Qual a função da válvula termostática?
A válvula termostática é um importante componente de carros refrigerados a líquido. Ela ajuda a controlar a temperatura do motor e impede o superaquecimento. Um defeito nela pode causar danos caros ao veículo, e sua manutenção e verificação é importante para manter o carro em bom estado de conservação.
Como funciona uma válvula termostática?
Qualquer motor de carro refrigerado por líquidos possui um pequeno dispositivo chamado válvula termostática que fica entre o motor e o radiador.. Com 5 cm de diâmetro, seu trabalho é bloquear o fluxo de líquido de arrefecimento para o radiador até o motor aquecer. Quando o motor está frio, nenhum fluido de refrigeração atravessa o motor. Uma vez que o motor atinja a temperatura de operação termostato abre. Ao permitir o aquecimento do motor o mais rápido possível, o termostato reduz o desgaste, os depósitos e as emissões do motor.
Leia também
Se você já tiver a oportunidade de testar um um termostato é uma coisa incrível a assistir porque o que eles fazem parece impossível. Você pode colocar um em uma panela de água fervente no fogão. À medida que aquece, sua válvula abre.
O segredo do termostato está no pequeno cilindro localizado no lado do motor do dispositivo. Este cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter em aproximadamente 82º C. Uma haste conectada à válvula pressiona nesta cera. Quando a cera derrete, ela se expande significativamente e empurra a haste para fora do cilindro, abrindo a válvula. A cera passa a expandir-se um pouco mais porque está mudando de um sólido para um líquido, além de se expandir do calor. Há outras técnicas também usadas nesse sistema, mas essa é uma das mais tradicionais.
Função da válvula termostática
Um termostato do sistema de resfriamento do motor é projetado para parar o fluxo de líquido de arrefecimento no sistema de resfriamento quando o motor está frio, isso é feito para ajudar o aquecimento do motor a uma temperatura operacional ideal que melhora a eficiência e a saída de emissões. Uma vez que o motor se aquece a cerca de 96 ° C, a válvula abrirá permitindo que o radiador remova o calor do líquido de arrefecimento para que ele possa ser circulado de volta para o motor. Essas unidades estão localizadas nas conexões da mangueira do radiador superior ou inferior. Uma carcaça é usada para manter o termostato no lugar enquanto permite que a mangueira do radiador seja conectada e mantendo o sistema circulante.
Válvula de termostato e os possíveis problemas
Um termostato é um item de serviço normal que, quando falha, ficará fechado, fazendo o motor sobreaquecer rapidamente ou ficando aberta, fazendo com que o motor aqueça lentamente, o que irá acender uma luz da injeção no painel..
Uma sangria de ar está localizado na parte superior do termostato para permitir que o ar escape do sistema enquanto está sendo preenchido, um êmbolo é a válvula real que se abre e permite o fluxo de líquido de arrefecimento. Uma junta é usada para selar a caixa do termostato ao bloco do motor ou ao colector de admissão.
Teste simples
Prepare uma panela de água fervente suficientemente profunda para cobrir completamente o termostato, solte o termostato suavemente, observe o êmbolo, ele deve começar a se mover e abrir completamente dentro de 45 segundos, se o êmbolo não se mover o termostato falhou, se o O êmbolo do termostato que está aberto enquanto está sendo removido também falhou.
Um termostato mantém a temperatura do motor quando ele abre e fecha ao longo do funcionamento do motor. Uma vez removido, inspecione a condição do corpo principal do termostato, procure rachaduras ou peças quebradas e a válvula fechada. Evite executar um motor sem um termostato, esta unidade também atua como um regulador de fluxo do sistema, se o líquido de arrefecimento for permitido para viajar muito rápido no sistema, a taxa de troca de calor é reduzida no radiador e o motor superaquecerá. Um termostato consiste em uma caixa principal, uma válvula de êmbolo com mola de retorno. A cera sensível à temperatura preenche um êmbolo que atua como o dispositivo de detecção e ativação.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Vazamento de água perto da correia dentada, o que fazer?
Como funciona a válvula EGR?
Aquecimento do motor: 10 possíveis causas, consequências e sinais!
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?