Comprei um carro usado – o que devo revisar por precaução?
Todo mundo sabe que adquirir um carro usado não é uma tarefa tão fácil. Há diversos cuidados que devem ser tomados antes de fechar o negócio para evitar futuras dores de cabeça.
Depois de ser bastante cauteloso e adquirir o veículo seminovo, há diversos itens que devem ser revisados por precaução. Caso necessário é recomendado fazer a troca preventiva para evitar problemas.
Abaixo seguem os principais itens que devem ser checados e, dependendo da situação, trocados:
Fluido de freio: um dos itens mais importantes para a segurança do veículo, deve ser trocado a cada dois anos. Como a maioria dos proprietários não se preocupam com ele, o ideal é trocá-lo já que não é possível identificar o prazo de validade.
Leia também
- Quantos litros de óleo vai no motor?
- Manutenção periódica de veículos! 10 coisas pra fazer em seu carro!
Óleo, filtro de óleo e filtro de combustível: independente de quando foi trocado, o ideal é que o novo proprietário realiza a troca o mais breve possível e assim evitar impurezas e conservar a durabilidade do motor.
Pastilhas e discos de freio: outros itens de extrema importância que também devem ser verificados. Só devem ser trocados quando necessário.
Alinhamento e balanceamento: mesmo não percebendo nenhuma alteração no comportamento do veículo é necessário que esses serviços sejam realizados. Sem contar que irá prevenir desgaste irregular dos pneus.
Cárter: caso o veículo seja antigo ou tenha mais de 70 mil km rodado é recomendado abrir e fazer uma limpeza para evitar que o novo óleo se deteriore mais rápido.
Correia dentada: caso o veículo tenha mais de 50 mil km, o ideal é que se substitua o item. Assim, evitará problemos futuros (como fundição do motor) caso a correia se rompa.
Velas de ignição: verifique se as velas estão em ordem para que não haja perda de potência, aumento do consumo de combustível ou até falhas no funcionamento.
Realizando todos esses procedimentos você estará tranquilo para curtir o seu “novo” carro. Confira também as condições dos pneus, step, macaco e parafusos de rodas.
Aproveite e saiba como escolher uma oficina, qual a melhor opção para adquirir um veículo (consórcio ou financiamento) e dicas para seguir antes de comprar um carro usado.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Quais os defeitos mais caros o seu carro pode apresentar?
Como cuidar do seu carro?
Compensa comprar carros em outras cidades?
100 mil km é muito para um carro usado?
9 comentários para: “Comprei um carro usado – o que devo revisar por precaução?”
Lourival
Otimas dicas, parabéns pelo site, devo comprar meu primeiro carro no ano que vem, e já estou pesquisando para ficar por dentro de todos os macetes para comprar um carro seminovo em bom estado, e essas dicas são bastantes convicentes. Obrigado…
Todas Essas Sujestoes A Garagem É Obrigatório Fazer E nos Temos O Direito de Pedi
Oi meu nome é suellen santos eu nunca possui nem um carro mais agora estou querendo mais não sei nem por onde começar
Adailton Adan
Adorei como vocês relatores expuseram as dicas e macetes de quem vai adquirir seu primeiro carro semi novo, uma vez que sou leigo no assunto. Deixo aqui meus agradecimentos pela simples linguagem e avaliações técnicas em que o assuntos e dicas são bem abordados, parabéns pelo excelente desempenho e analises com o trabalho e o esforços de vocês são bem vindos para jovens marinheiros de primeira viagem.
Audrey
Essas dicas são obrigatoria fazer para não perder a garantia do carro, ou fazemos somente por precaução
Equipe Carro de Garagem
Pelos dois motivos.
Dimas dos Santos Correa
Muito bom o serviço de vocês.Parabéns
Daniel Diniz
Vale ressaltar a troca das correias de alternador e dentada como obrigação e não opção. Peças com preço muito baixo e que causam um prejuízo altíssimo. O primeiro refazer o motor é o segundo uma troca desnecessária de bateria fora a raiva dependendo da hora que romper, precisando até de reboque pra te levar pra casa.
Luís Araújo
Quero parabenizá-los pelo site e pelos artigos, tão importantes e sensatos. Obrigado pelas valiosas dicas, cada vez que leio algo aqui, torno-me mais consciente sobre tais assuntos e tenho minhas duvidas sanadas no minimo pela metade. Forte abraço!
Jaime Martins
Muito obrigado por estas dicas foi importante pra mim. Obrigado carro de garagem.