Os 5 defeitos mais comuns em carros zero km!

Em Comprar carro por André M. Coelho

É muito mais comum do que você imagina tirar seu carro da concessionária e em pouco tempo você ter de retornar porque ele apresentou algum tipo de problema. Montadoras inclusive fazem o recall de veículos que apresentam problemas de série. Por isso, você precisa estar ciente de alguns problemas que são muito comuns em carros zero km e como evitá-los ou descobri-los antes que seja tarde demais. Inclua aqui também o teste do ar condicionado, um problema muito comum em carros novos. Coloque ele na potência máxima o maior tempo possível e veja se não faz barulhos estranhos ou perde sua capacidade de resfriamento/aquecimento.

Leia também

Quando for buscar seu veículo, você tem que fazer uma vistoria de todos os itens elétricos do carro: piscas, faróis, limpadores de pára brisas, ar condicionado, som, ignição, vidros, alarme, luzes, desembaçadores e tudo mais que envolva o sistema elétrico do veículo. Dê uma volta no quarteirão utilizando boa parte deles ao mesmo tempo para ver se a bateria também está em perfeito estado de utilização.

O segundo problema que deve ser procurado é através de ruídos estranhos que você pode estar ouvindo no motor ou qualquer outro sistema do veículo. Ande com o vendedor no carro, peça para ele explicar o ruído e peça a troca, caso achar necessário. Qualquer barulho que não provém naturalmente do motor deve ser visto como um problema futuro e que você terá de arcar.

Problemas que podem resultar em dores de cabeça

Gaste um tempinho a mais verificando seu carro novo para não ter que investir seu tempo e dinheiro em uma oficina mecânica depois. (Foto: autoentusiastas.blogspot.com)

Os pneus devem ser conferidos antes de sair da concessionária, checando se são mesmo novos, com os “cabelinhos” de borracha ainda presentes. Verifique se estão bem calibrados também, antes que possa ocorrer um acidente por um pneu furado ou mau calibrado. Ainda com os pneus, confira se os itens para troca dos mesmos, o macaco e chave de roda, estão no porta-malas.

Ao pegar um reta, acelere bastante e teste o alinhamento das rodas, soltando a direção e vendo se o carro está realmente alinhado. Os veículos devem sair de fábrica em perfeito estado de alinhamento e com as rodas funcionando perfeitamente.

Finalmente, é muito comum carros novos terem problemas de acabamento. Eles podem estar presentes em problemas de pintura, um estofamento descosturado ou até uma peça que foi mal encaixada durante a montagem do veículo. Antes de ligar o motor de seu carro, faça uma vistoria externa de todos os elementos do carro, desde os vidros até cada centímetro da pintura. Depois, faça a mesma verificação interna no veículo, afim de encontrar qualquer pequeno defeito que se encontrado depois, pode te deixar muito frustrado com sua compra.

São problemas comuns e preveníveis, bastando apenas um pouco mais de cuidado de sua parte e carinho para com o momento da retirada do veículo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

2 comentários para: “Os 5 defeitos mais comuns em carros zero km!”

  • Wislon Bitencourt

    Comprei FOX/zero km na VWagem veio com pneus CONTINENTAL. Não tem os “cabelinhos” nos pneus olhando p/os penus ninguém diz que são novos, retirei o carro assim mesmo. Grato.

    Responder
  • Albino

    Na compra de um 0K, após uns 200 Km rodados, começou aparecer ruído na porta direita, com o carro parado fui aplicando pequenos golpes de onde era provável o ruído, e descobri que era do espelho retrovisor, abrindo bem a porta observei um parafuso meio solto que fixa o conjunto do espelho, apertando, o ruído desapareceu.

    Responder

Deixe um comentário