Pisca alerta, quando usar? Dá multa?

Em Leis e trânsito por André M. Coelho

Você chega ao banco, mas não há vagas de estacionamento abertas. Você já está com pressa, então estaciona e acende o pisca alerta. Isso é correto ou não?? Está na hora de descobrir! As luzes de alerta do seu carro podem se comunicar com outros motoristas em um piscar de olhos; no entanto, há momentos certos e errados para usá-los.

Para ajudar você a se manter seguro e legal na estrada, destacamos alguns cenários em que você deve evitar usá-las, outros casos em que provavelmente é a coisa certa a fazer e as leis gerais sobre o pisca alerta.

Pisca alerta ligado: qual a multa?

Antes de seguir para os usos do pisca alerta, é importante entender o que dia o artigo 40 do nosso código de trânsito:

Leia também

O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

V – O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

a) em imobilizações ou situações de emergência;

b) quando a regulamentação da via assim o determinar.

Então, já temos uma limitação de uso: para situações de emergência, como quando é preciso parar no acostamento, quando há algum problema no veículo, ou em um acidente; e quando a via determinar, em sinalização, que o pisca alerto deve ser aceso, como acontece em algumas placas de estacionamento próximas de drogarias e farmácias.

O artigo 251 complementa com as punições para quem usar o pisca alerta incorretamente:

Art. 251. Utilizar as luzes do veículo:

I – o pisca-alerta, exceto em imobilizações ou situações de emergência;

II – baixa e alta de forma intermitente, exceto nas seguintes situações:

a) a curtos intervalos, quando for conveniente advertir a outro condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo;

b) em imobilizações ou situação de emergência, como advertência, utilizando pisca-alerta;

c) quando a sinalização de regulamentação da via determinar o uso do pisca-alerta:

Infração – média;

Penalidade – multa.

Uso do pisca alerta

O pisca alerta pode ser usado para garantir a segurança, mas devem ser usados nos momentos certos para evitar multas. (Foto: divulgação)

Quando devo evitar usar a luz do pisca alerta?

Agora que clarificamos a legislação, vamos clarificar as situações de uso do pisca alerta.

Dirigindo com mau tempo

Com os riscos e chuva, neblina, granizo ou neve (em países onde neva) já desfocando a visibilidade da estrada, outros motoristas podem não ser capazes de dizer em qual pista você está ou se está mudando de faixa. Ligue os faróis e as lanternas traseiras em condições climáticas adversas. Se o tempo estiver ruim o suficiente para que você sinta que o pisca alerta é realmente necessário, saia da estrada e pare até que as condições melhorem. Na verdade, qualquer situação de carro em movimento não é recomendável o uso do pisca alerta.

Dirigindo em tráfego pesado

Embora seus perigos possam torná-lo mais visível, eles também podem tornar desafiador para outros motoristas antecipar o que você está fazendo e para onde está indo, pois os indicadores de mudança de direção são desativados quando o pisca alerta é ativados em alguns carros.

Estacionar ilegalmente

Estacionar ilegalmente nunca é uma boa ideia. Mas se você estacionar ilegalmente, ligar o pisca alerta não vai te salvar de uma multa. Continue dirigindo até encontrar um local de estacionamento apropriado e não estará bloqueando o tráfego.

Usar ao invés da seta

Se você está desacelerando para sair da estrada devido a um problema inesperado, pense duas vezes antes de usar seu pisca alerta Como mencionamos anteriormente, os sinais de mudança de direção geralmente são desativados quando os piscas estão ligados. Isso pode dificultar para outros motoristas saber para onde você está indo e resultar em uma falha.

Comemorações

Carreatas, passeios, comemorações em geral, não permitem o uso do pisca alerta. Evite e se poupe de ganhar uma multa.

Pisca alerta: quando usar?

Algumas situações tornam necessário o uso do pisca alerta.

Blitz

Se a polícia pedir que você encoste, acender as luzes de alerta pode mostrar ao policial que você reconhece o sinal e está seguindo a solicitação. Diminua a velocidade, acenda o pisca alerta e pare o carro em um local seguro.

Troca de pneu

Use as luzes de perigo quando o veículo se tornar um risco potencial para outros usuários da estrada. Se você estiver estacionado na beira da estrada trocando um pneu, geralmente é bom ter seu pisca alerta aceso. Não se esqueça de colocar o triângulo para avisar dos perigos.

Reboque e problemas no veículo

Seu carro quebrou e você está esperando por um reboque é uma situação em que seu veículo se tornou um risco temporário e você está esperando por assistência. Avise outros motoristas de sua presença, especialmente se você não conseguir tirar o carro do trânsito. Quando o carro morrer na via, usar o pisca alerta é uma boa ideia.

Cargas especiais

Cargas especiais, como muito pesadas e em veículos muito longos, podem ser acompanhadas de escolta e estarem com as luzes do pisca alerta acesas.

Lentidão

A lentidão no trânsito, quando causada por acidente, pode ser uma boa ideia ligar o pisca alerta para avisar os motoristas que estão atrás de você.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário