dano e determine se um pára-brisa de substituição é necessário.
Perguntas e respostas sobre o kit de reparo de vidro
Algumas perguntas e respostas que podem te ajudar bastante.
P: É melhor reparar ou substituir um pára-brisa rachado?
Se a rachadura ou lasca for menor que o tamanho de uma moeda, um kit de reparo do pára-brisa pode fazer o trabalho muito bem. Um kit de boa qualidade impedirá que uma lasca de rocha ou rachadura seja expandindo, mas não removerá o dano, e corrigir uma janela rachada não é muito caro. Na verdade, os profissionais usam técnicas semelhantes ou idênticas para reparar pequenas lascas e rachaduras. No entanto, se a rachadura, ou a lasca estiverem diretamente na frente da sua linha de visão, você pode querer substituir o pára-brisa. Além disso, se o seu veículo é velho, o pára-brisa pode não se manter bem sob estresse e provavelmente deve ser substituído.
P: Como faço para usar um kit de reparo de pára-brisa?
Posicione o aplicador sobre a rachadura e insira a base de extensão sobre ele. Coloque o tubo de resina sobre a extensão e aperte-o até que a resina substitua o ar dentro do aplicador. Pressione a seringa para inserir seis a 10 gotas de resina dentro do aplicador. Coloque o parafuso fornecido dentro da câmara de resina e gire-o no sentido horário até que ele aperte. A resina vai pressionar contra o vidro. Após cinco a 10 minutos, desparafuse e remova o aplicador.
P: Como você impede uma rachadura de se espalhar?
Há maneiras de atrasar o inevitável, mas um pára-brisa rachado só vai piorar. Cada colisão e mudança de temperatura tem o potencial de danificar seu pára-brisa além do reparo. Você pode até fazer uma rachadura se espalhar apenas tocando o vidro com o dedo. Peguenosso conselho e conserte o problema antes que seja tarde demais.
P: Posso usar um kit de reparação de pára-brisa em outras coisas?
Certo! Se a alternativa é jogar algo longe, pode valer o seu tempo para tentar repará-lo com um desses kits. Ouvimos pessoas que consertam tudo, desde faróis de vidro até o vidro de celulares.
Já reparou seu pára-brisa com um bom kit? Como você fez? Qual kit usou?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também

Kit de ferramentas para motos! Como escolher!

Por que cuidar dos vidros do seu carro?

Vidro elétrico não sobe, o que fazer?

Manutenção e problemas de vidros elétricos: guia completo!