Junta universal: tipos e modelos
Uma articulação ou junta universal é uma articulação ou acoplamento que conecta um eixo rígido cujos eixos são inclinados um para o outro.
É comumente usado em eixos que transmitem movimento rotativo. Consiste em um par de dobradiças conectadas por um eixo cruzado, orientado a 90 ° próximo um do outro.
Junta universal: o que é?
É uma junta ou acoplamento que conecta bielas rígidas cujos eixos são dobrados entre si e são comumente usados em eixos que transmitem movimento rotativo.
Consiste em um par de dobradiças colocadas juntas, conectadas por um eixo cruzado, orientadas a 90 ° uma à outra.
Leia também
Se olharmos para a história da junta universal, Robert Hooke é comumente conhecido como o inventor da ‘Jook’s Joint’ ou ‘junta universal’.
Existem vários nomes usados para as juntas universais, como acoplamento universal, junta em U, articulação de card]a, articulação Spicer ou Hardy Spicer.
As juntas universais são usadas principalmente para criar conexões flexíveis entre dois eixos rígidos em ângulo.
Permite a transmissão de potência constantemente variável. É usada para conectar o eixo do motor com o eixo da caixa de marchas para transmitir o movimento rotativo.
A transmissão de potência em condições variadas é impossível sem usar um dispositivo flexível ou junta universal.
Este dispositivo flexível também é usado em veículos com eixos de acoplamento entre a embreagem e a caixa de engrenagens, entre a caixa de marchas e a caixa de câmbio auxiliar e também em eixos de acionamento do eixo dianteiro acionado.
Junta Universal: como funciona?
No caso de um automóvel, a caixa de câmbio é montada rigidamente. Devido à ação das molas da estrada, a posição do eixo traseiro é constantemente variada e o subsídio é fornecido se a caixa de marchas for montada no eixo traseiro por um eixo de hélice.
Uma junta universal consiste em dois garfos. Esses garfos são presos a cada extremidade do eixo. Os dois garfos são unidos por uma peça transversal central ou conectada.
A peça transversal de conexão girará os rolamentos do garfo com a mudança de angularidade entre os eixos. Eles não transmitem movimento uniformemente se os eixos estiverem operando em ângulo.
Portanto, o eixo acionado aumenta ao máximo e, em seguida, diminui no mínimo. A ascensão e queda do eixo acionadas ocorre duas vezes quando o pino pivô gira através de diferentes planos em cada revolução.
Qual é a função da junta universal?
As juntas universais são usadas para conectar dois eixos inclinados entre si em ângulo e também para transmitir o movimento rotativo do motor para as rodas da estrada durante as variações na posição do eixo traseiro em relação à caixa de câmbio e chassi.
Portanto, as juntas universais são usadas na extremidade frontal e traseira do eixo, que transmitem a potência às rodas, mesmo que as alturas da transmissão e do eixo traseiro sejam diferentes.
Além disso, sempre que o eixo se move para cima e para baixo devido às irregularidades da estrada, o ângulo de acionamento muda continuamente e a junta universal permite a transmissão de potência e movimento rotativo em um ângulo variado.
Quais materiais usados para articulações universais?
As juntas universais podem ser feitas a partir de quase qualquer material, dependendo da aplicação. Os materiais comuns utilizados incluem aço inoxidável, aço, latão naval e outras ligas semelhantes para lidar com maior torque e temperatura.
Plásticos e termoplásticos também são usados para criar articulações universais, pois possuem maior resistência à ferrugem e corrosão, bem como isolamento elétrico e magnético em aplicações onde isso é necessário.
As juntas universais variam de acordo com a composição do material, o tipo de cubo e as aplicações para as quais são projetadas, é uma articulação mecânica positiva usada para conectar eixos.
A junta universal é mais comumente encontrada no eixo dos carros de tração traseira.
As aplicações específicas de juntas universais incluem aeronaves, eletrodomésticos, sistemas de controle, eletrônicos, instrumentação, máquinas têxteis, equipamentos médicos e ópticos, rádios, armas, máquinas de costura e unidades de ferramentas.
O que é uma articulação deslizante?
Uma junta deslizante ou articulação deslizante é usada entre o eixo e a junta universal que conecta o eixo do veículo para compensar essa mudança de comprimento e ajuda a transmitir a energia do motor ao eixo traseiro ao mesmo tempo. Nos carros com uma unidade de tubo de torque, uma junta de deslizamento não é necessária.
O eixo é inclinado para baixo do eixo principal da transmissão para o eixo traseiro, conforme declarado anteriormente.
O eixo também será reduzido e alongado novamente quando o eixo subir à medida que as molas traseiras são compactadas e no momento em que o eixo retorna à sua posição original.
A articulação consiste em uma extremidade elevada masculina do eixo principal que desliza para as ranhuras correspondentes com o membro feminino da articulação.
A parte feminina é parte integrante do cubo da jnta. As linhas permitem que a junta deslizante transmita energia para compensar qualquer alteração de comprimento no eixo da hélice ao deslizar.
Qual é a função da junta de deslizamento?
Se a roda traseira vier na frente do solavanco, a mola se compressa ou se expande como o diferencial com o alojamento do eixo traseiro e a roda se move para cima e para baixo.
Isso não apenas altera o ângulo, mas também varia o comprimento do eixo do eixo.
A junta deslizante permite, portanto, um comprimento efetivo do eixo da hélice, dependendo das condições da estrada.
Se não houver junta de deslizamento, o eixo irá prender ou quebrar.
Vantagens e desvantagens da junta universal
Vantagens:
O acoplamento universal é mais flexível que a junta deslizante.
Facilita a transmissão de torque entre os eixos com desalinhamento angular.
É barato e econômico.
É simples ser montado e desmontado.
A eficiência da transmissão de torque é alta.
A junta permite deslocamentos angulares.
Desvantagens:
O desgaste pode ocorrer se a junta não for adequadamente lubrificada.
A manutenção é frequentemente necessária para evitar o desgaste.
A junta universal produz movimento flutuante
Não suporta desalinhamento axial.
Quais são os tipos de junta universal?
Diferentes tipos de juntas tem também diferentes tipos de aplicações
1. Juntas de velocidade variáveis
Nesse caso, os eixos acionados e acionados não giram na mesma velocidade, embora cada parte de uma revolução esteja na mesma RPM.
Os eixos acionados e de condução devem ser colocados em uma linha reta para girar na mesma velocidade em cada parte de uma revolução.
Mas, na prática real, não será viável em nenhum automóvel. O eixo de acionamento é sempre inclinado.
Se houver um ângulo entre os eixos acionados e acionados, o eixo acionado será menor que o eixo de condução por meia revolução e mais rápido que o eixo de condução pela outra meia revolução.
Portanto, a velocidade média do eixo acionada é igual ao eixo de acionamento. A variação de velocidade no eixo acionada aumenta com o aumento do ângulo flexível da articulação universal.
Se dois pares universais de velocidade variável forem usados em duas linhas de acionamento, o garfo no eixo conectado aos pares universais não deve ser planos indiferentes. Ele fornece o equilíbrio para as variações de velocidade.
As juntas de velocidade variáveis estão seguindo estes tipos:
a. Tipo de cruz ou aranha
Nas articulações universais, os dois garfos em que um é conectado ao eixo de condução e o outro é conectado ao eixo acionado em ângulos retos entre si por uma cruz ou aranha.
Os rolamentos do tipo agulha são montados entre os garfos e as extremidades cruzadas. Esses tipos de juntas são geralmente usados em eixos de condução.
b. Tipo de anel
Esse tipo de junta usa um anel flexível. O eixo tem duas ou três aranhas armadas. Os braços são aparafusados a faces opostas do anel flexível.
Os braços de uma aranha são colocados no meio dos braços do outro. O anel flexível é feito de um ou mais anéis de borracha para fornecer força suficiente.
Vários discos finos de aço são usados em vez dos anéis de tecido. Essa articulação fornece uma quantidade suficiente de movimento axial do eixo.
Suaviza as flutuações de torque e não requer lubrificação. A principal desvantagem é que o anel não resiste por um período mais longo.
c. Tipo de bola e munhão
Uma combinação de juntas universais e deslizantes em uma montagem é usada neste tipo.
Um pino ou eixo cruzado é conectado transversalmente na maneira ‘T’ no final de um eixo da articulação universal. Uma bola é montada nos rolamentos da agulha em cada extremidade do eixo cruzado.
A montagem completa desliza livremente nas ranhuras usinadas no corpo externo da articulação. A mola pesada resiste ao movimento longitudinal excessivo do eixo.
A potência é transmitida através do munhão, bolas e eixo cruzado. O momento de flexão ocorre rolando a bola em uma direção.
Também está na outra direção movendo bolas longitudinalmente em ranhuras do munhão. A extremidade aberta do eixo é coberta pelas tampas de couro ou de borracha.
2. Juntas de velocidade constantes
Nesse tipo de junta, o eixo acionado é girado na mesma velocidade que o eixo de condução gira em cada parte da revolução em qualquer grau de flexão.
Essas juntas são usadas principalmente nos eixos de tração dianteira para transmitir energia sobre grandes ângulos. Os carros Cadillac usam juntas de velocidade constante do tipo bola e soquete em seus eixos.
As juntas de velocidade constantes estão seguindo estes tipos:
a. Rzeppa
Consiste em pistas de esferas internas e externas nas quais as ranhuras são cortadas paralelas ao eixo. As bolas de aço são colocadas em ranhuras nas pistas esféricas.
A transmissão de torque é feita de uma corrida para outra. O padrão circular das bolas faz com que os eixos girem na mesma velocidade.
b. Bendix Weiss
O princípio de dirigir através de bolas colocadas em círculo em torno de uma esfera é usado nesse tipo de junta.
Quatro números de bolas de condução são colocados em corridas usinadas em garfos fechados. Uma quinta bola ou bola central é realizada entre dois garfos como uma corrida interna.
As bolas de condução estão dispostas em círculo da mesma maneira que a articulação Rzeppa. A ação de alinhamento das bolas dá uma junta de velocidade constante.
c. Tracta
Esta articulação difere das duas juntas acima. Quatro garfos são usados nesta articulação, na qual dois garfos são presos em eixos e os outros dois estão flutuando no centro da articulação.
As partes de acasalamento dos garfadas são transformadas em segmentos de um círculo. Tanto os segmentos circulares quanto a ação flutuante dos dois garfos fornecem uma junta de velocidade constante.
Conhece mais sobre juntas universais? Compartilhe nos comentários o que conhece!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como funciona uma suspensão multilink?
Pneus novos: atrás ou na frente?
Qual a diferença entre caminhão truck e trucado?
Capacidade de carga de caminhões! Tabela de tamanhos e pesos!