Espelho retrovisor com câmera de ré: como escolher?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

A tecnologia de câmera de visão traseira é um recurso de segurança fantástico em qualquer carro, tanto que muitos carros novos vem equipados com essas unidades. Se você está no mercado para uma nova câmera retrovisora, há algumas armadilhas que causarão sérios remorsos aos compradores, por isso este guia deve tornar sua decisão muito mais informada e fácil, tanto na escolha quanto na instalação.

Campo de visão do espelho com câmera

O campo de visão da câmera é determinado por vários fatores, como o tamanho do sensor de imagem, o tipo e a distância focal da lente. Como uma câmera normal, quanto maior o sensor, melhor a qualidade da imagem, melhor desempenho em baixa luminosidade e maior o campo de visão que ela pode alcançar. Um sensor de 1/4” só pode fornecer um campo de visão de 60 a 90 graus, enquanto um 1/3” deve entregar em torno de 120 graus. 90 graus é o campo de visão mínimo que você deve aceitar, mas vendo que existem tantas unidades que funcionam melhor, eu não recomendo nada menor do que 120 graus.

Leia também

Sensor de imagem de 1/3 ”e um campo de visão de 120 graus devem ser sua linha de base.

Existem unidades de grande angular super de 180 e até 210 graus no mercado. Soa muito, mas essas unidades criam um efeito de lente olho de peixe e é virtualmente impossível usá-las para dar a ré no veículo. Imagine revirar olhando pelo olho mágico em sua porta da frente, você está garantido para ter um acidente em algum momento.

Tipos de monitores para retrovisor de ré

Quase todos os monitores modernos são LCD (visor de cristal líquido), você ainda pode ver alguns monitores CRT, mas é a tecnologia da velha escola e ofereceria vídeo de qualidade inferior. Fora dos monitores LCD, os ecrãs TFT-LCD são a opção de qualidade e devem ser a sua primeira escolha.

O tamanho da tela é uma escolha pessoal, mas, obviamente, neste caso, quanto maior, melhor. Os tamanhos mais comuns são 5”, 7”, 9”e 10” unidades, existem menores disponíveis, mas não valem a pena

Os carros modernos foram construídos com planos para acessórios e muitos deles têm uma entrada auxiliar. Se seu veículo tiver um desses, você não precisa se preocupar com um monitor e pode conectar sua câmera diretamente no seu centro multimídia. Apenas certifique-se de que sua câmera é compatível.

Câmera de ré no retrovisor

A câmera de ré no retrovisor pode contribuir para um estacionamento de ré mais tranquilo. (Foto: Rostra)

Tipos de câmeras de de ré

Existem 3 tipos diferentes de câmeras:

Câmeras montadas em superfície

Esse tipo pode ser montado em qualquer superfície plana e é comumente montado no alto. Esta posição lhe dá uma visão dominante e excelente percepção de profundidade. Para veículos maiores, essa seria a escolha número um.

Câmaras embutidas

Este tipo é montado através de um furo no corpo do veículo. Apenas a lente e o bisel são visíveis e dão uma boa aparência limpa. A câmera está nivelada com a estrada, por isso não fornece a profundidade como a unidade de montagem em superfície.

Câmeras montadas em placas

Esse tipo é montado no orifício da placa do carro existente, portanto, a instalação é fácil, sem modificação ou novos orifícios que precisem ser perfurados. Dependendo de onde o seu prato está, a posição da câmera pode estar fora do centro ou perto da estrada.

Sensores de imagem

Os sensores da câmera de visão traseira são CCD ou CMOS. Os sensores CCD fornecem um vídeo de qualidade muito superior ao CMOS e operam em ambientes de pouca luz. Câmeras de visão traseira de CCD são mais caras que suas contrapartes de CMOS, mas isto realmente não é o fator onde você economiza dinheiro. Uma câmera CCD é a única unidade a pensar em comprar.

Visão noturna infravermelha

Muitas câmeras de visão traseira são equipadas com visão noturna infravermelha. A câmera é equipada com luzes LED infravermelhas e lhe dará uma imagem mesmo na escuridão total. Não espere ver uma longa distância, pois apenas alguns metros de visão é normal para o infravermelho e será em uma cor monocromática. Vendo que existem tantos modelos com essa função, não compre uma câmera de ré sem visão noturna infravermelha.

Com fio vs Sem fio

As câmeras de visão traseira sem fio sofrem interferência e não fornecem a mesma qualidade de vídeo. Isso pode parecer com listras na tela e pode ser muito chato. A ideia por trás da unidade sem fio é economizar na fiação entre a câmera e a tela, mas vendo que você ainda tem que ligar uma fonte de energia para ambas as unidades, é melhor a unidade com fio. Se você insistir em um sistema sem fio, tente manter a distância entre o monitor e a câmera em um nível mínimo.

Recurso de imagem espelhada

Para você ver a mesma imagem que você esperaria ver em seu espelho retrovisor, o sistema deve ser capaz de “inverter” a imagem. Isso permite reversão muito mais fácil, porque sua mente espera vê-lo dessa maneira. Algumas unidades permitem imagens normais ou invertidas, mas quase todas têm a função de imagem inversa. Não sob hipótese nenhuma, compre uma câmera de visão traseira sem capacidade de imagem reversa.

Ligação automática

A maioria dos sistemas de alto nível tem essa função. A unidade é conectada às luzes de ré do veículo e liga automaticamente quando o carro é colocado em marcha à ré. É muito inconveniente ter que ligar a unidade toda vez que você quiser usá-la e acaba completamente com o propósito de ter uma câmera de ré. Certifique-se de que sua unidade tenha essa opção.

Monitoramento de áudio

Algumas câmeras são equipadas com um microfone e podem ser úteis em certos cenários, como o backup de um longo trailer. Se esta é uma necessidade para você, há muitas opções. Os dois últimos fatores que gostaria de mencionar têm mais a ver com a instalação da sua unidade, mas ainda é algo que você deve ter em mente.

Fonte de alimentação automotiva

A maioria dos carros funciona em um sistema de 12V, mas alguns em 24V. Certifique-se de que tipo de energia a unidade precisa. Para garantir a longevidade, é necessário um regulador de tensão ou filtro. Unidades baratas não têm isso, e podem estragar rapidamente. É necessário um conhecimento básico de eletrônica e elétrica para instalar esses componentes.

Câmera e conectores resistentes a intempéries

A câmera e a fiação serão expostas aos elementos. Sol, chuva, neve e fuligem vão corroer seus conectores e câmera e se eles não são classificados para uso ao ar livre a vida útil vai ser muito curta. O conector RCA doméstico normal só não vai ser útil, por isso, se a sua unidade estiver equipada com estas, você deve evitar esse modelo.

Como a maioria das coisas ao vivo você recebe o que você paga, mas se você vai passar pelo esforço de ter uma câmera de visão traseira, o valor que você vai gastar em uma boa unidade é um ótimo investimento.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário