O que é catalisador ?

Em Automóveis e veículos por Alex Benfica

O catalisador é um componente que tem o objetivo de reduzir a quantidade de poluentes emitidos no ambiente pela descarga dos gases do motor. Monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos não queimados são os principais componentes nocivos dos gases do escapamento.

Catalisador: o que é?

O conversor catalítico ou catalisador é uma espécie de “laboratório” no qual uma porcentagem muito alta destes componentes transforma-se em substâncias inócuas. A transformação é auxiliada pela presença de minúsculas partículas de metais nobres presentes no corpo de cerâmica, fechado pelo recipiente metálico de aço inoxidável.

Leia também

Funcionamento do catalisador de um veículo

Todo o esquema de funcionamento de um catalisador, incluindo o elemento filtrante e o fluxo de gases no sistema de escapamento. (Foto: Umicore)

Catalisador: preço e necessidade

Como é um componente muito caro, muitos proprietários de veículos optam por retirá-lo do veículo quando estraga, ou substituí-lo por um componente oco. Porém, a retirada do conversor catalítico além de não contribuir para aumentar o desempenho do veículo, ocasiona poluição desnecessária e constitui um claro desrespeito à legislação ambiental para veículos automotores. Só para você ter uma ideia, o preço do catalisador da figura abaixo gira em torno de 530 reais. Mas é um “mal necessário”.

Preço de catalisador automotivo

Catalisador para Corsa, Celta, Montana, Meriva, que pode custar mais de R$500. (Foto: arquivo pessoal)

Catalisador: funcionamento

Veja o vídeo abaixo, que mostra de forma bem simplificada como funciona um catalisador. Apesar de simples é bem instrutivo. O que é bem complicado no catalisador é o processo químico envolvido no funcionamento do mesmo. Em geral o catalisador automotivo se localiza bem próximo do tubo de saída do motor para aproveitar a temperatura da combustão, que auxiliar no funcionamento do mesmo.

Como muitas peças para carros no Brasil, o catalisador é caro, mas não investir no catalisador é uma grande falta de inteligência: seu carro perde valor, você polui mais o ambiente, corre mais riscos em danificar outros sistemas do veículo, e a economia que você faz na peça, acaba saindo bem cara.

Cuide bem do seu veículo, pois depois ele ficará muito mais fácil de vender depois.

Deixe nos comentários suas dúvidas sobre o catalisador e seu funcionamento!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.

Deixe um comentário