O que é bronzina do motor?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Um mancal liso, também conhecido como bucha ou bronzina, é um elemento mecânico usado para reduzir o atrito entre eixos rotativos e membros de suporte estacionários. Normalmente, uma bronzina depende de metal macio ou plástico e um filme de óleo para apoiar o eixo rotativo na parte do eixo temperado.

O que é bronzina do motor?

Os mancais e bronzinas são usados ​​principalmente em máquinas com componentes de eixo rotativo ou deslizante. Bronzinas e mancais não possuem elementos rolantes. Alguns são feitos de metal relativamente macio, para proteger o eixo. Eles também são feitos de outros materiais, dependendo dos requisitos de aplicação e carga. Outras buchas podem ser usadas para gabaritos de alinhamento em operações de perfuração.

Leia também

No motor, a bronzina é uma camada de metal macio e mais barato que é usado para proteger o metal do motor. Assim, o eixo pode correr normalmente e desgastar apenas as bronzinas, que são mais fáceis e baratas de substituir do que corrigir o desgaste do metal do motor.

Funcionamento da bronzina de biela e mancal

Uma aplicação comum dos mancais e bronzinas é no suporte dos eixos de um motor. As superfícies altamente polidas do forjamento são os encaixes dos mancais principais e dos mancais da biela. Os mancais principais se assentam no cárter. Os mancais e bronzinas principais são feitos como conchas inferior e superior. Eles são instalados em partes usinadas da carcaça do cárter.

Os mancais principais do motor operam principalmente no chamado regime hidrodinâmico, o que significa que, em condições normais, as bronzinas e as bronzinas e mancais são separados por uma cunha de óleo formada à medida que o eixo gira. O óleo é bombeado para o mancal através dos orifícios de alimentação que distribuem o óleo nos mancais principal e da biela.

As bronzinas são utilizadas em grandes turbomáquinas industriais, como compressores e turbinas. Muitos mancais neste serviço são hidrostáticos, o que significa que o eixo pode ser suportado por uma película de óleo, mesmo quando não está em rotação. Às vezes, os mancais são segmentados, e às vezes as bronzinas podem se inclinar para suprimir um fenômeno conhecido como giro ou chicote no eixo.

Bronzinas em carros

As bronzinas protegem o motor e reduzem o desgaste e atrito. (Foto: Daido Metal)

Uma forma comum do mancal de apoio basculante é usada como mancal de pressão em grandes turbomáquinas. Geralmente, as superfícies de tais mancais são revestidas com metal patente. O metal patente é um metal branco relativamente macio que suporta a lubrificação por filme fluido e fornece uma superfície de perdão se contatado pelo munhão do eixo endurecido.

Os mancais de motores automotivos geralmente são revestidos em bronze e por isso, vem o nome bronzina. Os mancais de bronzina nesses tamanhos grandes geralmente são projetos divididos, semelhantes aos mancais principais do motor, que permitem a remoção de rotores grandes para manutenção.

Quando preciso trocar as bronzinas do motor?

No manual de serviços de um veículo, há uma tabela de desgaste máximo para as bronzinas e mancais de um veículo. Ao abrir o motor, o mecânico deve medir as bronzinas e verificar se estes componentes estão dentro das especificações do manual. Caso o desgaste esteja acima dos limites, as bronzinas precisam ser substituídas e apertadas de acordo com as tabelas dos diferentes veículos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário