Central multimídia para carros: como escolher?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

A central multimídia do carro é a peça central de qualquer sistema de áudio do carro. Com tantos para escolher, como você escolhe o caminho certo?

Este artigo irá ajudá-lo a diminuir suas escolhas para obter a central multimídia certa para suas necessidades, de forma a complementar da melhor maneira seu entretenimento no veículo.

O que é a central multimídia do carro?

Uma nova central multimídia de carro lhe dará um som melhor e mais opções de reprodução do que a central multimídia típica de fábrica. Vamos discutir esses tópicos e mais fazendo algumas perguntas básicas sobre como você usa a sua central multimídia. Mas, basicamente, a central multimídia de carro é um sistema de som que toca músicas, rádio, e pode (ou não) também tocar vídeos.

Leia também

Central multimídia tem som melhor que o sistema de fábrica?

O sistema integrado e superior do circuito significam que uma central multimídia de carro de reposição não é apenas mais alto que a central multimídia típico de fábrica, também produz som mais limpo, mais rico e mais detalhado. Controles de tom aprimorados significam que você pode fazer um trabalho melhor de ajustar a música. Mas uma das razões mais comuns para obter uma nova central multimídia é expandir suas opções de audição e outra funcionalidade, como:

Reprodução de mídias digitais, incluindo arquivos de música de alta fidelidade.

Suporte ao Android Auto e Apple Carplay.

Rádio por satélite.

Conectividade Bluetooth.

Navegação GPS.

Suporte para aplicativos de streaming.

Por que você quer substituir sua central multimídia atual?

Esta é uma das primeiras perguntas que os vendedores bons perguntarão quando você nos ligar. Esta questão pode ajudá-lo a se concentrar no que exatamente você está faltando e o que você quer ganhar com uma nova central multimídia. Talvez, o investimento possa ser alto demais para suas necessidades reais. E o correto é colocar no investimento a quantidade certa para o que precisa.

Central multimídia para carros

Uma central multimídia poderá te dar tudo que precisa no carro para te acompanhar em viagens longas e curtas. (Imagem: The Wire Realm)

Como encaixar a central multimídia no painel do carro?

É importante ter certeza de escolher uma nova central multimídia que se encaixa perfeitamente em seu painel do carro. Essa parte é fácil – use uma ferramenta seletor de veículos. Digite suas informações do seu veículo e muitos sites te darão as opções que funcionam em seu veículo. Além disso, informaremos sobre os kits de instalação, adaptadores especiais e instruções que você precisará.

Como você ouve sua música é importante para o kit central de multimídia certo

Responder a esta pergunta é o próximo passo para selecionar o modelo de carro certo. Sabendo quais opções são “obrigatórias” ajudarão você a restringir sua pesquisa e concentrar-se nos recursos que são importantes para você, para que você possa ouvir de maneira preferida:

Música do seu telefone: procure uma central multimídia que controlará seu telefone ou que tenha capacidade de streaming bluetooth.

Pen drives e HDs portáteis: a maioria dos receptores no painel apresentam entradas USB, para que você possa ter uma biblioteca pronta a seguir em seu carro o tempo todo, carregado em uma peneira ou outro tipo de dispositivo de armazenamento em massa. Uma entrada auxiliar permite conectar dispositivos não-USB. Alguns receptores possuem slots de cartão SD também.

CDs e DVDs: se você ainda ouvir CDs, certifique-se de que sua nova central multimídia possa jogá-los. Um receptor de CD ou DVD é o que você precisa. Se você não precisar de reprodução de disco, uma mídia digital ou receptor multimídia pode ser melhor para você.

Pandora ou Spotify: muitos receptores permitem controlar o Pandora ou Spotify quando conectado ao seu telefone.

SiriusXM: se você quiser adicionar rádio de satélite ao sua nova central multimídia de carro, certifique-se de que a que você escolher é “Radio-Radio-pronto para o satélite”. Isso significa que pode controlar um sintonizador opcional de rádio de satélite de refúgio. Se você já ouça através do aplicativo de telefone ou ter um rádio por satélite portátil, seu novo modelo só precisa de uma entrada auxiliar ou Bluetooth.

Rádio FM: rádios com uma baixa sensibilidade FM fazem um trabalho melhor de puxar os sinais de rádio. Uma sensibilidade FM de 8 a 12 DBF é considerada muito boa. Certifique-se de procurar por este detalhe na descrição do Stereo se um rádio melhor do que a maioria da AM / FM estiver no alto da sua lista.

Rádio digital: as estações de rádio transmitem sinais digitais estão se tornando cada vez mais prevalentes. Para obter os benefícios da recepção livre de estática e melhor qualidade de som, sua central multimídia deve ter um sintonizador de rádio digital.

Quais são as funções extras da central multimídia?

Os sistemas de carro de hoje podem fazer muito mais do que apenas tocar música. Considere outras opções como essas.

Carplay e Android Auto: daça o melhor trabalho de trazer o seu smartphone no carro. Os aplicativos Apple Carplay e Android Auto puxam seus serviços de telefone centrados de carro favoritos (navegação, chamando e ouvindo música).

Bluetooth: a conectividade Bluetooth fornece a liberdade de chamadas e transmissão de áudio mãos-livres quando usado com um telefone compatível. Francamente, mesmo se você acha que não precisa disso, provavelmente deveria ter certeza de que a nova central multimídia tem isso.

Navegação GPS: os aparelhos de som com navegação incorporada ajudam você de se perder (ou ajudá-lo a encontrar o seu caminho se você fizer). A tela de navegação é muito maior que o telefone e os navegadores mais portáteis. E você recebe o luxo adicionado de controles de tela sensível ao toque para o seu modelo.

Falando de controles de tela sensível ao toque: Telas grandes, cargas de recursos internos e fácil de visibilidade são apenas algumas das vantagens para construir seu sistema de áudio em torno de um receptor de tela grande. Leia nosso artigo sobre as vantagens de um receptor de tela sensível ao toque para aprender mais.

Que outras coisas você deve considerar em uma central multimídia de carro?

Abaixo, alguns opcionais que julgamos importantes:

1. Melhores controles de som

Controles de som de precisão como correção de tempo digital e equalização paramétrica estão disponíveis em receptores de ponta para aqueles que realmente querem ajustar o som. Mas mesmo os aparelhos de reposição de preços mais baixos oferecem mais controle de áudio do que o rádio de fábrica típica.

2. Cosméticos legais

Com suas exibições de alta tecnologia e layouts de ponta, pode melhorar a aparência do interior do seu carro. Considere uma exibição multi-linhaspara que você possa ver a música, o álbum e as informações do artista sem muita rolagem. Eles também facilitam o controle e ajustam a central multimídia.

Suas opções incluem exibições animadas em cores e esquemas de cores personalizáveis ​​para uma melhor correspondência à sua iluminação traseira. Se você quiser aumentar a experiência de escuta, procure uma central multimídia com iluminação que pisca para a batida.

A tendência quente em central multimídia de carro hoje é uma tela flutuante – uma tela que não se encaixa no painel, mas “flutua” na frente dela, tipicamente medindo 9 ou 10 polegadas. Esses aparelhos trazem uma funcionalidade ainda melhor “facilidade de uso” e definitivamente aumentam o destaque.

3. Expansibilidade

Entradas auxiliares, conexões USB e saídas de áudio / vídeo permitem que você expanda seu sistema conectando players de música portáteis, telas de vídeo do assento traseiro, amplificadores externos e subwoofers alimentados ao seu novo aparelho.

Em particular, as saídas de pré-amplificador permitem que você conecte amplificadores externos para alimentar seus alto-falantes ou um subwoofer. O número de saídas pode variar, mas você deve ter pelo menos um conjunto. A voltagem de saída normalmente varia de 2 a 5 volts. Quanto maior essa classificação de tensão, o limpador o sinal enviado ao seu amplificador. Se você souber que vai adicionar um subwoofer, procure um modelo com uma saída de subwoofer dedicada – isso permitirá que você ajuste o volume do subwoofer independentemente, em vez de usar o controle de baixo.

4. Outros opcionais

A central deve ter as peças de instalação, acessórios e ferramentas necessárias para instalar uma nova central multimídia. Os melhores modelos incluem instruções passo a passo específicas para o seu carro gratuitamente. Para a maioria dos veículos, também há as peças de instalação e acessórios que você precisa e você poderá obter um desconto quando comprar qualquer receptor.

Você pode ter também um painel que seja compatível com uma câmera de ré, caso queira.

Telas extras para os outros passageiros dos bancos traseiros podem ser uma vantagem.

Uma ferramenta de remoção de painel facilitará a instalação na maioria dos carros e ajudará a evitar arranhar seu painel

O kit de conector para central multimídia de carro posi-produtos facilita a conectar o chicote de fiação do seu carro ao seu novo modelo de carro.

Quer continuar usando seus controles de áudio do volante com a central multimídia? Você precisará de um adaptador especial, que pode ajudar na instalação.

https://youtu.be/fT1y_reGPOg

Qual é o preço e próximos passos para a central multimídia?

Uma boa central multimídia custará entre 1/2 e 1 salário mínimo. Modelos topo de linha com telas de alta definição custam a partir de 1 salário mínimo.

Para saber em qual orçamento vai se encaixar, anote uma lista dos recursos que você mais deseja. Em seguida, crie uma lista de central multimídia que se encaixam no seu carro. Limite a lista usando filtrospara destacar os seus recursos favoritos.

E se tiver dúvidas, deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário