Chave codificada não funciona, e agora?
As chaves codificadas são uma conveniência maravilhosa, mas podem causar dores de cabeça quando param de funcionar. Você vai querer obter sua chave codificada funcionando novamente o mais rápido possível, então compilamos os problemas superiores que afetam as chaves codificadas e como você pode consertá-las.
Chave codificada parou de funcionar, e agora?
Uma chave codificada pode parar de funcionar por algumas razões:
Bateria fraca – tente substituir a bateria antes de qualquer outra etapa.
Ele precisa ser redefinido ou reprogramado – consulte o manual do seu proprietário sobre como reprogramar sua chave codificada.
Leia também
Desgaste e outros problemas – abra a chave codificada e verifique as peças mecânicas e fiação dentro para ver se há algum defeito ou detritos.
A marca, o modelo e o tipo de chave que você possui vai mudar as etapas, já que muitos fabricantes gostam de personalizar a maneira como as chaves são feitas e programadas. Neste guia, ficaremos mais aprofundados em como corrigir cada problema em potencial abaixo, bem como desbloquear seu carro se a chave não estiver funcionando. Apenas continue lendo!
Como consertar uma chave codificada que não funciona?
Lembre-se de consultar primeiro o manual do seu proprietário para obter uma compreensão se essas etapas específicas funcionarão com o modelo ou a chave específica antes de começar. Lendo no começo economizará muito tempo e esforço durante todo o processo.
Como você verifica se uma chave codificada está funcionando?
Algumas chaves incluem um pequeno LED que acende quando você pressiona um botão, o que é muito conveniente. Se a sua chave não tiver esse recurso e ainda não está recebendo uma resposta, tente colocar uma nova bateria e reprogramando. Se isso não funcionar, é provável que sua chave esteja quebrada ou algo esteja errado com o receptor do seu carro.
Como substituir a bateria fraca da chave do carro?
Um key fob pode não estar funcionando por um motivo tão simples quanto ter uma bateria fraca. Antes de passar para qualquer outra etapa, substitua a bateria para ver se isso resolve o problema.
Sua chave terá um controle deslizante pequeno, alternar ou uma pequena lacuna que você pode usar para abrir para chegar à bateria. Tome nota de que tipo de bateria já está lá e que maneira ela está enfrentando (eles geralmente são as baterias em forma de disco) para que você saiba que tipo você precisará. Algumas baterias em forma de disco fornecem tensão semelhante, mas são tamanhos ligeiramente diferentes.
Verifique novamente o seu manual e veja o que outras pessoas dizem na Internet antes de experimentar diferentes tipos de baterias. Quando você coloca a nova, certifique-se de orientar da maneira correta. Coloque a tampa de volta e teste-a para ver se isso corrigiu o problema.
Redefinir ou reprogramar a chave codificada do veículo
Às vezes, você precisará redefinir sua chave depois de substituir as baterias. Se for esse o caso, aqui está um guia passo a passo rápido para como redefini-la:
Consulte o manual do seu proprietário. Alguns fabricantes e modelos exigem etapas ligeiramente modificadas para reprogramar adequadamente a chave, por isso é melhor verificar o manual para instruções primeiro.
Encontre a fechadura da porta do lado do motorista. A fechadura pode ser escondida sob uma pequena tampa ao lado da maçaneta da porta. Geralmente, há uma pequena lacuna para inserir sua chave ou uma chave de fenda para aparecer.
Desbloqueie a porta com sua chave de metal. Depois disso, os passos geralmente começam a diferir dependendo do modelo e do fabricante. Quase todos eles precisam inserir a chave na fechadura externa em algum momento.
Insira a chave na fechadura ou ignição e siga as instruções no manual.
Se você possui uma entrada sem chave e uma chave codificada, a concessionária terá que reprogramá-la. Essas chaves na concessionária geralmente apresentam um código de rolamento, o que significa que o código enviado entre o carro e a chave muda toda vez que eles são usados para impedir os ladrões de carros. Um código de rolamento adiciona segurança, mas faz uma reprogramação caseira muito mais complicada, se não impossível.
Quanto custa reprogramar uma chave codificada?
O custo de reprogramação de uma chave depende de que tipo e marca do veículo. Algumas concessionárias e chaveiros programarão uma chave gratuitamente, mas outras podem cobrar você pelo custo do trabalho. Se eles cobram por isso, você pode estar olhando para uma conta de 12% do salário mínimo a 1 salário mínimo.
Normalmente, você pode fazer tudo em casa e poupar dinheiro. Você pode encontrar instruções para programar uma chave pelo manual do seu proprietário. E se você não tiver a versão física, você sempre pode procurar online.
Desgaste da chave codificada
Limpar sua chave e verificar as peças mecânicas para o desgaste é muito mais simples do que você imagina. Nós só recomendamos tentar este passo para que não são de partida sem chave. Eles são feitos de forma diferente e podem custar centenas de reais se você cometer um erro. Aqui estão alguns passos fáceis de seguir:
Abra a chave à procura de uma pequena lacuna na costura para inserir uma chave de fenda e prepará-la. Alguns fobs podem ter um parafuso mantendo as duas metades juntos, então você pode ter que desparafusar o primeiro a entrar.
Use o ar enlatado para pulverizar o interior. Remova a bateria e deixe-a de lado. Você pode aproveitar esta oportunidade para substituir a bateria depois de colocar tudo de volta. Mas por enquanto, não pode estar na chave codificada.
Remova a almofada de botão do controle remoto e esfregue o álcool com cotonetes em torno dos botões e quadro para limpá-lo. Deixe secar antes de colocar a chave de volta junta.
Remova a placa de circuito. Após o uso repetido, os contatos entre os circuitos podem desgastar e não tocar em correntes adequadas para passar. Os contatos são geralmente de ouro colorido. Limpe-os com mais álcool e cotonetes. Deixe-os secarem, em seguida, remontar a coisa toda e testá-lo.
Se isso não funcionar, você pode ter que construir ou reaplicar os pontos de contato. Você pode usar pequenas quantidades de tinta metálica ou solução de revestimento condutor para reconectar os contatos. Ser avisado: eles só devem tocar nos pontos de contato e nada mais, ou eles poderiam arruinar a placa de circuito. Deixe secar por pelo menos 12 horas antes de colocar a chave junta novamente.
Se nenhuma dessas etapas funcionou, ligue para sua concessionária de carros local e pergunte se há outros problemas em potencial. Você também pode comprar chaves no mercado secundário. Nem toda chave desse mercado funciona com todos os modelos, então verifique isso primeiro.
Como abrir o carro sem a chave codificada?
Se você tem uma chave de metal para esse carro, você pode usá-lo para bloquear manualmente ou desbloquear seu carro. A fechadura física estará à vista de alguns modelos mais antigos, mas para os outros, eles podem estar escondidos. Se você não vê um bloqueio na porta do motorista, verifique a moldagem de plástico ao lado da alça. Você pode aparecer usando uma chave de fenda ou outra ferramenta fina e robusta, se não for desligado facilmente. A fechadura deve estar por baixo.
Para salvar algumas dores de cabeça e tempo, prepare uma chave de metal de backup e uma chave em um chaveiro. Eles são uma alternativa mais barata que o permite entrar em seu carro se você perder sua chave principal.
Se você tiver um sistema de entrada e início sem chave, você ainda está coberto. A maioria dos fabricantes tem um serviço de emergência que pode desbloquear e iniciar seu carro remotamente através de um aplicativo ou telefonema. Outros oferecem assistência na estrada. Alguns modelos até têm uma chave de emergência escondida dentro doa chave codificada que você pode usar. Consulte o manual do seu proprietário para ver quais opções você tem enquanto estiver fora e sobre.
Agora que passamos pelos problemas proeminentes com chaves codificadas de carros e como consertá-las, você pode descansar fácil. Agora você sabe como substituir a bateria, reprogramar, limpar e corrigir. A estrada aberta é sua mais uma vez.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
O que é chave codificada? Como funciona?
Chave do carro: como troca? E se eu perder?
Solução para bateria, o que é? Como usar?
Como fazer outra chave para o seu carro?