Assinatura de carros, como funciona?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Serviços de assinatura de carro são serviços que permitem que os consumidores paguem uma taxa mensal de assinatura para usar uma variedade de veículos sem ter que realmente possuir qualquer um deles. É semelhante à ideia de alugar um carro, exceto que os usuários de serviço de assinatura geralmente não estão limitados a apenas um veículo em particular, e muitos serviços também cobrem custos como seguro e manutenção. Os veículos são geralmente entregues aos assinantes e podem ser mantidos por um período de tempo, ou indefinidamente, dependendo do serviço. A quilometragem também pode ser restrita.

Leia também

O que é carro por assinatura?

Esses tipos de assinaturas podem ser oferecidos diretamente por fabricantes ou por empresas de terceiros. Os serviços do fabricante são tipicamente mais caros, mas oferecem uma maior variedade de comodidades. Também pode haver níveis para o serviço de assinatura, dando aos consumidores acesso a uma gama mais ampla de veículos (digamos, maiores, mais caros ou mais rápidos) por um preço maior.

Com serviços baseados em fabricante, os consumidores também são muitas vezes limitados a uma marca de carro. Normalmente, os serviços baseados em fabricantes também cobrem manutenção e seguros de veículos, portanto, enquanto esses custos podem ser cozidos na taxa de assinatura, os consumidores não terão que manter seu próprio seguro automotivo.

Serviços de terceiros podem oferecer veículos de uma variedade de fabricantes, geralmente agrupados em categorias com base em características semelhantes, como estilo corpo, tamanho, luxo ou esportivo. Esses serviços também podem ou não fornecer cobertura de seguro como parte da assinatura, portanto, certifique-se de que você é coberto antes de dirigir, seja por seu próprio seguro ou através do serviço de assinatura. Ao contrário dos serviços de fabricante, os veículos oferecidos por serviços de terceiros podem não ser carros novos.

Todos esses serviços podem ou não ser geograficamente limitados, também, portanto, dependendo de onde você mora, você pode não ter acesso a eles. Grandes cidades no Brasil são mais propensas a serem cobertas.

Você não possui o carro com um serviço de assinatura, assim como você não possui o carro se você estiver em um sistema de leasing. Em vez disso, você obtém o uso de um carro por uma taxa mensal com tudo incluído. A taxa geralmente cobre seguro, assistência na estrada e manutenção. Com alguns programas de assinatura de carro, uma característica fundamental é sua capacidade de trocar por carros diferentes com apenas alguns dias de antecedência, muitas vezes com um concierge entregando o veículo para você. Por exemplo, você poderia dirigir um sedã durante a semana e mudar para um carro esportivo ou um SUV para uma viagem de fim de semana.

Serviço de assinatura de carros

A assinatura de carros é um serviço que pode oferecer uma flexibilidade por um valor mais justo. (Imagem: Pulse News Korea)

Carro por assinatura: como funciona e quem oferece?

Fabricantes estão lançando serviços de assinatura em um ritmo estável. As empresas startup e os grupos de concessionária também estão no negócio de assinatura do carros, algumas especializando em um tipo de veículo específico. Por exemplo, há serviços de assinatura que tem apenas carros elétricos. Carregadores de casa e alguns créditos de carregamento estão incluídos.

Vantagens do carro por assinatura

Conveniência. A maioria permite configurar a assinatura online e gerenciá-lo através de um aplicativo de smartphone. A empresa geralmente entrega o carro para você.

Flexibilidade. Você pode mudar de carros com mais frequência do que com leasing ou compra.

Economias potenciais de custo. Não há pagamentos ou taxas de financiamento.

Nenhuma negociação. As taxas são definidas.

Menos compromisso. Alguns serviços de assinatura podem ser tão curtos quanto um mês.

Alguns compradores com crédito ruim  ou leve podem achar mais fácil ser aceito em um serviço de assinatura do que ser aprovado para um contrato de finanças tradicional ou programa de locação.

Desvantagens do carro por assinatura

A propriedade é importante para você. Você quer comprar um carro, pagar e estar livre de um pagamento mensal por alguns anos.

Restrições ao uso do carro. A maioria dos programas de subscrição de carro impõe regras sobre os motoristas e um número de acompanhamento de veículos. Mais sobre isso mais tarde.

Muitos carros de serviços de assinatura não tem apelo.

Mais uma vez, nenhuma negociação. Se você é alguém que espera por vendas de carros ou é bom em dirigir uma barganha dura quando alugar ou comprar, suas habilidades não serão usadas com planos de assinatura.

Carro por assinatura: preço

Os preços dependem dos carros e do serviço de assinatura que os oferecem. Programas de assinatura de carro também podem exigor algum tipo de taxa de início.

Os valores de carros por assinatura começam em até 2 salários mínimos por mês, podendo custar muito mais dependendo do modelo do veículo. Veículos de luxo ou maiores podem custar 6 salários mínimos ou mais.

Assinatura de carro é mais barato do que comprar ou fazer o leasing de um carro?

É difícil comparar os serviços de assinatura para comprar ou o leasing, porque as formas tradicionais de adquirir um carro e esses serviços são bem diferentes. Há também muita variação entre os planos de assinatura.

Num geral, os serviços de assinatura ainda saem muito mais caros do que a compra ou leasing de um veículo. À medida em que o serviço se popularizar, no entanto, os preços tendem a reduzir e aí, podem valer a pena pela comodidade.

O que mais eu preciso saber sobre serviços de assinatura de carro?

Os serviços normalmente verificarão seu histórico de crédito e condução antes de deixar você participar. Eles querem garantir que você possa pagar pelo carro a cada mês e que você é um driver seguro e responsável. Você normalmente precisará de um cartão de crédito para se inscrever e, na maioria dos casos, terá que concordar que a empresa pode verificar periodicamente seu registro de condução enquanto faz parte do serviço.

Os carros não são novos. Mesmo se você fosse para obter um carro atual de modelo de modelo, você não é garantido que será a primeira pessoa a dirigir. A maioria dos serviços de subscrição de carros oferecem carros com menos de 3 anos de idade, no entanto, e os programas mais premium prometem que eles estarão em excelentes condições.

Normalmente há limites de quilometragem. Alguns serviços permitem selecionar sua quilometragem e construir esse custo na taxa de assinatura mensal. Outros, como o cuidado pela Volvo, estabeleceram alocações de quilometragem anuais ou mensais. Em todos os casos, você pagaria por cada milha adicional, se você exceder os limites, assim como se você alugasse um carro. Como observado anteriormente, alguns programas de assinatura de carro não têm limites de quilometragem.

Pode haver restrições sobre como você usa o carro. As empresas estão gerenciando grandes frotas de carros e prometendo tempos de resposta curtos para assinantes que desejam mudar de veículos. Para fazer isso, eles têm que manter os carros em boas condições. E minimizar a perda, reparos e recondicionamento, eles colocarão limites sobre o que você faz com seus veículos. Estes variam, mas aqui estão alguns exemplos:

Muitos programas exigem que você transporte seus animais de estimação em transportadores, a menos que sejam animais de serviço. Se o seu cão vai andar fora de uma gaiola ou transportadora, você pagará um custo de reparo e limpeza.

A maioria dos serviços não permite fumar. Alguns podem cobrar uma taxa de “excesso de desgaste”, se houver um odor persistente quando você virar no carro.

Motoristas adicionais podem ter que ser autorizados pela empresa com antecedência (a menos que seja uma situação de emergência).

Você provavelmente será rastreado. As empresas querem saber onde estão seus carros, não apenas no caso de serem roubados, mas também no caso de um cartão de crédito de um assinante, ou um assinante viole o contrato de serviço. A tela observa que coloca um dispositivo de rastreamento em cada carro para registrar informações de localização e comportamento de motorista que pode violar o contrato de assinatura. Outros serviços também podem usar o rastreamento de veículos. Verifique o contrato do usuário ou a política de privacidade para obter detalhes. Entenda que, ao se inscrever para um serviço, você concorda em permitir que as empresas acessem e usem as informações do veículo armazenadas.

A cobertura de seguro pode diferir do que você tem agora. A maioria dos serviços inclui seguro na taxa mensal. A feira é uma exceção: permite que você use seu próprio seguro ou, se você se qualifica, você pode comprar cobertura da feira e incluí-lo em sua taxa mensal. Os limites e franquias variam e podem não ser o que você tem agora. Se você decidir se inscrever para um serviço de assinatura de carro, talvez queira revisar a cobertura com seu agente de seguros para ver se o que é oferecido é certo para você.

Ficou alguma d´vuida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário