A roleta russa das estradas brasileiras!

Em Leis e trânsito por Alex Benfica

Neste Natal resolvi pegar estrada para visitar minha avó no interior de Minas Gerais. Em menos de 1 hora de viagem me lembrei precisamente do motivo pelo qual não gosto de dirigir nos feriados prolongados: os desonestos que existem nas estrada.

Em um engarrafamento de 1 hora mais de 200 veículos cortaram caminho sobre o direito alheio trafegando pelo acostamento. Há alguns tão corruptos e descarados que chegavam a cortar caminho entrando e saindo de postos de combustível e restaurantes, se aproveitando de qualquer porção de terra que pudessem passar seu veículo e levar vantagem sobre quem estava andando na lei.

Leia também

Em mais uma ocasião presenciei ultrapassagens super perigosas em locais com sinalização de faixa contínua e sobre pontes! As aberrações que dirigiam tais veículos saíam em alta velocidade na contramão sem nenhuma preocupação sobre onde iriam enfiar o carro quando outro viesse na mão correta de direção. Eu tenho uma ótima sugestão para estes! São homicidas e suicidas velados que estão a mercê do acaso para assumirem o posto!

Cheguei a conversar pela janela do veículo com um destes condutores. Ele teve a audácia de dizer “ eu não estou fazendo nada errado”. Eu deixei claro que ele sabia e que estava dando um péssimo exemplo para os filhos que acompanhavam tudo, a cada viagem. Mas isso me alivia? Nada!

Sinceramente estou cada vez mais desanimado com esta país hipócrita, em todos os sentidos. Mas no trânsito é onde existem um dos piores problemas: a vida das pessoas está em jogo, diretamente! Achei um grande passo as modificações na lei seca aumentando as multas e tornando as provas em vídeos e testemunhais suficientes para indiciamento e sugiro algo novo a seguir!

Devem ser aceitas provas em vídeo e fotos para fins de penalização e multa devido a infrações de trânsito

Eu gostaria de começar uma discussão sobre tal sugestão nos comentários abaixo, nas redes sociais, nas festas de fim de ano. Os infratores que fingem cumprir a lei apenas quando tem certeza da fiscalização pensariam muitas vezes em desrespeitar quem estivesse gravando tudo! Além disso, câmeras em cruzamentos e vias muito movimentadas nas cidades poderiam ser usadas facilmente para aplicar multas a vários tipos de infração! A maior parte das infrações podem ser detectadas sem nenhum aparato tecnológico caro, precisam apenas do respaldo da lei para tornar válido o que já existe!

Prisma HFP 7856 cometendo infração de trânsito

Infração de trânsito gravada em vídeo. Um absurdo esse tipo de coisa ainda acontecer nas estradas brasileiras! (Foto: arquivo pessoal)

Um passageiro que viajava comigo fez alguns vídeos no dia 22/12/2012 pela manhã na BR 040, antes de Curvelo, mostrando o total desrespeito às leis de trânsito e principalmente aos outros motoristas.

Nos dois vídeos, as placas ficam bem legíveis se assistir em alta resolução!

Neste primeiro vídeo é possível ver diversos motoristas ultrapassando pelo acostamento, mesmo quando é necessário sair da estrada para isto.

Neste segundo vídeo fica claro que o motorista que ultrapassa e chega a parar seu veículo na contramão colocou todos os presentes em grande risco. É um Chevrolet Prisma placa HFP-7856, mostrado na figura do início deste artigo.

Em várias outras situações seria um crime colocar a vida de outras pessoas em risco como ocorre neste vídeo. Somente no trânsito tais barbaridades são tratadas como “infrações de trânsito”. O que foi feito aí deveria ser tão sério quanto manusear explosivos dentro de um avião ou em um local com grande fluxo de pessoas! Imagine se a carreta que passou  ( aos 00:35 )  perde o controle e passa por cima de todos os carros parados?

Cansei de discutir estes assuntos e ainda encontrar pessoas que consideram “normal” e até mesmo “inteligente” quem age desta maneira. O pior é ainda ser considerado “errado” não concordar com tais atitudes! Como se ganhar tempo “roubando” o tempo dos outros fosse algo comum. Isto está enraizado na cultura deste país. E há quem acredite que tal comportamento é restrito a certas classes sociais. Por tudo que já presenciei eu duvido muito. Se o carro pode ser usado como uma dica a respeito da condição social do indivíduo, eu já vi este tipo de comportamento abusivo tanto em Fiat Uno quanto em Hyundai iX35! É gente de todo tipo que faz isso!

Ainda acredito em maneiras de mudar isto através da conscientização mas acho também imprescindível que a lei facilite o processo de indiciamento. Quando fotos e gravações de vídeo puderem ser usadas como provas de infrações de trânsito, vai ser bem mais difícil escapar impune! Pior é pensar que esse cara só receberia como punição, no máximo, uma multa e pontos na carteira.

Se você tem algo a dizer, compartilhe, escreva, dê sua opinião aqui!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.

Um comentário para: “A roleta russa das estradas brasileiras!”

  • Leandro Israel

    Realmente muito bom se considerassem as filmagens! Até mesmo durante os dias “normais” poderiam ser úteis, por exemplo, dizem que motociclistas desrespeitam o trânsito, em contrapartida dizem que motoristas desrespeitam os motociclistas, e por isso são forçados a fazer barbaridades. Uma filmagem mostraria quem é o errado da vez. Mesmo vale para os pedestres cangurus que simplesmente pulam na faixa sem esperar os carros pararem, e então sendo atropelados!

    Responder

Deixe um comentário