Como fazer outra chave para o seu carro?
Apesar de grande parte dos carros vendidos no país serem populares, alguns oferecem chaves mais tecnológicas.
Com isso, muitas pessoas preferem optar por esse tipo de chave do que as comuns.
O problema surge quando é necessário fazer uma cópia da chave. A maioria dos proprietários não sabem como proceder diante dessa situação.
Assim, falaremos um pouco mais sobre cada tipo de chave e qual procedimento deve ser tomado caso seja necessária uma nova chave.
Atualmente, há vários tipos de chaves de carro. As mais conhecidas são:
Chave comum: é a velha e conhecida chave. A cópia pode ser feita em qualquer chaveiro e não é necessária nenhuma condição especial.
Leia também
- Luz da injeção eletrônica não apaga, mesmo depois da manutenção! O que fazer?
- Carro com botão de partida: agora tem norma
Chave Canivete: é aquela chave que fica junto do controle do alarme. Possui um botão que faz com que a chave saia para fora, igual à um canivete. A maioria delas vêm de fábrica mas, também podem ser adaptadas às chaves comuns e diversos modelos de veículos. Há opção de codificada e não codificada. Cada marca/modelo possui um tipo de lâmina. Então, basta levar a chave original ou a reserva no chaveiro que ele faz uma cópia na lâmina virgem.
Chave Codificada: esse tipo de chave possui um dispositivo, chamado Transponder, que leva um código de identificação. Esse código também fica armazenado no central code do veículo. Assim, quando a chave é inserida, a central identifica se o código é o mesmo. Estando correto, o carro é liberado e o motor pode ser acionado. Essa opção existe tanto no modelo de chave comum quanto no canivete. Para fazer uma cópia da chave codificada é necessário ir até um chaveiro ou concessionário com o código em mãos. Caso tenha perdido o código, é possível conseguí-lo novamento na concessionária (mediante pagamento) ou o chaveiro pode tentar acessar a central para obter o código. O valor varia de acordo com o tipo de serviço.
Chave Presencial/Chave Inteligente: atualmente, os carros com preço um pouco mais elevado vêm com esse tipo de chave. Ela possui um sistema wireless que permite abrir e até ligar o veículo apenas com as chaves até 80 cm de distância, dispensando a necessidade de inserção. Basta girar uma alavanca ou apertar um botão para que o veículo ligue. Caso a chave dê problema ou seja necessário fazer uma cópia, esse tipo de serviço é realizado somente nas concessionárias.
Lembre-se que, independente do tipo de chave, o seu veículo não estará totalmente seguro. No Brasil, os veículos com chave presencial ainda são considerados os mais seguros. Porém, no exterior já fizeram pesquisas que identificaram que esse tipo de chave é facilmente crackeada.
Infelizmente, para maior segurança do veículo, também é necessário fazer uso de alarmes, bloqueadores e todos os tipos de parafernália. Mesmo assim, não ficará 100% seguro.
Aproveite e veja também o que fazer para adquirir uma nova placa do carro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como trocar filtro de óleo do carro? Qual ferramenta usa?
Máquina de fazer chaves codificadas vale a pena?
Perdeu a placa do carro? Como comprar outra nova?
Como descobrir o código da chave codificada?
Um comentário para: “Como fazer outra chave para o seu carro?”
Aurélio
Gostei das informações. Parabéns pelos esclarecimentos, os quais nos deixam mais atentos.