O que fazer se você tiver uma bateria descarregada?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O que fazer quando você tem uma bateria de carro morto depende do que causou o problema. Algumas soluções são mais fáceis do que outras, e é uma boa idéia pesquisar o que fazer no caso de uma bateria de carro inoperante para que você fique mais ciente do que pode dar errado e do que fazer a respeito. A seguir está uma lista de diferentes problemas que podem causar a morte de uma bateria de carro e opções para o que fazer em cada caso.

Carro com bateria descarregada e a solução da chupeta

A maneira mais comum de consertar um carro que está completamente sem carga é ligar a bateria do carro. Para fazer isso, você precisará ter um carro em funcionamento que possa ser usado para dar um impulso a sua bateria morta ao lado de seu carro. Os cabos de ligação são necessários para este processo, por isso, se já não tem um par no seu porta-malas, deve comprá-lo o mais rapidamente possível. Abra os capôs ​​de ambos os carros e conecte o cabo positivo ao terminal positivo da bateria boa, então ao terminal positivo da bateria morta. Em seguida, conecte o cabo negativo ao terminal negativo da bateria boa e, em seguida, ao chassi ou motor do carro com a bateria descarregada. Comece o carro em funcionamento e deixe-o em marcha lenta por alguns minutos. Seu carro agora deve poder começar.

Leia também

Bateria descarregada

Recupere a bateria do seu carro em situações emergenciais para que você não fique parado na estrada. (Foto: AskMen)

Reparo do carro sem bateria

Quando você chegar em casa após o salto a chupeta no carro, você deve verificar para se certificar de que está em boas condições de trabalho. A menos que você tenha deixado as luzes acesas para drenar a bateria, pode haver um problema com a bateria que está causando a morte, como um dreno na bateria do carro. Você deve estar mais desconfiado de que esta é a bateria do seu carro morre com freqüência. Abra as tampas da bateria e verifique os níveis de eletrólitos. Se eles estiverem baixos, você pode cobri-los adicionando água destilada. Se os terminais estiverem corroídos, você pode limpá-los com uma escova de aço e uma mistura de água e bicarbonato de sódio.

Bateria do carro arriou sem motivo, então é hora de trocar

Depois de fazer todo o trabalho de manutenção necessário, é hora de verificar a bateria com um voltímetro e um hidrômetro. Use um voltímetro enquanto o carro estiver desligado para encontrar a voltagem entre os dois terminais. Uma leitura normal é entre 12,6 volts e 12,8 volts. Cole o hidrômetro nas células eletrolíticas para medir a concentração de ácido sulfúrico. Deve ler em torno de 1.215 a 1.28. Se qualquer uma dessas leituras for muito baixa, é hora de substituir a bateria do carro. Ao substituir uma bateria, certifique-se de que a peça tenha as mesmas especificações elétricas e dimensões físicas que a antiga.

https://youtu.be/5UCoZ3PxXLU

É muito frustrante ter uma bateria de carro descarregada e, pior ainda, se você não sabe o que fazer sobre isso. Ao tomar o tempo para pesquisar os diferentes problemas que podem dar errado com as baterias do carro para fazê-los morrer, você estará mais consciente de como diagnosticar e consertar o problema quando ele surgir.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário