Nissan Versa: preço, interior, e versões!
A atual linha da Nissan reflete seu lugar como uma das marcas mainstream do país, cheia dos tipos de veículos que os brasileiros estão passando a amar cada dia mais: picapes e SUVs. Mas a empresa fez seu nome aqui com carros pequenos e baratos que postaram excelentes figuras de economia de combustível.
Nos últimos anos, o Nissan Versa tem sido a entrada da empresa no segmento menos dispendioso do novo mercado de carros, os carros subcompactos. Ao longo dos anos e suas três gerações, está disponível como um hatchback e um sedã, oferecendo uma alta confiabilidade e um excelente consumo de combustível.
Leia também
Nissan Versa terceira geração: a partir de 2020
O Nissan Versa foi redesenhado para o ano modelo 2020. Sua primeira revisão significativa em oito anos, o Versa só foi oferecido como sedã desta vez. O SUV do Subcompacto Kicks efetivamente substituiu a versão hatchback após 2019.
Após anos de críticas ao longo de seu estilo mundano e dinâmica de condução maçante, o Versa recebeu uma revisão significativa. Embora tenha sido baseado em mecânicos fortemente retrabalhados do carro de saída, o novo Versa parecia substancialmente diferente, emprestando liberalmente a partir do Altima e do Nissan Maxima.
O olhar mais baixo e mais amplo também foi unido por dentro por um design mais moderno de painel, sistemas atualizados de infotainment e tecnologia de assistência de motorista mais avançada. Dito isto, o novo sedã Versa é menor do que o seu antecessor.
Um motor de 122 cavalos, 1,6 litros de quatro cilindros é a única escolha para este veículo. Embora uma transmissão manual de cinco velocidades permaneça padrão no modelo de base, a maioria das versas continuou a ser equipada com uma transmissão automática continuamente variável (CVT). Ainda assim, o motor mais potente foi uma melhoria considerável sobre o modelo anterior.
Nissan Versa segunda geração: de 2012 a 2019
O Versa entrou em sua segunda geração para o ano modelo de 2012 e foi oferecido em três níveis de acabamento: a base, o SV e o SL. O hatchback Versa foi interrompido em um submodelo separado, o Versa Note.
Nissan fez o já espaçoso Versa ainda mais no interior, com mais espaço nobre.
Os preços também ficaram baixos, com a versão base passando a concorrer com os sedãs compactos das marcas que já dominavam o mercado brasileiro.
Todos os Versas usaram um motor de 109 cavalos, 1,6 litros de quatro cilindros, produzindo 13 cavalos de potência menor que o modelo anterior. Mas foi significativamente mais eficiente em termos de combustível, com até 16 km/l nas estradas.
Um câmbio manual de cinco velocidades foi padrão em modelos S e SV, enquanto um CVT foi padrão no topo SL e opcional em outro lugar.
Novos recursos disponíveis no Versa, dependendo do modelo, incluíram a tecnologia start/stop, a conectividade Bluetooth e a navegação integrada. Para 2013, a Nissan acrescentou um acabamento na versão S. Esta versão adicionada ao modelo de base do CVT, um spoiler traseiro, sistema de som de quatro alto-falantes e controle de cruzeiro. E o modelo da base tornou-se disponível com uma transmissão automática de quatro velocidades em vez do CVT.
Havia poucas alterações até 2015, quando todos os versas ganharam um estilo exterior ligeiramente revisado e a conectividade Bluetooth padrão. Havia ainda menos mudanças no versa até 2018, quando um novo sistema de infotainment foi faseado, adicionando uma tela sensível ao toque, Bluetooth, rádio por satélite, conectividade USB e uma câmera de ré opcional.
Levou até 2019 para o Apple Carplay e a compatibilidade com a Auto Android para serem fases na edição especial.
Nissan Versa de primeira geração: de 2007 a 2011
Primeiro aparecendo como um hatchback de cinco portas, os modelos do Versa de primeira geração eram o SL e SL melhor equipado. Ambos os modelos usaram um 122 cavalos de cavalo, 1,8 litros de quatro cilindros – poderosos para esta classe de carro na época. Um manual de seis velocidades foi a transmissão padrão, e um automático de quatro velocidades foi opcional para a base S. O SL oferecia um CVT.
Modelos S eram muito básicos com janelas manuais e travas elétricas, mas também incluíam seis airbags. Amenidades de poder, freios anti-bloqueio (ABS), e ar condicionado foram opções. Os modelos SL receberam todos esses recursos, junto com rodas de liga, mas também ofereceram recursos incomuns para a classe, como Bluetooth.
Um sedã Nissan Versa chegou para 2007, espelhando o equipamento do Hatchback. Para 2009, o Versa sedan veio padrão com um cilindro de 1,6 litros com 107 cavalos de potência e uma transmissão manual ou automática.
O primeiro Versa chega então ao Brasil em 2011. E em 2021 o Versa deixa de ser oferecido no Brasil, abrindo espaço para os SUVs compactos que dominam o mercado.
Nissan Versa: preço
O modelo mais moderno, chamado de V-Drive, começa em 86 salários mínimos e vai até 110 salários mínimos.
Modelos mais antigos começam a partir de 30 salários mínimos com menos de 100.000 km rodados, em bom estado de conservação.
O preço médio está entre 50 e 60 salários mínimos para o Nissan Versa usado em suas versões mais completas.
O que acham do Nissan Versa? Vocês já tiveram, tem, ou querem um?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Nissan Tiida Sedã 2013 – Preços e fotos
Nissan March : o carro popular japonês no Brasil
Nissan Skyline: versões e preços
Como escolher o melhor SUV usado?