34 mil em moedas para comprar um carro!
Recentemente assisti a uma reportagem na TV falando de um senhor na Bahia que juntou 34 mil reais em moedas de 1 real, durante 7 anos para comprar um carro! Eu deveria escrever isto em algum site a respeito de educação financeira mas achei que como o produto final do dinheiro foi um carro, caberia um artigo aqui no Carro de Garagem mesmo. O carro comprado foi um Uno, do modelo novo e que custou 34 mil reais. Sem entrar no mérito do valor ou das qualidades do carro escolhido, o senhor José Cardoso está de parabéns.
Comprar um carro com dinheiro em espécie – ou moedas!
Leia também
Parabéns porque? Por ter estabelecido consigo mesmo uma meta tão difícil de cumprir e ter chegado ao seu objetivo tantos anos depois. Comprar um carro no Brasil não é fácil para a maioria das pessoas e manter um carro então nem se fala! São inúmeros os casos de financiamentos mal calculados que fazem com que o carro dos sonhos se transforme no maior pesadelo financeiro. Pagar a vista é quase sempre um ótimo negócio, especialmente em se tratando de veículos!
Como economizar dinheiro para comprar um carro?
Por outro lado talvez tenha faltado um pouco de discernimento ou mesmo uma base de educação financeira para comprar um carro. O senhor José Cardoso que poderia ter aplicado o dinheiro durante estes 7 anos e hoje teria uma quantia consideravelmente maior. Não sabemos se a decisão de guardar o dinheiro fora de um banco foi proposital e se algum investimento foi considerado e depois descartado.
Cada um tem seus motivos, mas sem dúvidas a um rendimento líquido de 0.5% ao mês e aportes mensais de 400 reais (equivalentes ao que ele fez) estes 34.000 reais seriam hoje um pouco mais de 42.000 reais e após comprar o carro sobraria até um dinheiro para uma viagem com a esposa!
Em todo caso acho que o mérito de ter tanta força de vontade por todo este tempo é mais importante. Apesar de não concordar, respeito a opção por guardar o dinheiro em casa e conheço casos de pessoas que sequer confiam na estabilidade da economia ou mesmo do sistema bancário depois de ter tido a poupança confiscada como ocorreu no governo Collor.
E você leitor? O que acha desta história? Como você costuma comprar carro?
Financiamento? À vista? Consórcio? Novo ou usado? Deixe sua opinião sobre este caso!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Como economizar na compra de um carro?
Quando trocar de carro pode ser vantagem?
Como comprar um carro zero mais barato?
Conserto do carro demorando demais! O que fazer? Indenização e danos morais?