Fiat Cronos: versões e ficha técnica

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O Fiat Cronos é um carro compacto lançado em fevereiro de 2018 pela montadora italiana Fiat. É um sedã para o mercado latino-americano baseado no Argo hatchback.

Suas características o tornam um carro atraente e cheio de recursos essenciais para diferentes perfis de clientes. E vamos contar um pouco da história desse carro até hoje.

Perfil e história do Fiat Cronos

Revelado em fevereiro de 2018, o Cronos foi desenvolvido como uma versão sedã do hatchback do subcompacto Argo, do qual ele faz parte da plataforma frontal, do interior e das portas da frente.

Leia também

No total, cerca de 30% dos componentes são derivados do Argo, enquanto os 70% são específicos: do capô, peças cruzadas dianteiras, sub-quadro dianteiro e traseiro, pára-choques, eixo traseiro e esqueleto do corpo.

O Cronos foi anunciado oficialmente pelo CEO da Fiat Chrysler Automobiles Sergio Marchionne em abril de 2016, na qual ele ilustrou um plano de investimento para a fábrica da FCA em Córdoba, Argentina de quinhentos milhões de dólares, para uma produção de cem mil unidades com capacidade total .

O carro, que entrou em produção em fevereiro de 2018, começou a ser vendido no Brasil e na Argentina no mesmo mês. Dentro da linha Fiat, nos mercados da América Latina, substitui três modelos: o Siena Fire, o Grand Siena e o Linea.

E com base na nova plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), ele usa a suspensão dianteira McPherson com a barra estabilizadora enquanto na parte traseira um esquema de feixe de torção é adotado.

Carro Fiat Cronos

O Fiat Cronos é um carro com um lindo design e excelentes componentes para todos os gostos. (Imagem: Fiat)

Design do Fiat Cronos

O carro foi desenvolvido pelo Centro Brasil de P&D FCA apenas para o mercado sul-americano e não deve exportar para a Europa, onde a Fiat produz o Tipo, um carro maior. O Cronos tem 4,364 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,521 metros e oferece um compartimento de bagagem com capacidade de 525 litros. Os interiores herdam a estrutura do sistema multimídia do ARGO com UConnect Touch 7.

Motor do Fiat Cronos

A faixa do motor consiste no novo biocombustível (gasolina/ etanol) 1.3 16V GSE Firefly 4 cilindros em linha, capaz de fornecer 109 cavalos de potência na fonte de alimentação de etanol e o motor de 1,8 16V eTorq 4 cilindros em linha com 139 cavalos.

Transmissão do Fiat Cronos

O motor 1.3 é combinado com uma caixa manual de cinco velocidades ou um manual automatizado GSR (evolução do Dualogic) de cinco velocidades, enquanto o 1.8 é combinado com um manual de cinco velocidades ou seis velocidades automáticas AISIN AW60T.

Interior confortável do Cronos

O Cronos tem um interior bem completo e confortável para todos os gostos. (Imagem: Fiat)

Características gerais do Fiat Cronos

Fabricante: Fiat

Montagem: Betim em Minas Gerais no Brasil e em Córdoba, na Argentina

Corpo e chassi

Classe: Carro sub-compacto

Corpo: sedã de 4 portas

Motor: dianteiro com tração dianteira 1.3 L FireFly Flex ou 1.8 L E.torQ Flex

Transmissão Manual: FPT C510 de transmissão de 5 velocidades

Transmissão Manual Automatizada: FPT C510 GSR de 5 velocidades

Transmissão automática: 6 velocidades Aisin AW60T

Distância entre eixos 2.521 mm

Comprimento: 4.364 mm

Largura: 1.724 mm

Altura: 1.516 mm

Interior do Fiat Cronos

O Fiat Cronos recebe um painel de aparência idêntica como o Argo. Há um tratamento totalmente preto para o painel que recebe aberturas de AC retangulares com molduras cromadas nas laterais e circulares no centro.

Um sistema de entretenimento de tela sensível ao toque do tipo tablet leva o centro do palco, enquanto a parte inferior do console central possui botões para controle climático automático e portas para USB e Auxiliar.

O agrupamento de instrumentos recebe uma configuração de gêmeos com uma grande tela intermediária no meio. As almofadas das portas, maçanetas das portas e o volante multifuncional de 3 raios recebem inserções de prata.

O que acharam do Cronos? Vocês comprariam ou já tem esse carro? Compartilhem suas opiniões nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário