Como funcionam os motores rotativos?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

No artigo de hoje vamos conhecer tudo sobre o motor rotativo. Saiba tudo sobre este que é um motor de combustão interna, mas ele funciona de uma maneira totalmente diferente do motor a pistão convencional.

Como seu próprio nome sugere, este motor funciona em um sistema rotacional, o que isso significa? Isso quer dizer que ele repete as mesmas tarefas continuamente, mantendo o mesmo tipo de atividade em todas as fases de seu funcionamento. Para entender melhor, vejam todas as fases e suas funções nas observações feitas a seguir:

Leia também

Como funciona o motor rotativo?

Infográfico do funcionamento do motor rotativo

Maior suavidade

Este tipo de motor é composto por um conjunto de peças que giram continuamente em uma direção. Isso faz com que os motores rotativos sejam mais balanceados internamente. Esta característica é responsável por diminuir bastante qualquer tipo de vibração do motor na hora de seu funcionamento.

Como funciona o motor rotativo?

Características das peças do motor rotativo

Chegou a hora de conhecer melhor cada peça que compõe este maravilhoso sistema que existe no motor rotativo. Confiram quais são e todas as suas funções abaixo:

Rotor

Carcaça

Árvore de saída

Certamente ficou bem mais fácil entender o funcionamento dos motores rotativos não é mesmo? Agora é chora de você deixar um comentário com sua opinião sobre nosso artigo, ajude-nos a deixar o site ainda melhor!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário