O que é recall e quando tenho que levar meu carro ?
Neste ano, cerca de 833 mil veículos da Honda foram chamados para recall, pois o airbag da frente do motorista poderia explodir e ferir o condutor. Ao saber disso, a empresa foi obrigada a notificar não só os compradores do carro para retornar com o veículo para que o defeito seja consertado. Isso foi um recall.
Um recall – “chamada de volta”, em tradução livre – é o ato de recolhimento do produto por parte da empresa. Isso acontece quando a empresa comprova que um lote ou toda a série dos produtos apresenta falhas que ameacem a segurança dos consumidores. A palavra final da necessidade de recall é dada pelo Ministério Público Federal.
Leia também
- Direito do consumidor: como funciona devolução de veículo com defeito?
- Feirões de carros de agências e concessionarias! Vale mesmo a pena?
No Brasil, o recall é normatizado pelo Código de Defesa do Consumidor. Isso implica que as empresas são obrigadas a anunciar a todos os consumidores, por meio de contato direto e/ou imprensa, que há um erro de fabricação do produto e orientar esses consumidores sobre as atitudes cabíveis para a troca.
Existem alguns dados os quais são importantes serem conhecidos. O primeiro, e um dos mais importantes, é que a empresa deve prestar o serviço de reposição ou de concerto gratuitamente. Em segundo lugar, a montadora deve estabelecer prazos para o agendamento de visitas dos carros.
Outra dúvida frequente é se o serviço de reparo do recall se estende para os compradores de carros usados. A resposta é sim. Os donos de carros seminovos têm o mesmo direito que os donos dos carros de primeira mão. Depois que o serviço for efetuado, não se esqueça de guardar o comprovante, pois ele é a garantia para refazer o serviço de reparação caso o primeiro não tenha sido suficiente.
No que diz respeito, a comunicação do recall, o Código do Consumidor estabelece que o recall seja anunciado, no caso de montadoras de carros, em emissoras de rádio e televisão, assim como jornais e revistas. No anúncio deve constar um chamado para reparação. Mas mesmo assim sugerimos que você fique de olhos em sites especializados, como o nosso, e em fóruns e nos sites oficiais das montadoras para saber se seu carro precisa de recall.
Abaixo uma entrevista com um advogado especialista em defesa do consumidor. Neste vídeo, ele explica bem o que é um recall, confira:
E agora? Percebeu a importância de levar o seu carro no recall quando houver a chamada?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Como comparar carros?
Oficina especializada vale a pena?
Recall do carro é de graça ou tem que pagar? Se não for, perde a garantia?
Serviço mecânico tem garantia? Posso processar o mecânico?
11 comentários para: “O que é recall e quando tenho que levar meu carro ?”
Sabrina
O recal deveria ser mais divulgado eu fique sabedo no auto esporte pequena reprotagem
Equipe Carro de Garagem
Oi Sabrina,
Com certeza.
As empresas divulgam apenas o mínimo necessário, isso porque a lei obriga.
Eles na verdade não tem tanto interesse assim de que você faça o recall.
Em um país sério, os donos dos veículos seriam avisados por correspondência sobre os recalls necessários em seus veículos, afinal o DETRAN tem seu endereço e todas as informações do carro que você adquiriu!
Raphael
Sabrina, a partir deste mês, o Detran passa a anunciar na parte de restrições na consulta Online se ele precisa passar por Recall.
“Restrições
Descrição: RECALL”
Rubens Bellonci Junior
Comprei um gol 2011 e ele apresentou problemas no motor, a montadora chamou na epoca para fazer o recall mas o proprietario não foi fazer, eu posso levar agora depois de uns 4 anos, ou o recall tem prazo para ser feito, obrigado.
Equipe Carro de Garagem
Rubens, geralmente é possível, e recall não tem “prazo de validade.” Ligue para uma concessionária e esclareça essa dúvida.
Flavio Gomes
Gostaria de saber si o carro que foi chamado para recall cai o valor dele de comercio? quando puxa o carro no denatran essa informação aparece.
Equipe Carro de Garagem
Não, Flavio, desde que o carro seja levado na concessionária para trocar a parte defeituosa.
Elmo S Neves
Como saber se meu carro precisa fazer um recall? Ou que precisou e eu Não fui notificado?
Equipe Carro de Garagem
Entre em contato com uma concessionária da marca para saber.
Fernando Chaves
Olá.
Preciso tranferir meu carro e consta recall no detran, preciso fazer o recall antes de realizar a transferencia?
Equipe Carro de Garagem
Fernando, o recall deve ser feito antes de realizar a transferência. Como normalmente é um problema relativo a itens de segurança, é uma forma de garantir que o procedimento será realizado.