Carros usados de locadoras: compensam?

Em Automóveis e veículos por Alex Benfica

As grandes locadoras de veículos estão sempre renovando a frota. Isto ocorre porque estatisticamente o custo total de manter um carro com até 2 ou 3 anos de uso é menor do que o valor gasto com um carro um pouco mais velho que isto. Estas valores incluem os gastos com manutenção, seguro e dias em que o veículo precisa ficar parado para conserto. Leva também em conta a percepção do usuário do serviço de locação que certamente terá mais garantias, segurança e satisfação se estiver dirigindo um carro mais novo.

Colocando tudo isto na ponta do lápis, as locadoras decidem sempre vender os veículos seminovos e comprar outros a cada ano. Para a locadora sem dúvida é vantajoso, mas e para quem compra estes carros? Compensa mesmo?

Leia também

Em se tratando de mercado a resposta é sempre relativa e no caso de adquirir um bem de consumo, o gosto do cliente também é fator decisivo. Em geral o preço de venda dos seminovos das locadoras não é sempre abaixo do valor de mercado. Os carros são vendidos com alguma garantia extra como se fosse de uma agência de veículos ou concessionária. Isto pode fazer a diferença e transformar esta compra em um bom negócio. Em geral tais veículos passaram por todas as revisões em autorizadas e somente utilizaram peças e lubrificantes originais… em geral! Isto é o que se deve esperar de uma empresa que aluga os carros. Os veículos devem estar com a manutenção em dia e 100% de acordo com o recomendado pelo fabricante. Isto definitivamente é uma vantagem no momento de adquirir um carro destes.

O outro lado da moeda diz respeito ao histórico dos veículos de locadoras. Todos eles foram utilizados por pessoas que não eram os donos originais. Disso se pode esperar o mesmo tratamento que certos funcionários dão a carros de empresa: não tem cuidado algum. Os carros são levados ao extremo em termos de giro do motor, as mudanças de marchas são feitas fora de hora e com mais força e velocidade que o necessário, os freios são mais exigidos, a suspensão também sofre ao passar em lombadas e buracos sem a devida precaução. O mesmo problema ocorre com a lataria, pois é improvável que em 2 ou 3 anos de uso por centenas de motoristas diferentes o carro não tenha sofrido alguma avaria. Isto é um fato incontestável: as pessoas não tem o mesmo cuidado com os carros de locadora como tem com o próprio veículo! O resultado é um só: os carros de locadora envelhecem mais rápido.

Por mais que tais veículos sejam consertados e preparados para serem vendidos como seminovos, eles são teoricamente piores que um carro de mesmo ano vendido por um particular. As locadoras tem à sua disposição oficinas próprias de mecânica e lanternagem e nada impede que alguns veículos sejam mesmo “maquiados” para venda. Claro que isto não ocorre com todas as locadoras que vendem veículos seminovos, mas certamente isto existe neste mercado. Por outro lado podemos imaginar que as locadoras de veículos sempre cuidaram para que a manutenção do carro ficasse sempre em dia, o que nem todo dono particular costuma fazer.

Carro de locadora vendido como usado

Carro que era de locadora à venda como usado. Imagem: Seminovos Localiza

Portanto a dica principal a se levar em consideração ao adquirir um veículo seminovo é: saiba que você corre um risco enorme de estar comprando gato por lebre. Redobre sua atenção com relação ao estado do veículo. Leve o carro a um mecânico experiente e faça uma verificação geral do mesmo. Isto vale para a compra de qualquer carro usado, mas é especialmente mais importante em se tratando de um carro cuja origem é uma locadora de veículos!

E mais uma coisa: se o carro estiver com a mesma faixa de preço do mercado, talvez seja melhor comprar um carro que nunca foi alugado, de uma particular mesmo. Agora, na minha opinião de editor, somente compensa comprar um carro de locadora se ele estiver bem abaixo do preço de tabela!

Espero ter lhe ajudado com estas informações. Gostou do artigo? Por favor deixe um comentário e conte sua experiência ou o que você acha deste assunto!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.

2 comentários para: “Carros usados de locadoras: compensam?”

  • Mirtao

    Gostei muito da dica, estou comprando um semi novo vou fica mais atento.

    Responder
  • Daniel

    Gosto sempre de ler sobre carros. Pensamos que sabemos tudo porém nos enganamos eu achei muito importante um forte abraço.

    Responder

Deixe um comentário