Instalar alarme no carro adianta? Qual deles?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Compra e instalar um alarme de carro é um bom passo para prevenir o roubo ou o furto de um veículo. Mas há muitos alarmes de carro para escolher, com uma grande variação em termos de sofisticação e preços. Saber as perguntas certas para perguntar vai ajudar no processo de tomada de decisão e assim, ajudá-lo a encontrar o melhor sistema para o seu dinheiro.

Vale mesmo a pena instalar um alarme no carro?

Mesmo que seja apenas para reduzir o valor do seguro do veículo, vale a pena sim. Porém, valer a pena não significa necessariamente garantir a segurança. Algumas coisas tem que ser levadas em conta e você tem que conseguir o melhor valor pelo seu dinheiro.

Leia também

Defina um orçamento para seu alarme

Avaliar o seu orçamento. Decida o que você é capaz e disposto a gastar. Há alarmes com sistema de rastreio por GPS, outros com sensores para todas as partes do carro e até sistemas que podem ser ativados remotamente. Você não vai querer gastar centenas de reais para depois descobrir que por menos, você conseguir algo tão bom quanto ou até melhor do que comprou. Então:

Considere o que você quer para sua segurança

Considere os recursos de segurança que você pode querer, como recursos para tornar o sistema de áudio, porta-malas, porta-luvas ou cabine mais à prova de roubo. Considere também o rastreamento por GPS, um dos elementos mais importantes em carros atualmente. O corte da gasolina após alguns quilômetros rodados pode garantir também que o assaltante não vá muito longe com seu carro e nem ameace sua família, no caso de sequestro relâmpago. O acionamento de travas e desligamento remoto do veículo são luxos carros, mas são os recursos mais eficientes contra ladrões.

O básico pode ser suficiente?

Reconhecer que um sistema básico provavelmente irá atender as suas necessidades. Nenhum sistema é completamente à prova de roubo, e se tudo o que você está procurando é a segurança básica, não atualize com opções caras, pois serão custos a mais por quase nada. O básico aqui é um alarme para “intrusos” e um sistema de trava/corta gasolina.

Kit básico com menor segurança

Esse é um kit mais básico. Mais saiba também que é o que proporciona a menor segurança. (Foto: www.carromaniacos.com)

Pesquise, compare, comprove

Faça uma pesquisa online, através de amigos, em lojas mecânicas locais e com a polícia local. Todos esses recursos serão ajudá-lo a determinar o que funciona para você, e o que é um desperdício de dinheiro. Eles inclusive irão te indicar marcas que comprovadamente funcionam bem e aquelas que irão apenas te fazer jogar dinheiro fora.

Rastreamento: um opcional essencial

Adicione um dispositivo de rastreamento de roubo, se o seu carro não tiver um. Apesar de alarmes de ruído podem ser eficazes, eles nem sempre impedem o seu carro de ser roubado. Um rastreador irá ajudá-lo a obter o seu carro de volta e pegar os ladrões. Sistemas mais modernos inclusive avisam o mototista quando o veículo entra em movimento sem autorização.

Apenas o alarme não garante a segurança

Tome outras medidas de segurança, como sempre estacionar em áreas povoadas e bem iluminadas. Mantenha seu carro em uma garagem ou debaixo de uma cobertura para torná-lo menos tentador aos ladrões. Instalar apenas o sistema por si mesmo se você tem experiência ou a orientação de alguém que faz. Não gaste muito dinheiro em um sistema sofisticado e, em seguida, faça uma instalação incorretamente. Reserve algum recurso para pagar um profissional especializado. Alarmes de fábrica tem normalmente qualidade bem simples, ao contrário de alarmes no mercado, que podem ser mais completos e a custos mais em conta. Tudo deve ser considerado na hora de garantir o melhor pelo seu dinheiro e assim, dar uma maior segurança para você.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário