O que é luz de posição?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

As luzes podem ser vistas apenas como outro acessório em um carro. Elas aumentam a beleza e, assim como seus olhos, as luzes são importantes para um motorista quando estão na estrada porque ajudam a comunicar diferentes intenções ou planos de um motorista. Elas são úteis durante o dia ou a noite, e se alguém estiver seguindo você, eles gostariam de saber quais são suas intenções com seu veículo. Se você está se movendo em uma velocidade lenta, alguém pode querer ultrapassá-lo, sem saber que sua intenção é virar para a direita ou para a esquerda. Mas para quê serve cada luz do veículo? E as luzes de posição? Diferentes luzes têm diferentes usos ou significado em um veículo.

Leia também

Luzes de freio no veículo

As luzes são acessíveis toda vez que um motorista está na estrada. Da parte traseira, você pode diminuir a velocidade com as luzes de freio (luzes vermelhas na parte de trás do carro) para permitir que o motorista atrás de você saiba que você pretende reduzir a velocidade ou parar. Mas isso é apenas uma parte dos muitos propósitos que as luzes servem em um veículo. As luzes de freio ajudam os motoristas a calcularem a distância para outros veículos.

Indicadores ou setas

As setas ou indicadores estão montadas perto dos cantos frontal e traseiro esquerdo e direito de um veículo. Elas são usadas ​​quando um motorista pretende mudar de direção, acendendo as luzes esquerdas quando ele vai virar para a esquerda e para a direita, quando vai virar para a direita.

Símbolos de luzes do carro

O símbolo da esquerda é o símbolo das luzes de posição, o do meio é do farol alto e o da direita, o símbolo das luzes de estacionamento. (Foto: OSRAM Carlight Blog)

Farol alto e baixo

Os faróis têm uma pequena lâmpada fraca. Esse é o farol baixo. Esses são normalmente acionados quando começa a ficar escuro. Nós as acendemos para que qualquer outro veículo possa notar que existe um veículo próximo. Quando fica escuro, você pode ligar os faróis baixos. Quando você está dirigindo com luzes de posição, eles estão focados mais na estrada e eles não atrapalham a visão do motorista que se aproxima, então ele sabe que há um carro.

As luzes do farol alto, por outro lado, são mais brilhantes e espalham seus raios um pouco mais. Os faróis altos fornecem uma distribuição de luz intensa e central. É comum encontrar motoristas dirigindo com farol alto, mesmo que estejam dirigindo em uma rua bem iluminada, o que os especialistas dizem que é errado e pode causar um acidente, uma vez que afeta a visão de um motorista que se aproxima.

Os faróis altos são usados nas rodovias para permitir que você veja mais. Na cidade, o recomendado é usar faróis baixos porque você tem luzes na estrada, luzes de rua iluminando a estrada e não há necessidade de ligar os faróis altos.

Luzes de posição do veículo

As luzes de posição ajudam a melhorar sua visibilidade quando você está dirigindo para que outros motoristas possam vê-lo vindo da distância. Quando você está dirigindo, você pode se esquecer de ligar seus faróis, de modo que luzes podem ajudar. Eles também são usados ​​quando você vai dirigir sob túneis. Eles são montados baixos, nas extremidades dos veículos e direcionados para a superfície da estrada para ajudar em áreas com pouca visibilidade devido à chuva ou à poeira. É usada para indicar a presença ou largura do veículo.

Localização das luzes de posição

As luzes de freio e estacionamento iluminam um vermelho escuro na parte de trás do carro e para a parte da frente, eles brilham em vermelho. Estes mostram a pessoa por trás que você estacionando.

Perto das luzes traseiras estão as setas que brilham para mostrar a pessoa dirigindo atrás de você que está a mudar de direção.

Luzes de posição são colocadas nas extremidades do veículo para facilitar na análise da largura e posicionamento do mesmo.

Os faróis são posicionados à frente do veículo, geralmente junto com o conjunto de outras luzes.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário