Por que o trânsito pesado faz muito mal ao seu carro?
Atualmente a facilidade de se comprar um carro trouxe muita comodidade para as famílias, mas também aumento exageradamente o número de carros nas ruas. O número de veículos cresceu e as vias de trânsito não evoluíram no mesmo ritmo.
Este tipo de situação tem deixando muitas pessoas estressadas, mas saiba que não é apenas você pode ficar estressado, seu carro também sofre graves consequências neste tipo de situação. Estudos apontam que o item que tem o maior sofrimento em dias de tráfegos intensos é o freio.
Estes desgastes acontecem graças ao repetitivo anda e para, nestas ações nós utilizamos excessivamente os freios muito mais que os outros componentes. Com esta utilização elevada o freio fica sempre em atividade e funcionando sempre em altas temperaturas, isso acaba acentuando o seu desgaste. Caso você perceba qualquer tipo de vibração exagerada do volante ou do veículo ao frear, significa que possa existir um desgaste do sistema de freios.
Leia também
Outra grande atenção que deve existir com carros que transitam em cidades de tráfegos intensos são os pneus. Como os carros enfrentam uma grande quantidade de curvas, o desgaste pode ser prematuro caso exista uma calibração fora do ideal.
Outro grande problema é a menor circulação de ar. O motor sofre bastante no meio de um congestionamento, ele precisa funcionar sempre em temperaturas muito mais altas do que quando encontra caminho livre pela frente.
Nunca se esqueça de observar o nível óleo e mantê-lo sempre na metade da vareta de medição. A presença de água do sistema de arrefecimento precisa estar em ordem, tudo isso evita problemas mais graves em relação ao motor.
Agora vamos falar da embreagem. Os carros que tem câmbio manual sofrem grande desgaste em trânsito pesado. Ao andar com este componente desgastado o veículo acabada tendo um enorme consumo de combustível, além de aumentar o risco de acidente, uma vez que o carro perde a agilidade necessária.
O aumento de combustível em tráfegos intensos é extremamente superior, você deve saber que a prática de ligar e desligar a carro várias vezes não é recomendado e não faz nada bem pro seu automóvel.
Quando você repete esta operação você vai consumir mais carga da bateria e ainda vai prejudicar o motor de partida do veículo, tudo isso vai causar um problema futuro para ligar o automóvel.
Você deve lembrar que ficar muito tempo dentro do carro requer um ótimo funcionamento do ar condicionado, lembre-se de fazer periodicamente a higienização do mesmo para evitar fungos e bactérias. É necessário verificar o filtro e fazer a troca quando perceber a necessidade.
Agora você ficou ciente dos riscos e aprendeu o que não deve fazer quando estiver em engarrafamentos ou trânsitos lentos. Lembre-se de cuidar bem do seu automóvel, pois ele certamente vai te dar dor de cabeça se este cuidado não for tomado.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como saber quanto vale seu carro na hora de vender?
Revisão do carro, quais itens verificar?
Aquecimento do motor: 10 possíveis causas, consequências e sinais!
Filtro de combustível sujo, quais os sintomas?