É possível escolher placa personalizada para veículo?
Ter seu carro ou moto personalizados até a placa é o desejo daqueles motoristas que gostam de ter um controle maior sobre cada centímetro de seus veículos. Em estados e cidades onde há rodízio de veículos, escolher o número da placa torna-se uma necessidade. E uma personalização de placa dá um controle extra a esses proprietários de veículos. Mas é possível personalizar a placa? Como?
Posso escolher a placa do veículo?
É possível personalizar a numeração e as letras de um carro, dependendo do estado em que você se encontra. O DETRAN de alguns estados só permitem a personalização dos números, e não das letras. Nos estados que permitem a personalização dos dois, vale lembrar que só estão disponíveis as combinações permitidas para o estado, e o DETRAN vai te informar quais são essas combinações, lembrando que não podem ser iguais às combinações vigentes.
Leia também
Vale lembrar também que veículos usados, na maioria dos DETRANs do Brasil, não podem ter suas placas personalizadas. Verifique na unidade do DETRAN mais próxima para confirmar a possibilidade de personalizar a placa de um veículo usado.
Placas disponíveis no DETRAN
Antes de sair personalizando sua placa, verifique no site do DETRAN do seu estado as placas disponíveis. Pode ser que o número ou combinação alfanumérica desejada não estejam disponíveis mais, e você precisará escolher outra combinação para personalizar sua placa.
Como escolher a placa do veículo?
O procedimento é simples, apesar de burocrático. Ao registrar seu veículo, uma placa pode ser designada a ele automaticamente ou você poderá escolher entre combinações de placas aleatórias. A personalização terá um custo adicional para o motorista, que varia de estado para estado, e apenas dentro das combinações alfanuméricas permitidas dentro do estado. É possível personalizar as letras, números, ou a combinação completa, o que pode ter também valores diferentes dependendo do estado.
Escolhido o tipo de personalização da sua placa, basta ir ao site do DETRAN ou unidade do DETRAN de sua cidade e pagar a taxa para poder fazer a escolha da placa. Note que o procedimento pode ser um pouco diferente em alguns municípios, e consultar o DETRAN da sua região é uma boa ideia antes de sair pagando as taxas.
Depois de pagas as taxas, é só ir com a autorização para uma fábrica de placas e agendar sua ida ao DETRAN para instalar a placa no seu veículo. Simples, não é?
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Placas de indicação, quais são?
Como o radar inteligente poderia ser ainda melhor!
Como localizar veículo pela placa?
Perdeu a placa do carro? Como comprar outra nova?