Como instalar rádio automotivo?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Neste artigo, você será guiado pelo processo de instalação de um novo rádio automotivo. Vamos ensinar como remover o aparelho de som de fábrica (caso tenha), como conectar o novo receptor e o que você precisa saber para conectá-lo corretamente, e como instalar o novo aparelho de som do carro Por favor, leia estas orientações antes de iniciar a instalação para que você saiba o que esperar.

Instalar rádio automotivo passo a passo: comece pelas ferramentas

Você precisará de algumas ferramentas para fazer o trabalho, mas nada sério. Um par de chaves de fenda e uma chave ou soquete para o cabo da bateria são mais comuns. Você também precisará de alguns cortadores de fios, fita isolante e uma maneira de fazer conexões de fiação (falaremos mais sobre isso). Uma das ferramentas mais importantes que você precisará é uma ferramenta de remoção de painel para ajudá-lo a remover com segurança os painéis de instrumentos sem riscar as superfícies ou quebrar qualquer coisa.

Leia também

Como instalar um rádio automotivo: removendo o som existente

Ao instalar um novo aparelho de som em seu carro, seu primeiro passo será remover o aparelho de som antigo. Seria fácil passar pelas etapas de remoção e esquecê-las. Mas não se apresse! Você deve se lembrar da sequência dessas etapas, pois estará revertendo este processo para instalar um novo rádio.

Para obter informações detalhadas sobre como remover o estéreo de fábrica específico do seu veículo, consulte as instruções do manual de serviços que o orientam passo a passo no processo. Caso contrário, você pode usar as diretrizes gerais abaixo. Essas instruções geralmente acompanham a compra de um rádio automotivo ou você pode encontrar manuais online.

Antes de começar, comece ajustando o freio de mão e a marcha para a posição Neutra ou Parking (P) e removendo o cabo negativo da bateria do carro para evitar um curto-circuito acidental.

Seu som de fábrica geralmente será montado de uma das seguintes maneiras:

Removendo um rádio montado em molas

Se o estéreo estiver preso por clipes de mola, você precisará de um par de ferramentas DIN. Insira as ferramentas DIN nos orifícios de cada lado da unidade até ouvir um clique. As ferramentas servem para soltar os grampos de mola e também enganchar nas laterais do estéreo para que você possa retirá-lo facilmente. Abra as ferramentas um pouco e puxe o estéreo para fora do painel.

Removendo um aparelho de som aparafusado

Às vezes, o acesso ao aparelho de som requer a remoção de um ou mais painéis de acabamento do painel. Você pode ter que (cuidadosamente) erguer a guarnição de plástico do coletor (que geralmente é preso por clipes de pressão ocultos), ou localizar e remover parafusos para desmontar outras peças do painel. Depois de obter acesso ao estéreo de fábrica, você poderá ver os parafusos que prendem o rádio ao painel. Remova os parafusos e puxe o aparelho de som do painel.

Removendo um aparelho de som conectado a um sistema de trilhos

Alguns fabricantes de veículos montam o rádio da fábrica em um trilho guia dentro do painel. Depois que os clipes ou parafusos de mola forem removidos, você poderá deslizar o rádio para fora do trilho. Como esse trilho pode, às vezes, interferir no chassi de um novo rádio, ele pode ter que ser removido também. Algo para ter em mente: quando isso é feito, muitas vezes você não pode reinstalar o rádio de fábrica.

Aparelhos de som para carros mais antigos

Os carros construídos antes do início dos anos 80 geralmente vinham com um estéreo “estilo de eixo”, que fixava o painel por meio de porcas e arruelas nos botões direito e esquerdo. Um estéreo do tipo eixo deve ser instalado atrás do painel. Colocá-lo na posição é a parte complicada, uma vez que a fiação, os controles do aquecedor e o duto de seu veículo podem estar no caminho. Aqui pode ser melhor obter um som e equipamentos apropriados para seu modelo de veículo.

Instalar rádio

Instalar o som em um carro é algo que você pode fazer se tiver um pouco de tempo para dedicar para a tarefa. (Foto: Halfords)

Instalar som automotivo desconectando o aparelho de som de fábrica

Se o seu veículo tem (ou já teve) um estéreo de fábrica, ou se foi pré-cabeado com um pacote “estéreo”, deve haver pelo menos um chicote plástico atrás da abertura estéreo. Este plug conecta o aparelho de som ao sistema elétrico do seu veículo e aos alto-falantes. Você precisará desconectar o estéreo de fábrica das e desconectar a antena para completar o processo de remoção. Com o rádio antigo fora do caminho, é hora de se concentrar no novo. Isso envolve a conexão de todos os fios e a instalação do estéreo no painel.

Conectando os fios do aparelho de som do carro

Se houver um chicote elétrico específico para o seu veículo, você poderá usá-lo para conectar seu novo estéreo aos chicotes elétricos de fábrica do seu veículo. Isso garantirá que tudo funcione perfeitamente, assim como o estéreo de fábrica. É melhor fazer isso do que ter que descobrir a função de cada fio.

Esses chicotes geralmente incluem um diagrama de fiação com código de cores para conectar o chicote ao seu novo estéreo. Seu novo estéreo também incluirá um diagrama de fiação de rádio no manual do proprietário. Consulte os dois diagramas para confirmar as cores do fio estéreo do carro que precisam ser conectadas ao chicote do adaptador. O bom é que você pode fazer essas conexões em uma bancada de trabalho, mesa ou mesa de cozinha sem ter que estar dentro do veículo.

Se um chicote não estiver disponível para o seu veículo ou se o plugue estéreo de fábrica foi cortado, você precisará identificar cada um dos fios estéreo do carro e conectá-los aos fios correspondentes do seu novo estéreo. Se você comprou seu novo estéreo da Crutchfield, nossa equipe de suporte técnico poderá lhe fornecer as cores e funções da fiação do seu carro.

Opções para conectar os fios

Você precisará prender fios desencapados juntos e há algumas maneiras de fazer isso:

A solda cria uma conexão profissional permanente que garante a máxima transferência de corrente. É altamente recomendável que você use tubos termo-retráteis e uma pistola de calor para isolar a conexão soldada. A maioria dos puristas prefere esse método porque é a conexão mais segura e condutiva para a fiação.

Os conectores rápidos oferecem uma conexão de conexão rápida e segura para os fios e podem ser reutilizados. Nunca é demais ter um par de conectores rápidos à mão para vários trabalhos também. Esta é a nossa maneira favorita de obter conexões fortes rapidamente.

Crimpagem é rápida e bastante simples. Se você prender os fios juntos, certifique-se de usar o conector de crimpagem de tamanho correto – os fios estéreo típicos são de calibre 18, mas alguns usam cabos de energia e aterramento mais pesados. Existem vários tipos de conectores de crimpagem.

OBSERVAÇÃO: Evite apenas conectar os fios juntos com fita isolante pois eventualmente, a fita secará e cairá, expondo os fios e tornando-a apenas uma questão de tempo antes que algo ruim aconteça.

Fios de energia na instalação do som

Normalmente, é melhor fazer todas as conexões de fiação do novo estéreo através do chicote de fiação, mas se você tiver que fazer uma conexão de energia direta, você precisará saber a diferença entre a energia “comutada” e “constante”:

Uma fonte de energia comutada está ligada somente quando a ignição é chaveada. Ligue o cabo de alimentação principal (comutado) do seu novo estéreo – normalmente um fio vermelho – a uma fonte de alimentação comutada, para que a aparelhagem desligue quando desligar o carro e não descarregue a bateria do veículo.

Uma fonte de energia constante está sempre ligada. Conecte o fio de memória do seu novo estéreo – geralmente um fio amarelo – a uma fonte de energia constante, para que você não perca as predefinições da estação de rádio, as predefinições de controle de tom e as configurações do relógio toda vez que desligar o veículo.

Apesar de raros, alguns aparelhos de som de alta potência exigem que você faça uma conexão direta de energia constante no terminal positivo da bateria do seu veículo. Isso requer um fio de energia mais pesado, um fusível em linha (geralmente incluído) e um terminal para conectar o fio de energia ao grampo da bateria. Você terá que direcionar o fio de energia para o local da bateria, que é muitas vezes através do painel frontal do veículo e no compartimento do motor afim de fazer a conexão com a bateria.

Fios de alto-falante na instalação do som

Os aparelhos de som automotivos possuem oito fios para o tradicional sistema de quatro alto-falantes, sendo um fio positivo e um negativo para os alto-falantes frontais esquerdo, frontal direito, traseiro esquerdo e traseiro direito. Dependendo da configuração da fiação em seu veículo e do adaptador de chicote elétrico que oferecemos, alguns deles não podem ser usados. Se seu carro não tem caixas de som, será necessário instalá-las e passar a fiação pelas portas e laterais. Geralmente os veículos já saem de fábrica com a fiação e os encaixes prontos.

Fio terra na instalação do som

Uma boa conexão de aterramento é vital para o desempenho estéreo adequado e para eliminar ruídos indesejáveis. Se você não estiver usando um chicote de fiação personalizado, procure por um parafuso ou parafuso sem pintura que entre em contato com o metal nu do chassi do seu veículo. Solte o parafuso, deslize o fio terra por baixo (isso é quase sempre um fio preto), em seguida, aperte o parafuso. Se o seu fio de aterramento não estiver em contato com o metal, o seu aparelho de som não funcionará. Uma conexão de terra frouxa ou fraca pode resultar em ruído de sinal interferindo na sua música.

E para rádio que tenha vídeo?

Se o seu novo estéreo tiver um monitor de vídeo integrado, você também precisará conectar um fio ao fio do freio de emergência/estacionamento. Este fio atua como um interruptor para ligar o monitor de vídeo quando o freio de estacionamento está engatado.

Este fio pode estar em diferentes locais em diferentes veículos, dependendo da configuração do freio. Muitas vezes, ele é encontrado na base do punho do freio de estacionamento em muitos carros. Você geralmente terá que remover o console central para chegar até ele. Isso não é muito difícil, tome seu tempo.

Montando o som no painel

Se o estéreo original foi parafusado no painel, talvez seja necessário remover os suportes de montagem das laterais e conectá-los aos lados do novo estéreo. Mais provavelmente, você precisará de um kit de montagem para instalar o estéreo.

Se for necessário um kit de montagem, siga as instruções incluídas no kit. Às vezes, você instala o kit no painel e, em seguida, desliza a luva de montagem de metal do novo estéreo (se incluída) no kit. Prenda a luva de metal usando uma chave de fenda para dobrar as abas de metal da luva no lugar. Em outros casos, você conecta primeiro o kit de montagem ao novo estéreo e, em seguida, segura ambos no painel com parafusos.

Se o seu veículo tiver uma versão atualizada do sistema de som de fábrica ou um painel de controle estéreo / clima integrado, você provavelmente precisará de um adaptador de fiação especial para instalar um novo estéreo. Um adaptador permite que você use um novo estéreo com o sistema de alto-falantes existente. E você terá um grande desconto quando comprar seu novo aparelho de som.

Quando a abertura do painel estiver pronta para o novo estéreo, segure o estéreo perto da abertura. Conecte o adaptador de fiação estéreo ao chicote de fios do veículo e conecte o cabo da antena. Dependendo do aparelho de som escolhido, você também precisará conectar vários itens à parte traseira do estéreo, como o Bluetooth®, um cabo USB, a interface de controle do volante ou um cabo de entrada auxiliar.

Verifique seu trabalho

Deslize o estéreo para a abertura do painel, mas não o aperte ainda. Primeiro, teste o estéreo para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. É mais fácil consertar um problema enquanto tudo ainda está exposto.

Nota: Você terá que recolocar o cabo da bateria para testar o estéreo, portanto, se você desconectar qualquer plugue de advertência do airbag, certifique-se de reconectá-los antes de reconectar a bateria.

Ligue a energia e experimente cada fonte (AM, FM, CD, USB, etc.). Em seguida, ajuste as configurações de som para verificar se cada alto-falante está funcionando. Quando tiver certeza de que o estéreo está conectado e funcionando corretamente, termine de prendê-lo no painel e reinstale as peças do painel de acabamento de painel que você removeu.

E quanto às modificações?

Em alguns veículos, talvez seja necessário fazer modificações na abertura do painel ou na área interna (o que chamamos de “subestrutura do painel”) para instalar um novo estéreo. Se este for o caso do seu veículo, pesquise antes de comprar para se preparar para os ajustes. E não hesite de buscar profissionais para te auxiliarem nesse projeto.

Pronto para experimentar você mesmo?

Até agora você deve ter alguma ideia do que está envolvido na substituição do seu aparelho de som por um novo rádio automotivo melhor. E se você tiver dúvidas, estamos prontos para te ajudar. Você pode entrar em contato conosco pelos comentários abaixo, e iremos ajudá-los a responder perguntas e sanar suas dúvidas sobre o assunto.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário