Como polir o carro corretamente?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Manter o acabamento do seu carro como se fosse novo não requer gastar muito dinheiro. Polir um veículo como um profissional detalhador vai preencher e dissipar as imperfeições do seu veículo. Para evitar danos permanentes à tinta, limite esse método de polir uma vez por ano e encere seu carro a cada dois meses. Siga estas etapas, e seu veículo sempre terá uma ótima aparência.

Você vai precisar de uma politriz, composto de polimento, composto de enceramento e discos da politriz.

Como polir carro passo a passo: a lavagem

Comece lavando seu carro manualmente em uma área sombreada. Enxague o veículo cuidadosamente, mas não seque.

Leia também

Você deve lembrar o polimento com uma politriz é um processo bagunçado, portanto aproveite essa etapa para cobrir itens (como outros carros, animais de estimação e paredes próximas) que você não deseja ter que limpar depois. Use almofadas e compostos de discos mais suaves em carros de cor escura, pois são especialmente sensíveis às marcas da politriz. Compostos e discos mais agressivos podem ser usados em veículos de tons mais claros.

Começando o polimento de carro em casa

Coloque um disco limpo e ligeiramente úmido na politriz e coloque uma quantidade moderada de composto em um painel de corpo do veículo. Espalhe o composto com a politriz usando uma velocidade média. A chave é manter o disco paralelo à superfície do carro para evitar marcas. Aplique pressão constante e trabalhe para frente e para trás em toda a superfície do painel. À medida que o revestimento transparente se aquece e a tinta fica quente ao toque, os arranhões começarão a desaparecer. Quando o composto e a água são deixados de lado e absorvidos pela espuma do disco, o acabamento iluminado ficará visível. Pare. Mova para o próximo painel e repita.

Mantenha a área úmida e use apenas o composto suficiente para cada painel sem exageros.

Polimento veicular

Com o polimento adequado, o veículo terá a pintura protegida e ficará muito mais bonito. (Foto: Halfords)

Não se esqueça de fazer a limpeza do disco e do carro

Conforme necessário, pare e enxágue o disco de espuma com uma mangueira ou uma lavadora de pressão para evitar que ela se torne saturada ou engomada com o composto. A borda externa da almofada se move mais rápido, gerando mais fricção do que o centro, e geralmente traz menos polimento o que é uma receita para um acabamento queimado. Portanto, seja especialmente cuidadoso em torno de áreas de cortes intrincados, como bicos de lavagem do pára-brisas, espelhos, emblemas e contornos de pára-choques complexos que podem ser polidos usando apenas a borda externa da almofada.

Não se esqueça de lavar e enxaguar o carro novamente à mão quando terminar, incluindo a porta, o porta-malas e os batentes do capô. Seque completamente o veículo depois.

Faça o enceramento do carro

A aplicação de uma camada de cera na tinta ajudará a mascarar as marcas do disco e vai cobrir as imperfeições da superfície restante. Monte um disco de espuma macia em uma politriz e aplique uma mistura aproximada de 60:40 de cera em pasta e um polimento de acabamento fino. Use a politriz a uma velocidade média para espalhar a cera no veículo em um movimento de ida e volta e com uma pressão leve, mas constante. Deixe apenas o suficiente para ficar visível quando seca.

Enquanto a cera estiver secando, limpe as outras áreas do carro (janelas, interior, etc.) e depois remova a cera com uma toalha de microfibra ou toalhas de banho. Aplique a pintura de retoque para lascas e qualquer arranhão persistente, conforme necessário. Mova o carro para a luz solar para uma inspeção final.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário