O que é o kit despachante ao comprar um carro?
Quando você compra um veículo zero km, você tem até 30 dias para regularizar a situação do veículo. Tanto para motos quanto para carros, isso significa fazer o pagamento do DPVAT, do IPVA, fazer o emplacamento, e regularizar a documentação do veículo, o CRV (Certificado de Registro do Veículo). Para fazer toda essa regularização, o proprietário do veículo precisa pagar taxas, ir ao DETRAN, fazer cópias de documentos, agendar o emplacamento, enfrentar filas. Nessa brincadeira, você pode gastar até uma semana, entre erros e acertos, para regularizar a situação do seu veículo. É aí que entra o Kit Despachante, vendido em muitas concessionárias para ajudar o proprietário do veículo a poupar tempo ou deixar a regularização do veículo nas mãos de terceiros.
Leia também
O que é o kit despachante?
Existem dois tipos de kit despachante nas concessionárias de veículos.
O kit simples deixa a maior parte do trabalho nas mãos do proprietário. Ele é constituído pela cópia da nota fiscal da fábrica, primeira via da nota fiscal original da venda, e decalque do número do chassi da moto ou carro. Esse decalque é usado para o emplacamento e inspeção do veículo, na hora de tirar o CRV.
O kit despachante completo inclui todas as taxas para licenciamento e emplacamento do veículo, além da mão de obra do profissional despachante para fazer toda a regularização do veículo para você, incluindo as visitas ao Detran, levando também seu carro ou moto para emplacamento.
Diferenças entre kits de despachante?
Você não é obrigado a comprar o kit despachante. Mas deve ficar ciente de que pode gastar até uma semana para conseguir regularizar seu veículo. Para te ajudar a gastar menos tempo, você precisa pagar as seguintes taxas, antes de ir ao Detran:
Pague o IPVA– Basta ir ao site da Secretaria da Fazenda de seu estado, com o Renavam do seu veículo em mãos, preencher a guia de arrecadação, e fazer o pagamento.
DPVAT – No site oficial do DPVAT, preencha o formulário para pagamento do DPVAT, e pague seguindo as instruções, de acordo com seu estado.
Taxa de emplacamento – Acesse o site do Detran de seu estado. Preencha as informações sobre seu veículo, gere a guia para pagamento da taxa de emplacamento e pague em banco ou lotérica.
Taxa de Registro – No site do Detran de seu estado, preencha as informações e gere a guia para pagamento. Pague em um banco ou lotérica.
RG ou outro documento de identificação (preferencialmente carteira de motorista), Comprovantes de Taxas Pagas, Comprovante de Residência – Ao ir até o Detran, leve cópias e originais de todos esses documentos.
No kit de despachante mais básico, com o decalque do chassi, vale lembrar que nem todas as unidades do Detran aceitam que você leve apenas o decalque para regularização, transferência, ou emplacamento do veículo. Você precisará ligar para o Detran de sua cidade para obter essa informação.
No kit despachante completo, todas essas etapas ficam por conta do despachante, que faz todo o trabalho por você.
Qual kit de despachante comprar?
O trabalho burocrático para regularizar um veículo zero km ou veículo usado pode tomar muito tempo. Quem trabalha pode não se dar o luxo de deixar de trabalhar para regularizar a situação do veículo, mesmo que sejam dados 30 dias para essa regularização. Mas também, não é viável pagar caro para um despachante fazer esse serviço para você, e tem kits despachante já custando mais de R$2000.
Nossa recomendação é que você faça todas as etapas que conseguir por conta própria, como a geração das guias e o pagamento das mesmas, por exemplo. Se você tem algum tempo disponível, faça a parte do emplacamento e vistoria do veículo. Se não tiver tempo, pague um despachante. Pesquise o preço antes, porque você não é obrigado a comprar o kit despachante da concessionária, e pode procurar um profissional independente para fazer isso por você, e muito mais barato.
Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Estamos aqui para ajudar a todos os nossos leitores!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como transferir um carro que você comprou?
O que é recibo em branco?
Perdeu a placa do carro? Como comprar outra nova?
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Um comentário para: “O que é o kit despachante ao comprar um carro?”
Luiz Antonio
Informações e videos esclarecedores.Parabéns a todos.Estou satisfeito com as edições do Carro de GARAGEM.
Obrigado.
Luiz…