Hyundai Santa Fé – História e tecnologia

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

A história do Hyundai Santa Fé remete ao início das relações econômicas mais abrangentes entre ocidente e oriente no ramo automobilístico. Levando em consideração principalmente o aspecto de valorização comercial. Importado da Coréia do Sul, o Hyundai Santa Fé chegou ao Brasil no ano de 2005, já equipado com os itens de série e remodelado nos anos seguintes com mudanças exteriores, no que diz respeito ao design e conforto, e na área mecânica.

Apesar de ter chegado ao Brasil somente em 2005, portanto pode-se aferir que tardiamente, o Hyundai Santa Fé começou a ser fabricado no ano de 2001, em seu país de origem. O nome do Hyundai Santa Fé é uma homenagem à cidade norte-americana de mesmo nome, localizada no estado do Novo México. Essencialmente um automóvel utilitário de porte médio, o Hyundai Santa Fé é bastante parecido com outro modelo da Hyundai, o Tucson, também esportivo e utilitário. Outro modelo similar é o Chevrolet Equinox.

Leia também

Hyundai Santa Fé 2012

Carro vem importado da Coréia do Sul

A história do Hyundai Santa Fé é ainda dividida em duas partes, a da primeira geração que abrange o período do início da fabricação, 2001, e vai até 2006, e a segunda geração, indo do período de 2006 até o atual (2012). O último modelo, Hyundai Santa Fé 2012, traz novidades no motor do carro, encontrado sob o capô, Lambda II 3.5 V6 Dual CWT de 285 cavalos de potência a 6.3000 rotações por minuto. Outra novidade é a transmissão automática com shiftronic equipado com seis velocidades.

Também vêm no novo Hyundai Santa Fé 2012, tração AWD 4×4 eletrônica com controle ESP, freios ABS com EBD e BAS. Entre os equipamentos de série, o Hyundai Santa Fé 2012, que conta com 4,67 m de comprimento, 2,67 m de distância entre-eixos e 203 mm de vão livre do solo, possui uma bela coluna de direção retrátil, cintos dianteiros com pré-tensionadores e limitantes de força, câmera de ré com monitor LCD de 3,5 polegadas no retrovisor interno, sistema de partida, sem chave com botão start/stop, e o tão em voga sensor de proximidade.

Podendo ser vendido tanto na versão de cinco quanto na de sete lugares, o novo Hyundai Santa Fé 2012 traz ainda bancos elétricos de couro, piloto automático equipado com comandos na direção e teto solar panorâmico. Os preços são variáveis, e podem chegar a até R$120.000,00. A escolha é boa, tanto pelas diferenciadas tecnologias quanto pelo custo / benefício.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário