Recorrer de multa! Passo a passo!
No artigo de hoje vamos ensinar os motoristas a maneira correta de recorrer de uma multa. Você vai ficar por dentro de todos os passos, os documentos que deve ter em mãos e também a maneira correta de apresentar o recurso. Veja tudo isso a seguir:
Recurso
É possível sim fazer uma contestação da penalidade de multa recebida na Notificação de Imposição de Penalidade. Também é possível recorrer da Multa por Infração à Legislação de Trânsito – MILT.
Este tipo de recurso poderá ser apresentado por uma pessoa física ou jurídica proprietária do veículo. Também pode ser apresentado pelo condutor devidamente identificado, embarcador ou pelo transportador que foi o responsável pela infração.
Leia também
Você deve saber que o julgamento em 1ª instância é feito pela Junta Administrativa de Recurso de Infrações – JARI. Já os casos de julgamentos em 2ª instância, são feitos pelo Conselho Estadual de Trânsito – Cetran.
Todos os pré-requisitos
Você deve entrar identificar qual foi o órgão responsável por efetuar a multa. Este dado é facilmente encontrado na Notificação de Autuação ou na Notificação de Imposição de Penalidade.
A partir desta informação você deve saber qual é o órgão que você deve procurar. Este serviço só poderá ser solicitado junto ao órgão autuador. Veja um exemplo, você deve procurar o Detran-SP, apenas se a multa tiver sido aplicada pelo Detran-SP.
Lembre-se que este recurso deve abordar o conteúdo da multa aplicada. Veja alguns pontos que fará com que este recurso não seja recebido:
- Quando este recurso for apresentado fora do prazo legal.
- Quando não for comprovada a legitimidade para recorrer.
- Quando não houver a assinatura do recorrente ou de seu representante legal.
- Quando não houver o pedido.
- Quando o pedido não possuir relação com o recurso de multa.
Quais documentos apresentar?
Você deve apresentar a cópia legível do requerimento de Recurso de Imposição de Penalidade dentro do prazo estabelecido. Este recurso precisa contar pelo menos os seguintes dados:
- Nome do órgão ou da entidade de trânsito que foi a responsável pela autuação ou aplicação da penalidade.
- Nome do requerente.
- Número do documento de identificação do requerente.
- Endereço completo com CEP.
- Número de telefone.
- Placa do veículo.
- Número do auto de infração de trânsito
Além de todos estes documentos citados anteriormente, o recurso deve apresentar uma exposição dos fatos com fundamentos legais e documentos que comprovem esta alegação. É indispensável à colocação da data e assinatura do requerente ou do seu representante legal.
Além do recurso contendo todos estes requisitos citados anteriormente, o requerente deve portar em mãos os seguintes documentos:
- Documento de identificação pessoal. Cópia do CNH, RG e CPF.
- Para substituir o RG, também são aceitos os documentos de identidade militar que são emitidos pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica.
- Documentos de identificação funcional emitidos pelas Polícias Federais e Estaduais.
- Documentos de identidade de Conselhos, Ordens de Classe ou Passaporte.
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
- Cópia da Notificação de Penalidade
OBS: se o condutor não tiver a notificação da penalidade em mãos, ele deve solicitar uma segunda via de multa não paga.
Caso este veículo seja de pessoa jurídica, a pessoa deve apresentar:
- Cópia do contrato social.
- CNPJ.
- Documento de identificação pessoal do representante da pessoa jurídica.
- Comprovação de poderes para representação legal.
OBS: Todos os documentos que precisam ser apresentados na hora de pedir o recurso precisam estar em ótimo estado de conservação.
Passo a Passo
Chegou a hora de conferir o passo a passo de tudo que precisa fazer.
- Você deve identificar qual o órgão responsável pela penalidade de multa foi aplicada.
- Em seguida você deve elaborar um requerimento para entrar com Recurso de Multa na primeira instância.
- Você deve protocolar o Recurso de Multa na Jari portando toda a documentação necessária.
- Você deve retornar pessoalmente para saber o resultado do julgamento do recurso.
Onde Solicitar?
Todas as informações podem ser obtidas com a Junta Administrativa de Recursos de Infrações, lembre-se que deve buscar a Jari que é responsável por efetuar a autuação.
Este recurso pode ser encaminhado diretamente para a Ciretran do município onde a autuação foi realizada via postal.
Enquanto o resultado do julgamento do recurso não sair, você pode solicitar uma vista ao processo. Para isso você deve redigir um requerimento de vista e apresentá-lo diretamente na Jari.
Recurso em 2ª Instância
Lembre-se que é possível recorrer em Segunda Instância, você deverá procurar sempre o Conselho Estadual de Trânsito. Busque sempre o Cetran do seu estado.
Estamos chegando ao final deste artigo e esperamos que vocês tenham tirado todas as dúvidas sobre os documentos, dados e informações indispensáveis para estes recursos. Deixe-nos um comentário caso ainda exista uma dúvida.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Multas PRF, como verificar?
O que é auto de infração?
Documento do carro não chegou! Posso dirigir?
Recebi notificacao de multa! O que fazer?
2 comentários para: “Recorrer de multa! Passo a passo!”
Keli
Sou taxista tenho 2 carro só trabalho com um o outro fica na zona rural levei uma multa sem esta no local com o carro que fica na zona rural.
Equipe Carro de Garagem
Keli, comprove isso tirando fotos e seguindo os modelos para recorrer de multas.