Capa para carro: qual a melhor?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Você não odeia quando um pássaro decide tratar o seu carro recém-limpo como um banheiro privativo? Você não odeia quando seu carro tem uma camada de folhas, galhos e poeira? E quanto aos milhões de pequenas frutas e seiva de árvores que caem em seu carro manchando a tinta o suficiente para exigir um polimento profissional?

Bem, a maioria dessas questões pode ser resolvida usando uma capa de carro. Aqui estão algumas coisas para lembrar ao escolher uma capa para o seu carro.

Compre sempre uma capa para carro que fique justa no veículo

Longe estão os dias em que os fabricantes faziam capas de carro individuais para cada modelo. Hoje, há tamanhos gerais, isto é, A, B, C, etc. que você pode usar para cobrir seu carro. Uma cobertura de tamanho ‘A’ é geralmente para pequenos hatchbacks, mais compactos, menores, e que vão ter um ajuste bem justo.

Leia também

A embalagem da capa também poderá ter uma lista de carros em que a capa se encaixará. Se você dirigir algo um pouco incomum, certifique-se de comprar uma cobertura que corresponda ao tamanho mais próximo do seu veículo, principalmente para carros maiores.

Capa para carro

A capa certa para o seu carro tem que ser mais justa para proteger o veículo da forma ideal. (Imagem: More Than Polish)

Uma boa capa protetora para carro tem amarras firmes

Normalmente, uma capa de carro terá apenas uma alça central com uma fivela de clipe. Se você estacionar seu carro em uma garagem fechada, isso geralmente seria suficiente. Se você estaciona seu carro na estrada, rua, ou em uma garagem aberta, você precisa de mais pontos de amarração.

A maneira mais fácil de amarrar a capa do seu carro é comprar cadarços de diferentes cores e cutucá-los através da capa para fazer novos pontos de amarração. Os lugares mais fáceis de amarrar sua cobertura são geralmente as rodas do seu carro e os ganchos de reboque. Usar cordas codificadas por cores também ajuda você a identificar rapidamente os lados esquerdo e frontal da sua capa.

Nunca use uma capa de carro na chuva

Usando uma cobertura de carro é a pior coisa que você pode fazer em seu carro na chuva. A água da chuva geralmente acaba se infiltrando entre a capa do carro e o corpo e se mistura com poeira. Depois que a água da chuva se dissipa, a capa, devido aos sedimentos de poeira acabará aderindo ao seu carro e vai mais frequentemente do que não acabar arruinando a camada de proteção da pintura do seu carro.

Em certos casos, especialmente com carros mais velhos, houve casos em que os proprietários tiveram que repintar completamente seus carros devido a esse fenômeno. Mesmo capas impermeáveis podem ser um risco.

Para locais onde há muita chuva e você quer proteger seu carro, há modelos de capas com “aros” de metal ou plástico que fazem um arco sobre o veículo. Mas cuidado, pois esses modelos são mais fáceis de serem roubados.

Limpe sua capa de carro pelo menos uma vez por semana

Uma cobertura de carro forma uma camada entre o seu carro e o ambiente empoeirado. Dito isto, uma capa de carro deve ser limpa pelo menos uma vez em uma semana para se certificar de que nenhum poeira residual se impeça pela capa e no corpo. A melhor maneira de fazer isso é tomar a ajuda de um amigo, agarrar cada extremidade da capa e dar-lhe um bom sacode. O grande volume de poeira na capa vai te chocar.

Nunca use uma capa de carro espessa

É sempre preferível usar um pano fino ou capa sintética em comparação com uma capa mais dura, mesmo que a capa plástica possa proteger melhor. Isso ocorre porque as capas mais grossas podem causar micro arranhões na tinta do seu carro quando se moverem com o vento.

Você já tem uma capa para carro? Como você escolheu seu modelo?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário