Hyundai Veloster zero por 36 mil – Existe!
No Brasil, além dos baixos salários e dos altos e inúmeros impostos, também pagamos caro pelos veículos. Além do preço alto, eles também não vêm com muitos itens (tanto de série quanto opcionais) e a motorização e acabamento é bem inferior aos mesmos modelos disponibilizados no exterior.
Um ótimo exemplo que pode ilustrar bem essa situação é o Hyundai Veloster vendido no Brasil e o vendido nos Estados Unidos.
A primeira diferença é a motorização. O motor que equipa o Veloster nos Estados Unidos não é o mesmo do Brasil. Nos Estados Unidos, o Veloster vem com motor 1.6 16V GDi com tecnologia de injeção direta (o que contribui na economia de combustível) e potência máxima de 140 cv. Além disso, há opção de câmbio manual e câmbio automático de 6 velocidades e de dupla embreagem.
Leia também
- Rodas aro 17 cromadas – Quanto custam no Brasil e nos EUA?
- Problemas mais comuns nos carros mais baratos!
No Brasil, o motor é 1.6 16V DOHC (o mesmo que equipa o Kia Soul) com 128 cv de potência máxima e a única opção é o câmbio é automático de 6 velocidades sem dupla embreagem.

Hyundai Veloster - preço alto e motorização inferior
Outra diferença fica por conta do preço. Aqui no Brasil, o Veloster custa a partir de uns 75 mil reais. A versão top de linha deve custar em torno de 85 mil reais.
Nos Estados Unidos, o Veloster na versão de entrada sai por 36.457 reais. Já a versão top de linha (com motor mais potente, câmbio automático e todos os opcionais possíveis) custa 47.803 reais.
Outro detalhe que chama a atenção no Veloster disponível no Brasil é o valor das cores da pintura. Ao escolher uma cor metálica por exemplo, o consumidor vai ter que desembolsar 5 mil a mais só por isso.
No exterior, para as opções de cores e acabamentos internos não é cobrado nada a mais.
Mas um exemplo de como nós, brasileiros, somos tratados como palhaços pelas montadoras. Tudo isso porque aceitamos pagar o valor que elas impõem. A palhaçada foi tanta que, muitas das pessoas que compraram o veículo quando ele foi lançado, entraram na justiça e foram à mídia para reclamar já que na propaganda anunciaram outro motor e potência.
Assim, se você sonhava com um Veloster, é melhor optar por outro veículo. A não ser que você não se importe de gastar uma boa grana somente pelo design moderno e esportivo. Na hora da verdade, muitos outros carros vão te deixar para trás. No excelente vídeo abaixo você pode ver melhor o preço que é pago por um Veloster nos Estados Unidos. Assista até o fim que vale a pena.
Aproveite e saiba mais sobre preços de carros no Brasil. Todos nós devíamos apoiar o boicote às montadoras e deixar de comprar carro 0 km por um tempo. Quem sabe assim, elas começariam a cobrar um preço mais justo pelos veículos sem pensar tanto no lucro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também

Por que carros no Brasil são tão caros?

Quais os defeitos mais caros o seu carro pode apresentar?

Hyundai i30 Tourer – Versão perua com muita tecnologia!

Qual o melhor câmbio automático?