Hyundai I30: luxo para seu passeio!

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O Hyundai i30 é o concorrente do Golf e do Focus no Brasil. A marca sul coreana vem se destacando por lançar carros que oferecem uma excelente relação entre custo e benefício, com uma mecânica barata e extremamente confiável. Com o i30, não foi diferente.

Quem se interessar pelo i30 deve lembrar que a marca não busca ser a melhor em conforto, ou ter o melhor motor do mundo. A Hyundai é conhecida por oferecer o máximo de tecnologia e luxo por um preço justo. Isso inclui oferecer carros que tem peças duráveis, bem fabricadas e, ao mesmo tempo, baratas. 5 anos de garantia oferecidos pela Hyundai ainda merecem um destaque especial em relação aos concorrentes.
Vamos agora falar um pouco mais do luxo e qualidades do i30.

Leia também

Hyundai i30: desempenho

O i30 tem um motor que entrega o torque e potência ideais para um passeio confortável. Como é o veículo intermediário da Hyundai, acima do HB20, a Hyundai entrega um motor que tem uma relação de torque e potência ideais para o passeio e transporte na cidade, além de pequenas viagens. Lembrando: é um motor equilibrado, que não peca pelo excesso nem pela falta de torque e/ou potência.

Aliás, o passeio confortável é um dos pontos mais positivos do i30. Uma suspensão de ótima absorção de impacto. Alguns podem se sentir um pouco incomodados com a “maciez” do amortecimento, mas faça uma viagem em uma estrada irregular ou esburacada, e você verá a diferença que é dirigir um i30.

Desempenho do i30

O i30 entrega um desempenho equilibrado ao seu motorista, não pecando pelo excesso nem pela falta de potência e torque no motor. (Foto: www.car.blog.br)

Hyundai i30: dirigibilidade prazerosa e estável

A Hyundai parece levar a todos os seus veículos algumas características de seus famosos SUVs. Uma dessas características é a estabilidade na direção. Temos um carro que é fácil de conduzir, e que dá segurança nos movimentos. Não é a toa que os carros da sul coreana recebem boas notas em testes de segurança.

Versões mais completas do i30 ainda incluem um sistema de dirigibilidade flexível, que pode alterar a distribuição do peso e carga das suspensões, adequando a estabilidade do cargo ao seu estilo de direção.

Um problema do Hyundai i30 é a vibração do motor, presente e audível em rotações mais altas e em velocidades maiores. Assim como os “irmãos maiores” da marca, lembramos que os carros da Hyundai são geralmente voltados para uma direção em velocidade de cruzeiro (até 120 km/h) para o conforto ideal.

A troca de marchas é bem natural no i30, tanto na versão manual quanto na versão automática. Não há nada a reclamar ou comentar aqui, só elogiar.

Conforto dentro do i30

Novamente, inspirado nos SUVs da sul coreana, o i30 tem muito espaço interno e uma série de ajustes que podem ser feitos no volante e nos assentos. A visibilidade da estrada é boa, e a altura do veículo é ideal.

Os sistemas integrados ao i30 não são os mais modernos da Hyundai, mas são incrivelmente fáceis de usar, desde o ar condicionado até o sistema Bluetooth.

No acabamento, o luxo interno combina de forma ideal com a praticidade e resistência dos materiais, e é exatamente o que os veículos desse porte também oferecem.

E muito espaço de armazenamento!

É espaço para as pernas, espaço na frente do carro, atrás, nas portas. Parece que a Hyundai quer te dar um gostinho do espaço oferecido pelas SUVs da marca. Mesmo quem se sentar no meio do banco traseiro não precisa se preocupar com a “saliência” que fica no chão.

Mesmo versões duas portas (3, contando com o porta-malas), tem espaço de sobra. nada a reclamar aqui. Assim como os irmãos maiores (Tucson, i35, SantaFe), dá pra baixar os bancos traseiros e obter ainda mais espaço de armazenamento no porta malas.

Custos para comprar e manter um Hyundai i30

O i30 não é o mais barato na sua categoria. Mas é, de longe, o que entrega o melhor equilíbrio de custo e benefício. Temos que destacar também que a manutenção e as peças do i30 são muito baratas. Dada a qualidade dessas peças, ainda por cima, é difícil que você tenha manutenções muito caras. 5 anos de garantia ainda te dão uma margem de segurança considerável.

Sobre o consumo de combustível, nada mal também: entre 9 km/l na cidade e até 14 km/l na estrada.

Opcionais de luxo baratos pra o Hyundai i30

Controles de ar condicionado separados por zonas, rodas de liga leve, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisores dobrados eletricamente, limpadores com sensor de chuva, faróis automatizados, câmera traseira de estacionamento, entre outros, são alguns dos destaques que você pode colocar nesse carro, sem ter que pagar muito mais caro por isso.

Comprar um Hyundai i30 é investir em confiabilidade e desempenho constante

Quem se decepciona com o que o Hyundai i30 entrega não sabe bem a proposta desse carro. Ele é um veículo que se propõe a uma entrega constante de potência, conforto, e confiança. Isso sem contar na segurança, que a Hyundai faz questão de oferecer em abundância em todos os seus veículos, não importa a faixa de preço.

Apesar de ainda não possuir sistemas mais modernos de segurança, como alertas de sonolência e de mudança de faixa, o i30 é um ótimo veículo intermediário, de baixo custo no médio e longo prazo, e excelente forma para iniciar um relacionamento com a Hyundai. Aproveite as promoções do i30 para ter um retorno ainda maior sobre seu investimento no i30.

O que vocês acham do i30? Ele é um carro que vocês recomendariam para outras pessoas? Deixem nos comentários suas opiniões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário