Quais os tipos de insulfim para carros?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Se você deseja que seu carro pareça e se sinta esportivo, as películas protetoras, conhecidas como insulfilm (esta é uma marca de película), são essenciais. Eles ajudam a dar ao carro um perfil elegante enquanto maximizam a privacidade, para uma condução mais elegante. E também existem outros benefícios, incluindo a proteção dos raios UV do sol – ótimo se você estiver viajando com crianças ou apenas quiser manter o carro fresco.

Se o seu carro não tiver películas, você poderá adicioná-las como um extra opcional. Este guia cobre tudo o que você precisa saber sobre a coloração das janelas, desde diferentes tipos de filme e a lei, até o processo de aplicação de tonalidades no seu carro.

Leia também

O que a lei diz sobre níveis de insulfilm?

Para que a película protetora esteja dentro da lei vigente e não resulte em multa, ela precisa seguir aos seguintes critérios de transparência:

Antes de decidir adicionar a película ao seu carro, você precisa estar ciente das leis sobre as janelas coloridas, conforme falamos acima. Essas regras são apenas para os vidros dianteiro e dianteiro, embora haja uma chance de você ser parado pela polícia se eles acharem que a tonalidade da janela traseira está afetando a segurança do seu carro.

Se a polícia ou o DETRAN suspeitar que seu carro não deixa entrar luz suficiente, eles podem usar o equipamento de medição de luz para verificar. Se eles acharem que a tonalidade das janelas está muito escura, você receberá um aviso de proibição, impedindo-o de dirigir o carro na estrada até que a película seja removida. Você pode até receber um aviso de multa fixa ou intimação judicial, se acharem que isso é grave o suficiente.

As leis existem para garantir que todos os motoristas tenham uma visão clara da estrada. Isso também significa que outros usuários e pedestres podem fazer contato visual com o motorista, para que saibam que foram vistos.

Película para veículos

A película automotiva correta e bem aplicada terá bons resultados para seu veículo. (Foto: Atkinson Common)

Quais os tipos de insulfilm ou película para carros?

Agora que cobrimos os detalhes legais, é hora de analisar os diferentes tipos de películas para janelas, para que você possa decidir qual é o certo para você. Abaixo, examinamos os tipos principais e avaliamos os prós e os contras de cada um.

1. Película tingida

A película de janela mais comum, acessível e prontamente disponível é a tingida. Isso tem um encosto pegajoso para fixá-lo na janela e, em seguida, uma pistola de calor é usada para grudá-lo adequadamente no vidro. O filme aparece preto por fora, mas é relativamente claro por dentro, para uma boa visibilidade e acabamento.

Prós: acabamento colorido acessível, fácil de aplicar e decente.

Contras: o corante pode desaparecer com o tempo, efeito de resfriamento e proteção UV mediano a ruim no verão.

2. Película metalizada

Esse tipo de película contém partículas metálicas microscópicas, que ajudam a tingir o vidro, proporcionando um acabamento metálico brilhante. Os filmes metalizados são excelentes para manter o calor fora da cabine, fornecendo um revestimento reflexivo denso. Eles também são úteis para reforçar os pára-brisas, tornando-os menos propensos a quebrar.

Prós: forte e resistente a arranhões, bom isolante no verão e inverno.

Contras: partículas de metal podem interferir com o telefone, entretenimento e recepção de rádio.

3. Película de carbono

A película de carbono é um passo à frente da tonalidade das janelas metalizadas, pois contém partículas de carbono que não interferem na recepção de rádio e telefone. Também é ótima para bloquear o calor do sol, mesmo na altura do verão, para que você não precise usar tanto o ar-condicionado.

Prós: excelente proteção e isolamento UV, atraente acabamento fosco.

Contras: caro em comparação com as películas tingidas e metalizadas.

4. Película cerâmica

Geralmente tido como o melhor modelo, contém partículas de cerâmica que oferecem excelente proteção contra os raios UV prejudiciais e o calor solar, mantendo o carro agradável e fresco no verão. É o filme tintométrico mais novo e mais caro do mercado e também oferece o melhor acabamento e a melhor longevidade, pois é super resistente a arranhões e desbotamento.

Prós: resistente, com acabamento mate elegante, ótima proteção contra UV e calor.

Contras: muito caros e disponíveis apenas por fabricantes especializados.

Como aplicar insulfilm ou película?

Enquanto muitas pessoas preferem que os profissionais apliquem tonalidades de pós-venda, é possível aplicá-las você mesmo se tiver as ferramentas certas. Abaixo, fornecemos etapas práticas sobre como aplicar a película:

O que você precisará

Etapa 1: limpe o vidro interno onde o filme será aplicado. Recomendamos o uso de um produto de limpeza de janelas para carros dedicado para remover graxa, marcas e manchas. Quando estiver satisfeito, o vidro está completamente limpo, use um rodo para remover o excesso de umidade e secar o vidro.

Etapa 2: comece pulverizando o vidro externo da janela em que você está trabalhando com água. A água mantém a película delicadamente no lugar, para que você possa ajustá-lo e cortá-lo no tamanho desejado sem ter que segurá-lo desajeitadamente contra o vidro (o que seria complicado, mesmo com as mãos mais firmes). Em seguida, corte a película pressionando-o no recesso da janela e aparando-o com uma faca. Siga as linhas da moldura da janela para cortar com a maior precisão possível e arredondar os cantos para evitar descamação e orelhas. Lembre-se de que você precisa abaixar a janela levemente para garantir que a película seja cortado na forma correta.

Etapa 3: use uma pistola de calor para moldar no tamanho e formato exato da janela. O calor permitirá que a película seja esticada e remodelada com facilidade, principalmente se você usar um pedaço de plástico para moldá-la nos cantos. Quando estiver satisfeito, a película tem a forma correta, remova-o com cuidado do vidro e reserve. Recomendamos prendê-lo para pendurar ou colocá-lo sobre uma superfície limpa. Se você estiver deitado, pulverize a superfície com água primeiro para evitar que grude.

Etapa 4: remova o suporte e pulverize com água limpa. Manter a película o mais úmida possível facilitará o ajuste e a colocação no vidro antes que ela grude com firmeza, para garantir o ajuste perfeito. Então, você está pronto para começar a aplicá-la.

Etapa 5: pressione cuidadosamente a película para dentro da janela, usando um cartão de plástico para empurrá-lo para os cantos. Você deve trabalhar do meio para fora, forçando o ar em direção às bordas. Uma pistola de calor ajudará a manter o filme maleável até você ficar feliz por remover todos os vincos e bolsas de ar – lembre-se de aplicá-lo na parte externa do vidro para não derreter a película.

Etapa 6: use uma lima de metal na borda da janela para garantir um acabamento suave e arredondado. Isso ajudará a impedir que a película se solte quando a janela for movida para cima ou para baixo.

Dicas adicionais: ao aplicar a película colorida na janela traseira ou no para-brisa, será mais fácil se você o enrolar no vidro de um lado para o outro. Você também deve dar tempo ao filme para curar e fixar, portanto evite abaixar as janelas ou usar limpadores por dois dias após a aplicação.

Essas etapas são apenas para orientação e podem não se aplicar a todos os trabalhos de instalação. Siga sempre as instruções do fabricante fornecidas com a película adquirida. Também recomendamos a compra de cores pré-cortadas, projetadas especificamente para a marca e o modelo do seu carro, o que diminui o estresse de ter que cortar a película.

Lembre-se de que, embora a aplicação em casa seja possível, você pode obter um acabamento melhor, deixando isso para os profissionais. Se você preferir fazê-lo, recomendamos assistir a alguns guias detalhados no YouTube para obter conhecimento, dicas e experiência de especialistas profissionais.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário