Como pagar o licenciamento?
Todo início de ano, os donos de veículos no Brasil tem que tomar muito cuidado para não perder as datas corretas para o pagamento das taxas e impostos que legalizam a circulação dos veículos em todo território brasileiro. Para alguns de nós, encontrar as taxas e os “boletos” para o pagamento pode ser um pouco difícil, mas não é impossível.
Existem algumas formas para você descobrir qual a taxa total que você deve pagar pelo licenciamento de seu veículo. A primeira e mais fácil é através do Banco do Brasil ou outra instituição financeira com a qual o DETRAN de seu estado fez algum tipo de parceria para o pagamento de impostos dos veículos. Você pode efetuar o pagamento pelo internet banking, pelos caixas de atendimento automático ou até pela boca do caixa. Recomendamos que você primeiramente confirme o valor através de um dos meios eletrônicos antes de ir efetuar seu pagamento.
Leia também
O segundo meio de saber quando você tem de separar para pagar seu licenciamento é através do site da secretaria da fazenda de seu estado, que disponibiliza as taxas para seu Renavam. Basta acessar o site e procurar pela emissão da guia de impostos dos veículos.
Uma outra forma, esta uma que demandará que você enfrente algumas filas, é ir a um posto de atendimento do DETRAN em sua cidade e efetuar o pagamento lá mesmo. Porém, dependendo da cidade onde você mora, o DETRAN estará bem lotado, o que tomará muito tempo de seu dia. Existem postos de atendimento, como o Poupatempo no estado de São Paulo, onde é também possível efetuar o pagamento das taxas e impostos de veículos. Você pode acessar o site da prefeitura de sua cidade para saber os postos de atendimento onde esse pagamento é possível.
Não se esqueça de se planejar bem para não passar algum aperto com estes impostos. Já se planeje bem para no próximo ano ter todo o dinheiro disponível em sua conta para poder aproveitar os descontos dos impostos ao início do ano e, ao mesmo tempo, ter dinheiro de sobra para curtir as férias de janeiro..
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
É possível escolher placa personalizada para veículo?
Parcelamento do IPVA – Cálculos mostram se vale a pena!
Documento do carro não chegou! Posso dirigir?
Como tirar segunda via da CNH?