Carro zero pelado ou usado completo?
Na hora de comprar um carro, uma dúvida que passa pela cabeça dos consumidores é bastante comum: carro novo ou usado? Devo comprar um carro novo, sem equipamentos, ou um carro usado equipado? Neste segundo caso a dúvida fica ainda mais intensa, pois as duas opções possuem benefícios visíveis. Neste artigo confundiremos ainda mais a sua cabeça, pois levantaremos as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções de compra. Ficará realmente a critério do comprador a opção escolhida, a depender do dinheiro disponível e do tipo de conforto almejado.
Leia também
Carro zero/novo sem equipamentos: A grande vantagem de comprar um carro zero é a confiabilidade na sua parte mecânica. Disso decorre a ausência de problemas por um prazo maior de tempo, os custos baixos de manutenção e a garantia de fábrica, de um a seis anos. Além disso, um carro zero traz consigo a novidade e a tecnologia mais apurada, dependendo do modelo.
Uma desvantagem é que um carro zero vem com certos itens de série, mas muitos dos equipamentos – como ar-condicionado, airbags, aparelho de som, vidros elétricos, direção hidráulica – são opcionais, aumentando o preço do carro se forem incluídos. O carro zero por si só já é bem mais caro que um carro usado e somando-se os equipamentos desejados, o preço se eleva bastante. Além disso, a compra e uso do carro zero o desvaloriza imediatamente, mesmo que ele tenha somente um dono registrado e tenha rodado apenas 40 km. Pelo menos 10% do valor do carro já será perdido se você desejar vendê-lo. O IPVA de um carro zero-quilômetro também é mais alto.
Carro usado com equipamentos: A vantagem de comprar um carro usado com equipamentos sem dúvida é o preço. Com a desvalorização que a venda do carro-zero acarreta, a compra de um usado é bem interessante. Mesmo que ele esteja todo equipado ele perderá ao menos 10% do seu valor original. Assim você pode comprar um carro usado todo equipado por um preço quase equivalente a um usado sem equipamentos. O preço do IPVA também diminui na medida em que o carro é passado para frente.
A grande desvantagem de comprar um carro usado são os problemas mecânicos mais frequentes e a ausência de garantia de fábrica, sendo necessário pagar um mecânico particular para os consertos e manutenções.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
10 dicas para comprar carros zero!
Quando trocar de carro pode ser vantagem?
100 mil km é muito para um carro usado?
Carro 0km do Modelo Antigo! Compensa economizar assim?
15 comentários para: “Carro zero pelado ou usado completo?”
Rig
Entre um zero e usado completo, entendo um usado com um ou dois anos a manos, ou seja, um carro novo. Nesse caso, é possível achar o carro completo em excelentes condições e com baixa kilometragem. Levando em conta que carro no Brasil é muito carro, a decepção de ter um carro pelado depois de 2 anos é triste. Já comprar um carro usado, completo, novo e pouco rodado é bem melhor. Lembrando, no carro usado você deixa de pagar a supervalorização de um zero, IPVA na retirada e a lacração (documentos). Você economiza pelo menos 10% da desvalorização + 4% do valor do carro (dependendo do mês) + R$ 1500, 00 de documentação.
Meu voto é no usado completo, desde que seja até 2, no máximo 3 anos de uso. ;)
Alex
Olá Glauco,
Excelente comentário!
Realmente um carro usado e pouco rodado tem muitas vantagens mesmo.
Mas ainda há quem prefira comprar um carro zero, seja ele como for. Há vantagens também, mas certamente não são vantagens financeiras.
Tiago
Meu carro e um celta 09/10 basico comrei zero estou querendo trocar, mas estou devendo 20 prestacões ainda. E vantagem quitar ou trocar assim mesmo?
Equipe Carro de Garagem
Oi Tiago.
A resposta para isto depende muito dos seus objetivos ao trocar de carro.
Qual o motivo de fazer esta troca?
Você está em condições financeiras de quitar seu veículo atual?
Você precisa mesmo de um outro carro no momento?
Pelo ano de seu veículo, é bem possível que ele esteja ainda em ótimas condições de uso.
Se quiser me enviar mais informações, eu poderei escrever um artigo completo analisando algum ponto de vista da sua situação e lhe ajudar assim a decidir!
Anderson
Eu estou muito indeciso para comprar um carro.
Tenho o suficiente para comprar um carro zero popular completo.
No entanto, meu carro é para uso familiar com expectativa de rodar entre 5 e 8 mil km/ano e com este uso, acredito que estarei perdendo muito dinheiro no zero pois dificilmente precisarei utilizar a garantia de fábrica (até 3anos).
Tem como me dar algumas dicas?
Equipe Carro de Garagem
Anderson, sempre é mais negócio comprar um carro seminovo, em termos de economia. Ainda mais em época de crise, você vai encontrar ótimos negócios por aí.
Erica
Oi estou em duvidas se compro um Uno 2010 ou um celta 2010 ambos são básicos
Equipe Carro de Garagem
Qualquer um dos dois vai atender às suas necessidades. Compare dirigindo, e veja qual você gosta mais.
Rafaella
Olá tenho algumas dúvidas.
Em tempo de crise vale a pena fazer um financiamento de um carro seminovo?
Pois encontrei um corsa completo de 2007 por 16 mil, não temos o capital em mãos e precisamos de um carro para família com certa “urgência”, seria o primeiro carro.
Equipe Carro de Garagem
Não. É Melhor economizar do que arriscar, tendo em vista esse cenário atual de pura incerteza econômica e política.
Gean
Olá, vocês acham vantagem em comprar um cros Fox 2014 42mil com Ar, vidros e travas eletrc, ABS, airbags, comp bordo, câmbio manual, está lindo o carro 40 mil rodados, bem conservado, ou um Fox 2016 1.0 ar, ABS, airbags porém Zero Km? Sei que q financeiramente o seminovo é + vantagem, mas me perg se realmente é uma boa já que ambos atendem minhas necessidades.
Equipe Carro de Garagem
Seminovo é melhor, porque resulta em maiores economias e menor desvalorização.
Rogério
Olá, tenho dinheiro para comprar um ônix 1.4 LT completo, zero km, porém gostaria de saber se optar por um seminovo seria mais vantagem?
Equipe Carro de Garagem
Rogério, o seminovo é uma vantagem porque ele desvaloriza menos.
Lucas Rodriguez
Há alguns anos atrás, tive o dinheiro para comprar um carro zero à vista e quando entrei na loja em busca do meu tão sonhado Celta do ano (2009) dei de cara com um Vectra CD 1999, com câmbio automático, teto solar elétrico, airbags, bancos em couro, ABS.. E confesso que aquilo mexeu com o meu coração. Optei então pelo Vectra, o dinheiro que sobrou (coisa de 4-5 mil reais) utilizei fazendo uma revisão (na concessionária Chevrolet mesmo) e usei esse Vectra 99 por 4 anos tranquilamente, nunca tive dor de cabeça/manutenções. Andar em um carro da década de 90 me fez abrir os olhos para uma época de ouro, onde carros eram feitos para durarem. Saiu o Vectra CD 99 e entrou um Omega CD 4.1, revisado, sem dores de cabeça até o momento. (Aliás, com um sorriso de orelha à orelha).