Como restaurar banco de couro desgastado ou rachado?
Sempre é bom dar à restauração uma chance em todos os casos, exceto quando não há integridade do couro para qualquer tipo de conserto. Felizmente, existem excelentes produtos no mercado hoje que permitem restaurar o seu couro antigo com bastante facilidade, poupando muito dinheiro para deixar os assentos do seu veículo com a sua cara. Ao restaurar ou manter o couro do seu carro, é preciso escolher uma boa linha de produtos para cuidados com o couro, restaurando com eficiência o desgaste ou rachaduras e deixando seus assentos parecendo como novos.
Kit reparo banco de couro: conhecendo seu kit antes de usar
Seja qual for o produto que você decida usar, entre em contato com o distribuidor sobre a correspondência de cores do seu couro. Se você está restaurando a cor original, envie uma pequena amostra de couro (sob o assento, há sempre uma peça de reposição) para o fornecedor para a correspondência de cores. Alternativamente, o código de cores ou o nome da cor do seu fabricante de veículos podem ajudar seu fornecedor a lhe dar uma boa combinação de produtos.
Leia também
Não se esqueça também de ler os manuais a fundo para não fazer qualquer coisa errada com seu assento de couro. Você deve seguir às instruções para garantir que os resultados são os melhores possíveis, e também para não danificar o couro para além de qualquer reparo, o que pode acabar resultando na troca total da cobertura de couro dos assentos do veículo.
Lembrando: nós estamos dando essas instruções, mas o reparo é por sua própria conta e risco. Não nos responsabilizamos por quaisquer danos que você possa causar ao seu veículo. Se você tiver dúvidas ou estiver inseguro para fazer o reparo, deixe isso nas mãos de profissionais.
Vamos então às instruções?
Como recuperar banco de couro descascando, desgastado, ou rachando: começando com a limpeza
Remova os assentos ou artigos de couro do interior do carro, se necessário. Em seguida, comece com uma boa aspiração e limpeza, prestando especial atenção à remoção da sujeira nas costuras. Use um produto de limpeza de couro em uma esponja úmida ou um pano macio e esfregue em um movimento circular para remover a sujeira inicial. Para manchas, use um produto com uma escova de cerdas macias. Remova qualquer resíduo de limpeza e limpe suavemente a área com um solvente suave, tal como o álcool isopropílico, e deixe o couro secar completamente.
Examine os pontos desgastados, descascando, ou rachados na superfície de couro para decidir se a qualidade do couro para restauração terá integridade suficiente. Além disso, todas as imperfeições que você vê nesta fase serão amplificadas após o tingimento. Você pode remover estes com uma lixa leve usando papel de lixa de 600 grãos e seguindo com uma limpeza final.
Usando o restaurador de couro automotivo
Teste o produto em uma área pequena para uma combinação de cores. A maioria dos fabricantes fornece um toner para alterar a cor, se necessário. Se estiver satisfeito com sua área de teste, aplique o produto seguindo às recomendações dos fabricantes, geralmente com uma pistola de pulverização, uma escova de cerdas macias, uma esponja ou spray. Uma esponja proporciona um melhor controle e suavidade na aplicação, no geral..
Para vincos e fissuras, dilua o produto com 30% de água e esfregue-o sobre o couro. Deixe secar por cerca de um minuto e depois, limpe com um pano úmido. O produto vai sair do couro que está em boa qualidade, mas permanecerá nos vincos, fissuras, e outras irregularidades do couro que está em mau estado..
Acabamento do reparo de assentos de couro
Uma vez que você preencher os vincos, desgastes e as rachaduras de todo o banco, concentre-se em fazer um bom acabamento em outras áreas do assento. Nas laterais, por exemplo, você pode aplicar uma fina camada de couro líquido não diluído e secar completamente com um secador de cabelo, repetindo o processo quando necessário. Uma camada final deve ser diluída e limpada com um pano seco.
No dia seguinte, você deve usar um condicionador de couro líquido, o que vai trazer um brilho rico ao couro.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder o mais rápido possível.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Capa de banco automotivo, como escolher?
Banco de couro – você pode colocar em seu carro!
Como tirar arranhões e riscos das partes plásticas da moto?
O que passar no painel do veículo para dar brilho! Caseiro!