Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Um filtro de combustível, como a maioria das partes do seu carro, é absolutamente necessário para o desempenho adequado do motor. No entanto, ao contrário das partes mais essenciais, como as rodas do seu carro, ou o bloco de motor, você provavelmente nunca ouviu falar do seu filtro de combustível – e sua manutenção provavelmente não está no topo de suas prioridades.

O que é um filtro de combustível? Onde está localizado? E quais são os sinais de sua falha?

Qual a finalidade do filtro de combustível?

Seu carro usa o combustível do seu tanque de combustível para alimentar seu motor. No entanto, pequenas impurezas como sujeiras, detritos ou outros partículas podem afetar adversamente o desempenho do seu motor. O filtro de combustível foi projetado para pegar essas pequenas impurezas em seu gás antes de entrar no seu motor, então apenas gasolina pura é usada.

Leia também

Seu filtro de combustível funciona muito como um filtro de ar; pegando partículas em um filme fino antes que ele possa passar no seu motor. Alguns carros mais novos vêm com um simples filtro de combustível, que é substituído apenas com o conjunto completo de combustível.

Filtro de combustível e sua localização

O filtro de combustível é uma forma de limpar seu combustível antes dele ir para o motor. Ele geralmente está próximo ao tanque. (Imagem: Auto Chimps)

Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?

O filtro de combustível está localizado em algum lugar entre o seu tanque de combustível e seu motor. Normalmente, o filtro de combustível está localizado dentro do tanque de combustível (na abertura da linha de combustível, que alimenta a gasolina para o seu carro), ou em algum lugar na linha de combustível (isso geralmente é na parte inferior do seu carro.) Se você não tem certeza da localização do seu filtro de combustível, a ficha técnica e manual do seu carro conterão uma resposta precisa.

Como trocar filtro de combustível?

Como qualquer filtro, seu filtro de combustível pega sujeira e outros detritos. À medida que a vida do seu carro continua, o filtro de combustível pode ficar entupido e sujo, o que pode afetar o desempenho do seu carro, consumindo mais, perdendo desempenho, permitindo que o combustível com material particulado passe no seu injetor de combustível ou, parando o fluxo ideal de combustível.

Mais cedo na indústria, a vida útil de um filtro de combustível era citada como 30.000 a 60.000 km, no entanto, com combustíveis ficando cada vez mais pura, um filtro de combustível pode operar otimamente por até 100.000 km. Paradoxalmente, trocar o seu filtro de combustível pela primeira vez acima de milhagens de 150.000 km pode causar falha no motor; Isso é mais provável porque sua bomba de combustível trabalha mais para superar o filtro sujo. Você deve ter cuidado ao alterar seus filtros nessas quilometragens, e consultar um mecânico antes de completá-los.

Um mecânico bom pode diagnosticar e alterar seu filtro de combustível na sua casa ou seu local de residência. Não precisa você ir pra uma oficina, mas lembre que o serviço de chamar o mecânico na sua casa já custa mais do que levar na oficina.

Esperamos não ter deixado dúvidas sobre seu filtro de combustível. Caso você ainda tenha dúvidas, nosso espaço de comentários está aberto para vocês. Dúvidas, sugestões, perguntas, e mais podem ser colocados nos comentários.

Lembrem-se que estamos aqui para ajudar sempre!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário