Posso dirigir descalço?
Há um grande nível de incerteza em torno da ilegalidade ou não de andar descalço no Brasil, com várias razões citadas para explicar por que você está violando a lei. Muitas pessoas que andam de chinelos e sandálias retiram os calçados para poder dirigir descalços. Mas isso seria ilegal? Será isso possível de fazer?
Posso dirigir descalço?
Embora todos possam ser pontos válidos, nenhum deles é tecnicamente correto. Aqui está a lei em poucas palavras: não é ilegal dirigir no Brasil sem sapatos. Isso vale para qualquer tipo de veículo, seja um carro, caminhão, caminhonete ou moto. Porém, há um problema.
Leia também
Você pode ficar ao volante de um veículo com os pés descalço, desde que seja capaz de operar os controles com segurança. Se você faz isso com os pés molhados, por exemplo, pode estar colocando você, seus passageiros e outros usuários da estrada em risco por não conseguir dirigir com segurança.
E embora não seja ilegal dirigir sem sapatos, isso não significa que esteja certo.
Evite pilotar descalço usando um calçado ideal
De acordo com órgãos de trânsito no mundo todo, sapatos adequados são particularmente importantes ao volante. Não é recomendável dirigir descalço, porque você não tem a mesma força de frenagem com os pés descalços do que com os sapatos. Algumas diretrizes podem ajudar na escolha do calçado ideal para evitar riscos. Seu sapato deve:
Ter uma sola não mais espessa que 10mm, mas a sola não deve ser muito fina ou macia.
Oferecer aderência suficiente para impedir que o pé escorregue dos pedais.
Não ser muito pesado
Não limitar o movimento do tornozelo.
Ser estreito o suficiente para evitar pressionar acidentalmente dois pedais ao mesmo tempo.
Isso categoriza tecnicamente alguns tipos de calçados – como sapatos de salto alto e chinelos – inadequados para pilotar um carro. Enquanto calçados leves, frágeis e pouco práticos podem ser perigosos, sapatos resistentes e robustos, como botas para caminhada ou neve podem ser ideais.
Cuidados ao escolher o calçado para dirigir
É importante ter uma boa base e aderência para aplicar pressão nos pedais, mas você precisa de um certo grau de delicadeza para manipular os controles. Caso contrário, você poderá acionar o freio e o acelerador juntos, produzindo um incidente.
Claro, isso tudo não impede algumas pessoas. Muitos motoristas dirigem sapatos que não lhes dão o controle adequado sobre o carro. Você não iria correr de salto alto ou chinelo; então, por que usá-los quando está ao volante?
Muitos fazem. Segundo pesquisa, 40% das mulheres saem às ruas de salto alto, enquanto 39% usam chinelos e 24% andam descalços.
Mais de um quarto dos motoristas do sexo masculino (27%) também admitiram dirigir em chinelos, enquanto 22% também não usam nada nos pés.
O que é o melhor a fazer então?
Dirigir com sapatos menos do que práticos além de poder resultar em multa, também te leva a ter a responsabilidade como motorista de manter os padrões na estrada. Se sua seleção de calçados dificulta isso, você está se colocando em risco e aos outros motoristas e até pedestres. Principalmente em motos, os calçados são também um equipamento de segurança para garantir sua proteção.
Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos responder. Estamos aqui pra ajudar no que vocês precisam.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Lei Seca: tudo o que você precisa saber sobre as consequências de beber e dirigir
7 dicas de segurança nas estradas
Caí de moto. O que fazer?
Como andar de moto: 10 dicas para iniciantes