Filtro de cabine ou filtro do ar condicionado, qual a importância?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Mecânicos dizem que substituir o filtro de ar da cabine suja do seu carro pode melhorar a qualidade do ar em seu carro. Quando se trata de manter-se com a manutenção geral do veículo, substituir o filtro de ar da cabine provavelmente não está no topo da sua lista. Mas deveria estar, pois substituir o filtro de ar da cabine pode ajudar na economia de combustível e na melhora da qualidade do ar condicionado. A demora na troca pode resultar também em mau cheiro no sistema de ar condicionado, contaminando todo o carro com o cheiro ruim.

Filtro de ar condicionado automotivo e a confusão dos motoristas

Filtros de ar da cabine muitas vezes vivem nas sombras de seus primos mais populares, que são o filtro de ar do motor e o filtro de óleo. Alguns motoristas nem sequer sabem que eles existem. Mas técnicos especialistas dizem que o filtro da cabine desempenha um papel importante na filtragem de poluentes que entram na cabine do veículo.

Leia também

O filtro de ar da cabine é um pouco difícil de acessar, e por isso, as pessoas dão menos importância a ele. Se você dizer a alguém que eles precisam trocaro filtro de ar da cabine, eles pensam que você está falando sobre o filtro de ar do motor.

Manutenção do filtro de cabine

O filtro de ar da cabine é um componente importante no sistema de ar condicionado, e deve receber a manutenção apropriada para manter o carro em seu melhor desempenho. (Foto: Cars.com)

O que é um filtro de ar da cabine?

O objetivo principal dos filtros de ar de cabine, localizados na maioria dos veículos, é manter o ar dentro da cabine do seu veículo limpo. Está tipicamente localizado atrás do porta-luvas ou sob o capô ou painel na maioria dos veículos modernos. Seu trabalho é para filtrar todo o ar que vem através do sistema de ar conficionado do carro para evitar a entrada de poluentes, como poeira, pólen, smog e esporos de mofo. Os filtros também podem capturar excrementos de roedores, folhas e outros detritos indesejados. Eles ajudam com problemas de alergia. Além de melhorar a qualidade do ar, substituir o filtro de ar da cabine pode impedir um reparo mais caro no sistema mais tarde. Quando o filtro de ar está sujo, o ar condicionado vai trabalhar mais e o motor pode queimar, além de resultar em um maior gasto de combustível.

https://youtu.be/1A6Hdo3wJPc

Quando substituir o filtro de cabine?

Geralmente, você deverá substituir o filtro de ar da cabine a cada 20.000 km a 40.000 km, ou uma vez por ano. Alguns mecânicos recomendam a substituição a cada 45.000 km, mas é melhor verificar o manual do proprietário antes. O prazo para a troca também deve ser reduzido se você vive em áreas muito sujas ou poluídas.

Como substituir o filtro de cabine?

Trocar um filtro de ar de cabine é fácil de fazer, mas pode ser um pouco difícil fazer a remoção.Você tem que remover o porta luvas para acessá-lo, geralmente. Alguns são mais difíceis de acessar. Há travas e pinos que precisam ser retirados, e se você não sabe o que está fazendo, você pode quebrá-los quando você puxá-los para fora. Mas em geral, é uma parte acessível. A maioria das pessoas pode usar e trocar com facilidade.

Filtro de cabine: preço

A maioria dos filtros de ar da cabine custam até 5% do salário mínimo. Com a mão de obra, são mais 5% do salário mínimo, geralmente, totalizando um máximo de 10% do salário mínimo na troca do filtro. Carros de luxo e maiores são mais caros, dependendo da marca e do modelo. Para alguns veículos, você só consegue obter os filtros diretamente da concessionária.

Ficou alguma dúvida sobre o filtro de cabine? O que está esperando para fazer a manutenção do seu?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário