Como escolher extensor de caçamba?
Uma das principais vantagens de possuir uma picape é o acesso a uma grande quantidade de espaço de carga. Embora eles ofereçam muito espaço para armazenamento, às vezes algum espaço extra fazem toda a diferença. Ao carregar mercadorias maiores como uma motocicleta, o leito da picape pode não ser suficientemente longo. Se confrontado com este dilema, um extensor de caçamba compatível pode ser a solução perfeita. Disponível em vários formatos, estes acessórios úteis aumentam o espaço de carga disponível na caçamba. Vamos te ajudar a escolher o melhor modelo possível.
Leia também
Extensor de caçamba e os benefícios
Os benefícios de instalar um extensor de caçamba dependem em grande parte do modelo escolhido. O espaço extra e o acesso conveniente à carga são os principais motivos pelos quais os extensoressão uma benção para os proprietários de picapes. Um extensor de gaiola padrão seguro para a caçamba ou porta traseira é uma opção popular. Estes extensores encerram sobre a porta traseira aberta, permitindo mais um espaço de carga extra na maioria dos casos. Alguns extensores ficam planos contra a porta traseira quando não estão em uso, enquanto outros podem ser colocados em volta da caçamba.
Quando a porta traseira está fechada, os extensores giratórios montados podem manter mantimentos e outros itens pequenos ao redor. Oferecendo maior mobilidade e facilidade de instalação, um extensor montado em engate oferece funcionalidades flexíveis. Alguns são até altos o suficiente para segurar a parte de trás de uma canoa ou até um barco durante o transporte. Um extensor deslizante torna muito mais fácil alcançar itens na parte de trás do caminhão. Da mesma forma, o carregamento é tão simples, já que a carga pode ser organizada corretamente e rapidamente empurrada para dentro.
Escolhendo um extensor de cçamba
Ao selecionar um extensor, o estilo e a compatibilidade são os dois elementos principais a serem considerados. Os compradores de primeira viagem são encorajados a pensar sobre os motivos pelos quais eles querem um extensor de caçamba. Esta abordagem permite que as pessoas se concentrem no tipo de extensor que melhor se adequa às suas necessidades de transporte de carga. Uma vez que a funcionalidade e a facilidade de uso variam de modelo para modelo, características de design secundário também contribuem para o processo de tomada de decisão. Depois de encontrar um modelo adequado, os compradores devem verificar se ele se encaixa na picape. As informações de compatibilidade do veículo permitem aos consumidores escolher o extensor certo.
Tipos de extensor de caçamba
Os tipos de extensores de caçamba variam, e cada um tem aspectos diferentes para atender às suas necessidades específicas.
Padrão
Design popular de gaiolas de metal e plástico; estende o leito da caçamba até o final da porta traseira plana. Serve para transportar itens não mais do que o comprimento da cama caçamba somado com o comprimento da porta traseira
Suporte para reboque/Rack para reboque
Fixa no engate do reboque; com braço extensível e capaz de transportar carga em várias posições. Para transporte seguro de cargas úteis extra-longas, como madeira ou tubos.
Extensor deslizante
Instalado no interior do caminhão; desliza para acesso seguro e fácil da carga armazenada. Para motoristas cujas caçambas estão cheias de várias ferramentas e suprimentos
Os extensores acima mencionados são úteis em suas próprias formas únicas. Depois de decidir qual tipo melhor se adapta às suas necessidades específicas, os proprietários devem então confirmar a compatibilidade do veículo.
Compatibilidade do extensor de caçamba
Para um extensor caber corretamente durante a instalação, ele deve ser compatível com a picape. Enquanto os consumidores prestarem atenção aos detalhes do produto, eles não devem ter problemas para localizar um extensor de cama caminhão compatível. É possível encontrar extensores de cama para caminhões universais com capacidade para caber vários veículos. Mesmo assim, os compradores ainda podem querer verificar a compatibilidade ao verificar as especificações de tamanho. A maioria dos extensores são projetados para se adequarem a uma marca específica e modelo de picape. Muitas vezes, as informações de compatibilidade podem ser encontradas lendo as descrições dos produtos.
Os extensores originais (OEM) são idênticos aos instalados na fábrica. Os compradores que desejam comprar o mesmo extensor oferecido por uma concessionária devem procurar um modelo OEM. Há também muitos extensores fabricados por outros fabricantes. Como alternativa a essas opções, os consumidores com requisitos específicos podem preferir a flexibilidade de um extensor customizado.
Itens adicionais no extensor de caçamba
Além do estilo e compatibilidade, os compradores provavelmente notarão outros recursos de design que diferem do modelo a modelo. Os materiais de produção variam de inteiramente de metal ou plástico para uma combinação dos dois. Ao comparar os extensores, descubra como funciona cada unidade potencial, juntamente com a forma como é armazenada. Alguns motoristas gostam da conveniência de um extensor padrão que permanece instalado e não pode ser removido. Os modelos que facilmente se dobram contra a porta traseira estão sempre prontos para serem colocados em funcionamento.
Para as necessidades de espaço de carga que estão mudando constantemente, também há extensores que se unem e se destacam facilmente. Às vezes, são necessárias peças adicionais para garantir a compatibilidade ou instalação adequada. Por exemplo, um extensor de rack montado em engate de reboque pode exigir que um adaptador se encaixe em um engate de reboque não padrão. Além disso, ao considerar este tipo de extensor, observe que as capacidades de peso variam de acordo com o modelo. Aqueles que procuram um extensor deslizante podem querer um modelo que trava em certas posições, dando aos proprietários um maior controle sobre o posicionamento.
Instalação do extensor de caçamba
Outro aspecto benéfico dos extensores é a relativa facilidade de instalação. Antes de comprar um extensor, os compradores devem decidir como eles planejam instalá-lo. Aqueles que não conseguem fazê-lo sozinhos podem pedir ajuda a um amigo, parente ou mecânico. Projetado para encaixar em um engate de reboque existente, os extensores em rack oferecem os meios de instalação mais fáceis. Um extensor de gaiola padrão geralmente se liga a suportes no final do leito da picape, ou às vezes à porta traseira.
Os kits de instalação geralmente incluem instruções detalhadas juntamente com um modelo de perfuração para ajudar a montar os suportes. Na maioria dos casos, o extensor encaixa rapidamente, e alguns modelos oferecem dimensionamento ajustável. Os extensores deslizantes são bastante grandes em comparação com outros tipos. Isso significa que eles são mais difíceis de instalar sozinhos. Por sorte, depois que a base é aparafusada, os extensores deslizantes ainda são bastante fáceis de remover, se necessário.
A legislação brasileira sobre o transporte com o extensor de caçamba
Uma picape pode trafegar com a tampa da caçamba aberta, ou seja, com o extensor instalado. Porém, esse extensor não deve encobrir as luzes de freio, os piscas, e nem os refletores. Também não pode encobrir a placa e, caso isso aconteça, é necessário instalar uma segunda unidade. Geralmente as fabricantes já recomendam o local para a instalação dessa segunda placa no manual do veículo.
Para o transporte de cargas com a tampa aberta, só é possível fazê-lo com carga indivisível, ou seja, não é possível transportar várias cargas pequenas (malas, suprimentos, etc) com a tampa aberta.
Como emplacar extensor de caçamba?
A resolução 349 de 17 de maio de 2010 diz o seguinte:
Art. 4º Será obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos na hipótese do transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, da placa traseira.
§1° A segunda placa de identificação será aposta em local visível, ao lado direito da traseira do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria, admitida a utilização de suportes adaptadores.
§2° A segunda placa de identificação será lacrada na parte estrutural do veículo em que estiver instalada (pára-choque ou carroceria).
Em outras palavras, você precisa comprar a placa e solicitar ao fabricante ou ao DETRAN para lacrá-la à estrutura do veículo. Simples, não?
Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Caminhão de carga leve: como escolher o seu?
Tipos de carroceria – Fotos e exemplos!
Perdeu a placa do carro? Como comprar outra nova?
Quanto custa um reboque para carros? Como escolher?