Rastreamento de caminhão, como escolher?
Os pacotes de hardware e software de telemática e rastreamento de veículos ajudam você a controlar sua frota, entender o comportamento do motorista, emitir relatórios de status e gerenciar a conformidade com os requisitos estaduais e federais. Esses serviços obedecem às leis de conformidade do governo, como dispositivos de registro eletrônico, o Acordo Internacional de Imposto sobre Combustíveis e relatórios de inspeção de veículos motoristas (DVIR).
Como é o rastreamento de caminhão?
A principal função desses serviços, no entanto, é coletar dados importantes sobre sua frota para que você possa gerenciar melhor sua empresa. O software de telemática fornece uma visão sobre eficiência de combustível, segurança e uma ampla gama de outras informações relevantes sobre a frota.
Leia também
Para ajudá-lo a encontrar o serviço de rastreamento de frota por GPS certo para o seu negócio, compilamos este guia de compra para aconselhá-lo sobre o que procurar com esses serviços. Além disso, este guia responde a perguntas comuns associadas a serviços de rastreamento de frota e oferece informações básicas sobre recursos de letreiro.
O que você precisa saber sobre um rastreador de caminhão?
Pense no software de rastreamento de frota por GPS como seu passeio virtual. Em vez de contratar um gerente para sentar no banco do passageiro e monitorar veículos e motoristas na estrada, o software de rastreamento de frota por GPS permite que você fique de olho em tudo, onde quer que esteja. Usando o software de rastreamento de frota GPS, as empresas podem ter certeza de que os veículos estão operando com eficiência e os motoristas estão sendo seguros e responsáveis.
O rastreamento de frota por GPS inclui hardware e software. O tipo de hardware de que seu veículo precisa varia de acordo com o plano selecionado. Alguns serviços oferecem dispositivos plug-and-play fáceis que têm o tamanho de um baralho de cartas. Esses dispositivos se conectam diretamente à porta OBD II do seu veículo. Outros requerem uma instalação mais avançada, o que geralmente envolve conectar vários sensores aos centros de informações do seu veículo.
Em ambos os casos, a instalação geralmente pode ser feita por conta própria ou você pode solicitar que a empresa instale o hardware. O veículo é rastreado por meio de um sistema de posicionamento global (GPS). Essas informações são então processadas em uma plataforma de software, fornecendo a você um hub central para o fluxo de todos os dados de seus veículos. Ele dá aos usuários acesso a atualizações e alertas em tempo real usando dados enviados diretamente do veículo para o operador do software.
Programas de empresa de rastreador
Como os sistemas regulares de GPS, o software de rastreamento de frota GPS pode localizar veículos, configurar rotas e dar instruções para destinos atribuídos. No entanto, esses serviços também fornecem informações sobre diagnósticos de veículos, rastreamento de manutenção e comportamentos de direção segura. Muitos dispositivos de hardware são equipados com acelerômetros e outros sensores, portanto, se o motorista frear ou acelerar bruscamente, isso será documentado. Alguns serviços oferecem até relatórios sobre curvas e curvas bruscas. Essa tecnologia também permite monitorar o tempo de marcha lenta, o que é uma informação vital para melhorar a eficiência do combustível.
Todos esses recursos de software fornecem uma plataforma para rastrear sua frota, gerenciar a saúde do veículo, entender os hábitos de seus motoristas na estrada e monitorar a eficiência de combustível. A maioria dos softwares vem com ferramentas de despacho e recursos de agendamento para melhorar o fluxo de trabalho. Esses recursos também podem aumentar a satisfação do cliente, por exemplo, ao fornecer tempos de entrega mais precisos e garantir que os motoristas cheguem no horário.
Outros recursos incluem rastreamento de acidentes, assistência na estrada, serviço anti-roubo, relógios de ponto e rastreamento de atendimento.
Preços de rastreamento de frota: o que deve incluir?
Escolha do software de rastreamento de frota por GPS. Para escolher o sistema certo para você, primeiro verifique se ele tem os recursos de que sua empresa precisa. A maioria dos sistemas de gerenciamento de frota oferece uma variedade de recursos que vêm em uma oferta padrão. Eles devem incluir:
Integração com cartões de combustível
Rastreamento de segurança do motorista
Painéis com métricas básicas de tendência
Opções de comunicação e navegação
Suporte contínuo ao cliente
Além desses tipos de serviços, algumas empresas oferecem recursos adicionais. Eles podem ser incluídos em uma oferta padrão ou exigir pagamento adicional.
Outros recursos importantes para procurar
Sistemas de alerta: isso significa que as notificações são enviadas por texto e e-mail quando algo não está certo com veículos e motoristas. Além disso, escolha um provedor que permita definir alertas para ocorrências específicas, como se o motorista saiu da rota ou está adotando hábitos de direção inseguros.
Facilidade de uso: Existem alguns aplicativos de software muito complicados, então escolha um com um painel simples que não exija habilidades técnicas ou que tenha uma curva de aprendizado acentuada. Muitos fornecedores oferecem demonstrações presenciais ou virtuais, portanto, experimente uma antes de se comprometer.
Acesso móvel: Nem todos os aplicativos de rastreamento de frota GPS suportam o uso de dispositivos móveis. Se precisar de acesso a qualquer hora e em qualquer lugar ao seu software, certifique-se de que ele seja baseado em nuvem ou verifique se um aplicativo está disponível para o seu dispositivo preferido.
Ajuda / suporte ao cliente: Encontre um fornecedor que permita que você entre em contato com um representante sempre que precisar de ajuda, seja por telefone ou chat ao vivo. Outros tipos de suporte incluem sistemas de tíquetes de help desk, suporte por e-mail, documentação e vídeos de instruções.
Embora o sistema que você escolher deva caber no seu orçamento, não escolha sua solução GPS com base apenas no preço. Escolha a solução que melhor ajuda sua empresa a reduzir custos e rastrear sua frota. Escolher o serviço mais barato do mercado pode significar que você acaba com um serviço que não tem um desempenho tão bom quanto outras ofertas um pouco mais caras.
Antes de comprar, tenha esses detalhes em mente!
Que tipo de veículo e informações do motorista você deseja rastrear?
Quantos veículos você precisa rastrear?
Quanto você deseja gastar em taxas mensais e custos iniciais?
Existe algum processo que você possa automatizar em relação à folha de pagamento, registros de condução, roteamento ou programação de chamadas?
Sua empresa está operando da maneira mais ecológica possível? Este sistema o ajudará a continuar fazendo isso ou a fazer melhorias?
Você pode confiar que seus funcionários registrem de forma consistente e precisa as horas trabalhadas e as chamadas de serviço atendidas?
Você já sofreu ou está preocupado com roubo de equipamentos ou veículos?
Você está gastando demais com sua força de trabalho móvel?
Seus custos de combustível prejudicam os resultados financeiros?
Este sistema pode resolver os problemas que você está tentando resolver?
Este sistema melhorará a qualidade do atendimento ao cliente?
De quais recursos você precisa agora e do que pode ser necessário no futuro?
Que tipo de retorno do investimento você obterá com este sistema?
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Scanner diesel: qual escolher?
Manutenção de caminhão: plano e checklist!
Quanto custa um caminhão? Compra e manutenção!
O que é repotenciamento de módulos diesel?