O que é laudo de opacidade?
Um veículo motorizado movido a diesel pode estar sujeito à inspeção de emissões OBDII ou à inspeção de emissões diesel. Um desses testes é a Inspeção de Opacidade e Ruído. Mas o que significa este tipo de laudo de opacidade? Vamos explicar em detalhes para entender o laudo de opacidade e sua necessidade para veículos diesel.
O que é um teste de fumaça preta ou de opacidade e ruído?
Em resposta às preocupações do público sobre os impactos na saúde das emissões de fumaça de veículos pesados, há legislações que exigem que os proprietários de frotas de caminhões e ônibus realizem auto-inspeções anuais de opacidade de fumaça e adulteração de seus veículos. É importante cumprir o programa de inspeção e receber o laudo de opacidade.
Leia também
O que é laudo de opacidade?
O laudo de opacidade é, basicamente, o resultado do teste de opacidade/fumaça preta do veículo. Para que o laudo seja obtido, o teste será realizado analisando a presença de fumaça escura e o nível de ruído do veículo.
Para obter o laudo e fazer o teste, você precisa de sua carteira de habilitação e documento do veículo (CRV ou CRLV)
Teste de opacidade e ruído: como funciona?
Os medidores de opacidade de fumaça são instrumentos que medem as propriedades ópticas do escapamento de diesel. Esses instrumentos foram projetados para quantificar a emissão de fumaça negra visível utilizando fenômenos físicos como a extinção de um feixe de luz por espalhamento e absorção.
Em geral, medidores de fumaça e opacidade são muito mais simples (alguns deles muito simples) e menos caros em comparação com a maioria dos outros instrumentos usados para medição. Eles são frequentemente usados para avaliar as emissões de fumaça em locais fora do laboratório, como em oficinas de manutenção ou no campo.
Na verdade, a medição da opacidade da fumaça é o único método de custo relativamente baixo e amplamente disponível para medir um parâmetro de emissão relacionado ao PM no campo. Por esse motivo, os limites de opacidade são usados na maioria dos programas de inspeção e manutenção ou de inspeção técnica periódica para motores a diesel. Os limites de opacidade da fumaça também podem ser incluídos como limites auxiliares nos novos padrões de emissão do motor.
Os medidores de opacidade convencionais baseados na medição de extinção de luz podem ser substituídos por dispositivos que utilizam outros princípios de medição. Os medidores de opacidade de “segunda geração” baseados na dispersão de luz laser são muito mais sensíveis. Eles parecem ser promissores para aplicação em motores mais novos com emissões de partículas muito mais baixas, incluindo motores equipados com filtros de partículas.
As leituras de opacidade de fumaça geralmente não se correlacionam bem com outros parâmetros de medição. Numerosas correlações entre leituras de opacidade ou fumaça e massa de PM que foram desenvolvidas podem fornecer apenas resultados aproximados. Uma vez que as leituras de opacidade podem ser afetadas por sulfatos, hidrocloretos, vapor de água, bem como pela composição ou condições físicas (por exemplo, coagulação), nenhuma correlação precisa é possível.
Esperamos que não tenham ficado dúvidas sobre o teste e o laudo de opacidade. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos responder. Estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
10 armadilhas comuns na compra do carro usado
Motor a diesel disparado, e agora?
Limpeza de filtro de partículas, como fazer?
Fumaça branca quando acelera, o que pode ser?