Chery S18 – Desconfiança e polêmica

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

O Chery S18 invadiu a praça provocando barulho. Não só pelo fato de ser a entrada tão aguardada da China no mundo dos automóveis, mas também e principalmente pela desconfiança gerada e a polêmica provocada logo nas primeiras semanas de venda do automóvel. Isso porque nos últimos dias a comercialização do Chery S18 foi suspensa devido a um problema no pedal do freio, que continha o risco de entortar.

Leia também

O mais curioso ainda da história, é que algumas concessionárias insistiram na comercialização do carro mesmo sob os holofotes e denúncias espalhadas através da imprensa especializada. Seja como for, o Chery S18 ainda é um automóvel que a exemplo de toda a China e sua inclusão cada vez mais forte no mercado de bens de valor agregado, desperta muita movimentação, curiosidade e inquietude, tanto por parte de especialistas quanto dos famosos e alarmados curiosos de plantão.

Problema no freio

Chery S18

A respeito do automóvel propriamente dito, é necessário salientar que o Chery S18 é definido como um subcompacto, que mede 3,6 metros de comprimento, inferior ao já pequenino Ford Ka, e possui capacidade para somente quatro passageiros por vez. Ou seja, a China com seus milhões de habitantes continua investindo em veículos motorizados de pequeno porte, haja vista que em seu país a maioria avassaladora ainda se locomove através das ancestrais e eternas bicicletas, antecedentes de quase tudo o que é automóvel.

Fora isso, o motor do Chery S18 corresponde a 1.3 16v Flex, e é também conhecido por ser o primeiro biocombustível da montadora lançado no país, possuidor de gerenciamento eletrônico à base de injeção eletrônica desenvolvida especialmente pela Delphi. Para se adaptar ao funcionamento via combustível vegetal, o Chery S18 redundou numa potência variável entre 89 cavalos para gasolina e 90 cavalos com etanol. O torque, gira na faixa de 13 kgfm.

Os equipamento de série do Chery S18 contam ainda com direção hidráulica, ar-condicionado, air-bag duplo, freios dispostos em sistema ABS, trio elétrico e toca-discos que aceita tanto o formato tradicional do CD quanto o MP3. O preço estimado do Chery S18 está em torno de R$28.000. É a China se esgueirando cada vez com mais força no mercado mundial de automóveis, e apesar dos problemas inicias, ainda deve dar muito o que falar. É esperar para ver!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário