Limpador de para-brisa: quando trocar?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O trabalho de seus limpadores de para-brisa é um humilde – mas importante. Eles são responsáveis ​​por deixar você ver claramente – através de neve, granizo, gelo, granizo e até lama e sujeira! Sem seus limpadores, você não seria capaz de ficar seguro na estrada.

E os limpadores precisam ser substituídos com bastante frequência – muitas vezes a cada 6 meses a um ano, dependendo do quanto você dirige, e quão tenso é o seu clima.

Neste artigo, vamos dar uma olhada nos principais sinais que você deve substituir seu limpador o mais cedo possível. Vamos começar.

Leia também

1. Limpador de para-brisa tem as borrachas rachando

A borracha em seus limpadores pode ser danificada pela exposição aos elementos e raios UV. Se a borracha estiver rachando ou parece frágil, não fará contato adequado com o para-brisa. Isso significa que o desempenho será afetado – e você não poderá ver claramente, o que poderá ser muito perigoso durante uma viagem chuvosa.

2. Sua palheta do limpador esta deixando listras no para-brisa

Limpadores deixando rastros são um sinal seguro de que seus limpadores de para-brisa devem ser substituídos. Um pouco de listras é normal – mas se você notar um pouco de sujeira ou água em seu para-brisa, mesmo depois de spray de líquido do limpador de para-brisa, seus limpadores podem precisar ser substituídos.

Seus limpadores podem estar sujos, e precisam ser limpos com um pano – mas é mais provável que a borracha esteja falhando e não se conecte com seu para-brisa corretamente.

Troca das palhetas de para-brisa

O momento certo da troca das palhetas acontece quando ela não consegue fazer a limpeza naturalmente. (Imagem: Popular Mechanics)

3. Palheta do limpador fazendo barulho

Se você estiver ouvindo muitos barulhos de seus limpadores quando eles são arrastados pelo vidro, provavelmente é hora de substituí-los. Mais uma vez, um pouco de rangido é normal – mas demais significa que o plástico está sendo arrastado pelo vidro, e a borracha não está contatando-o corretamente. Isso resulta em má visão durante a condução.

4. O quadro da palheta está dobrado ou danificado

Se uma área específica do seu para-brisa simplesmente não ficará limpa, confira o quadro da lâmina – o plástico rígido e metal que mantém a lâmina no lugar. Eles podem ser danificados facilmente. Isso é especialmente comum quando seu veículo dirige muito em barro e ambientes mais pesados.

Você pode remover sua lâmina de limpador enquanto está limpando seu carro ou dobrá-la permanentemente – resultando em mau desempenho na estrada.

5. O adesivo de borracha está falhando

Outra questão comum é que o adesivo de borracha que mantém a lâmina no quadro pode falhar. Isso pode resultar em mau desempenho geral e contato com o para-brisa. A lâmina de borracha “balança solta” ao redor, porque é apenas parcialmente mantida no quadro da lâmina.

Normalmente, isso é o mais perceptível em torno das bordas da sua lâmina, como é aí que o adesivo de borracha tende a falhar primeiro. Enquanto você pode ser capaz de colar a borracha de volta no lugar, isso geralmente é um sinal de que é melhor substituir seus limpadores de para-brisa completamente.

E você pode encontrar modelos de boas marcas online, até modelos diferentes das palhetas originais que são mais resistentes. Só pesquisar para garantir o melhor preço e evitar comprar falsificadas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário