Como funcionam os retrovisores fotocrômicos\antiofuscamento?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Carros novos e antigos se vendem com vários opcionais de fábrica. Nos últimos tempos, tem feito muito sucesso os retrovisores fotocrômicos/antiofuscamento, que facilitam a vida do motorista, principalmente com as luzes noturnas de alta intensidade. Afinal, como tais retrovisores funcionam e no que mais eles podem ajudar o motorista?

Se você está na frente de uma janela normal em sua casa à noite dentro de casa, com as luzes do interior acesas, você será capaz de ver seu reflexo no vidro claramente. Um espelho de carro leva vantagem de produzir o mesmo efeito.

Leia também

O espelho não é totalmente reto a superfície do vidro da frente está a um ângulo da parte de trás, a superfície espelhada que “produz” as imagens. Então, se você olhar para este espelho quando sai da linha de produção, ele estaria em forma de cunha com a borda mais grossa no topo. Quando você mexe no espelho, o espelho volta sua superfície espelhada para o teto escuro, então você não vê essa imagem. O que você vê é a imagem refletindo a frente do vidro, muito mais fraca que a imagem pura refletida para não machucar seus olhos e atrapalhar com que enxergue claramente os perigos das ruas e estradas. Uma solução em segurança prática e barata ao motorista.

Proteção aos olhos do motorista

Na foto do exemplo, o lado esquerdo do retrovisor está com o sistema antiofuscamento funcionando, enquanto o lado direito ainda reflete inteiramente as luzes que nele incidem. (Foto: newegg.com)

Para provar que isso é o que está acontecendo, pegue uma lanterna com você uma noite e brinque com seu espelho enquanto o carro estiver estacionado em sua garagem, de preferência. Vire o espelho e aponte a luz para o teto ou o piso do carro e a imagem totalmente refletida vai substituir a reflexão da superfície frontal, de modo que você poderá ver o teto ou o chão do veículo.

O efeito pode ser ativado ou desativado pelo próprio usuário, manualmente por um sistema de botão de ativamento (o retrovisor funciona ativado por energia elétrica), ou o veículo pode ter um retrovisor eletrocrômico, que faz o processo automaticamente, como no vídeo abaixo:

É com esta brincadeira de física que o espelho impede que o motorista fique cego com um farol alto na estrada ou nas ruas, impedindo que acidentes ocorram nos instantes em que sua visão se recupera. Note que ele ainda  irá refletir parcialmente as luzes, o que pode ainda te cegar momentaneamente e causar problemas. Por isso, é sempre recomendável que o motorista esteja com sua atenção inteiramente focada na pilotagem do veículo. O insulfilm nos veículos também pode ajudar a diminuir a intensidade das luzes, desde que as leis brasileiras sejam seguidas em sua colocação.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário