Compensa comprar um carro chinês?
Os carros chineses chegaram com tudo ao mercado brasileiro, oferecendo pacotes enormes de equipamentos, design arrojado e moderno, tudo por um preço considerado razoável e até mesmo mais baixo em comparação com as marcas já consagradas no Brasil. Mas uma pergunta que não quer calar é: vale a pena comprar um carro chinês? Compensa? Quais são as vantagens frente aos outros carros? Quais as desvantagens? O carro chinês possui a mesma qualidade dos carros de marcas europeias e dos produzidos no Brasil? Vamos analisas essas questões!
Leia também
As vantagens dos carros chineses frente às outras marcas se dão basicamente pela relação entre seu preço e os itens de série oferecidos. Os carros vêm praticamente completos, com ar-condicionado, trio elétrico, air bags, CD-player MP3 com entrada USB, direção hidráulica, freios ABS, rodas de liga leve, regulagem do volante, dentre muitos outros equipamentos. Esta é uma regra entre os carros chineses vendidos no Brasil, e sua principal estratégia de marketing. Compra-se um carro chinês completo por um preço similar a um carro de outra marca sem equipamento algum. Por exemplo, o Chery QQ é o carro popular mais barato do Brasil, vendido por R$ 22.900,00 e contendo todos os itens listados acima. Em termos de categoria ele pode ser comparado ao Novo Uno, que em sua versão básica custa R$26.490,00, com pouquíssimos itens de série. A relação custo/benefício de um carro chinês é, portanto, inegável.
As desvantagens dos carros chineses frente aos outros carros vendidos no Brasil estão relacionadas principalmente ao pós-venda. Isso quer dizer da disponibilidade de peças, manutenção e mão de obra qualificada para resolver problemas. Se o seu carro necessitar da troca de alguma peça e de revisão especializada, você pode ficar a ver navios, esperar muito por isso e ainda pagar caro. Em contato com uma concessionária da Chery, um amigo disse ter procurado por um farol novo. Disseram que a peça não estava disponível e demoraria em média 10 dias para chegar. Diante disso você acha que vale a pena? Outra desvantagem é a ausência de motores flex. O bicombustível é preferido por muitas pessoas em função de sua economia. É uma tecnologia que também desbanca o carro chinês frente aos outros.
A nossa opinião é, portanto, a seguinte: aguardar mais um pouco pela consolidação das marcas por aqui e até procurar participar das pesquisas a respeito das demandas dos brasileiros em relação aos carros. Com o tempo acreditamos que as marcas chinesas irão disponibilizar um pós-venda completo e adequar sua tecnologia às nossas demandas.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Carro zero pelado ou usado completo?
Troca de carro: quando fazer?
Conserto do carro? Quanto custa?
Hyundai – Diferença dos carros no Brasil e na Coréia
5 comentários para: “Compensa comprar um carro chinês?”
Felipe
A foto é um Effa M-100, não um Cherry QQ
Equipe Carro de Garagem
Felipe!
Muito obrigado por informar o erro.
Corrigimos a legenda!
Leitores como você fazer o site cada vez melhor.
Anderson
Não sei de quando é este artigo. Hoje as montadores chinesas estão mais consolidadas no mercado ou ainda é preciso aguardar mais?
A concessionária mais perto de minha cidade está a quase 200km.
Equipe Carro de Garagem
Anderson, deram uma melhorada considerável. Mas vale mesmo pesquisar a opinião do público, em geral, e de mecânicos sobre a confiabilidade dos veículos chineses, bem como preço de peças, problemas mais comuns, etc.
Almir Ferreira
Bom dia, as pessoas ficam com medo de comprar, só porque é Chinês, mas outras marcas, tem grande parte de suas peças e/ou acessórios produzidos na China.