Aerofólio no carro: legislação e como fazer
Muitos querem adicionar um aerofólio em seus carros. Alguns adicionam o aerofólio e não estão ligando para a legislação vigente, só para serem surpreendidos com uma multa em casa. Afinal, modificações estéticas no carro não podem ser feitas de qualquer jeito. Você precisa, antes de qualquer coisa, tirar uma Autorização para Certificado de Segurança Veicular (CSV), no DETRAN de sua cidade. Vamos entender como funciona.
Modificação de carros: aerofólio
O aerofólio, também conhecido como spoiler, é considerada uma modificação visual em um veículo. Como modificação visual, é necessário tirar no DETRAN um CSV, para que o veículo fique regular e possa circular normalmente na rua. É também para sua segurança esse CSV. Por que?
Leia também
Bem, o aerofólio não é só estético. Ele serve para para gerar “downforce”, que é uma carga sobre o carro para mantê-lo mais próximo ao solo. Essa downforce é gerada quando o aerofólio muda a direção do ar que passa por ele.
O problema é que o aerofólio aumenta também o arrasto, que pode resultar em maior consumo de combustível e um carro menos eficiente, num geral. Isso porque o arrasto é o equivalente ao “peso” do ar que o carro tem que vencer para poder se mover. Como o aerofólio aumenta esse peso, mais força o carro terá que fazer para poder se mover.
Ao tirar o CSV, você tem uma certa investigação e garantia de que não está fazendo uma modificação que possa apresentar algum risco para seu veículo.
Como tirar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) para instalar o aerofólio?
Você vai precisar acessar o DETRAN de seu estado pela internet, e procurar o link onde está “Certificado de Segurança Veicular“. Nesse link, estará um formulário, que você deve preencher com suas informações e do veículo. Lembrando que você deve fazer isso ANTES das modificações no carro, ou quando você regularizar vai acabar sendo multado.
As informações do formulário incluem:
- Endereço do proprietário
- Nome do proprietário
- CPF ou número de outro documento de identificação do proprietário
- Modelo do veículo
- Placa do veículo
- Documento do veículo
Preenchidos esses dados, você deve pagar então o boleto emitido para o Serviço Administrativo de Autorização Prévia para Alteração de Características. Esse boleto inclui valores para a vistoria e pra a Autorização Prévia. Na internet, verifique se a vistoria precisa ser agendada no DETRAN de sua cidade ou se pode ser realizada apenas indo até a unidade de vistoria do DETRAN.
Junte esses documentos com o CRV do veículo, um documento oficial com foto do proprietário, e comprovante de residência. Compareça com o veículo a uma unidade credenciada pelo INMETRO no seu estado (há uma lista no site do DETRAN). Entre em contato para fazer o agendamento. Nesse local, será emitido o CSV.
Com o CSV em mãos, e todas as taxas pagas, você pode realizar a modificação. Após ela ser realizada, você deve comparecer a uma unidade do DETRAN para nova Vistoria Veicular, com os seguintes documentos em mãos:
- CRV (Documento do Veículo)
- Certificado de Segurança Veicular (CSV)
- Nota fiscal das peças utilizadas
- Nota Fiscal do serviço quando feito por oficina autorizada ou declaração (quando feito por meios próprios), onde proprietário terá que trazer uma declaração específica com firma reconhecida se responsabilizando civil e criminalmente pelo serviço, com todos os dados do veículo e do proprietário
- Débitos quitados
Aerofólio é permitido?
Lembrando: você pagará duas taxas de vistoria (antes da modificação e depois da modificação), uma taxa para a Autorização Prévia e uma taxa para o CSV. Desse jeito, o aerofólio é permitido sim. Procure apenas não exagerar no modelo de aerofólio escolhido, sendo um de confiança e instalado por profissionais qualificados.
Ficou alguma dúvida sobre como colocar o aerofólio no carro dentro da legislação?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Vistoria do DETRAN: compensa pagar despachante?
Qual a diferença entre spoiler e aerofólio? Para que serve?
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Número de segurança da CRV: o que é e como encontrar?
2 comentários para: “Aerofólio no carro: legislação e como fazer”
Juliano de Picoli
Oi, tudo bem? Estou com uma dúvida, tenho um gol quadrado 94 que quando comprei já veio com o aerofolio, e o antigo dono não me informou sobre esse CSV, tem como eu ver se já possui no meu carro, para poder evitar uma possível multa?
Equipe Carro de Garagem
Tem que verificar diretamente no DETRAN, Juliano.