Cárter do motor, para que serve?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O cárter do óleo, ou cárter, é um prato de metal que cobre a parte inferior do bloco do motor e retém o óleo do motor quando não está circulando no motor. Muitos dos vazamentos de óleo em veículos ocorrem no cárter, seja na junta ou na tampa do bujão. Muitas vezes acontece de pedras e impactos furarem o cárter, o que pode gerar danos graves ao veículo.

Cárter do carro e a bomba de óleo

A bomba de óleo tem um tubo coletor que fica pendurado no reservatório e suga o óleo; uma vez usado, o óleo do motor cai de volta para o reservatório.

Leia também

Além de armazenar o óleo, o cárter desempenha um papel importante no resfriamento. Conforme o carro avança, o ar fluirá sob o reservatório, levando o calor do óleo quente – esse fluxo de ar pode ser aumentado usando a carroceria para direcionar o fluxo de ar ao redor do reservatório. Aletas de resfriamento também podem ser encontradas no reservatório para aumentar sua área de superfície.

Isso é conhecido como sistema de cárter úmido e é quase universal em veículos de produção padrão. É um reservatório úmido porque o reservatório sempre contém óleo – seu estado natural é estar úmido! Outro sistema é um sistema de cárter seco no qual o óleo é bombeado do cárter para um recipiente remoto.

Cárter do veículo

O cárter é o onde o óleo fica armazenado antes de ser distribuído para o sistema de lubrificação. (Foto: Evilution )

Defletores no cárter do óleo do motor

O óleo depositado no cárter vai balançar para os lados conforme o carro acelera e faz curvas. Se isso acontecer com frequência, o óleo pode se mover para longe do tubo coletor e fazer com que o óleo pare temporariamente de fluir pelo motor.

Dado que é provável que o motor esteja funcionando rápido ao mesmo tempo que curvas fechadas e aceleração – é uma situação duplamente ruim se estiver com falta de óleo.

Um cárter, particularmente aqueles em veículos esportivos, provavelmente terão defletores para evitar que o óleo se mova. Os defletores podem assumir várias formas, mas seu objetivo é impedir o fluxo de um grande corpo de líquido, permitindo o fluxo imediato de quantidades menores.

Bandeja de óleo do motor

Semelhante aos defletores, uma bandeja de óleo é uma folha de metal que evita que o óleo espirre no virabrequim giratório, fazendo com que ele fique mais lento. As bandejas de cárter de óleo também podem ter alguma forma de raspador de virabrequim, que remove o excesso de óleo grudado nos contrapesos do virabrequim.

Bujão de drenagem do cárter

Por ser o ponto mais baixo do sistema de lubrificação, o cárter é onde está localizado o bujão de drenagem do óleo. Os bujões de óleo são parafusos roscados que são removidos para permitir a drenagem do óleo sujo. O bujão de drenagem terá uma arruela – que idealmente deve ser substituída sempre que for removida. O óleo é drenado mais facilmente quando aquecido.

Vareta de medição do óleo do motor

Os motores usam uma vareta medidora de nível para determinar a quantidade de óleo no motor. A vareta irá mergulhar no cárter do óleo e será marcada para mostrar o nível de óleo – com marcações de mínimo e máximo. Carros recentes incluirão um sensor eletrônico de nível de óleo que mostra o nível de óleo em um indicador do painel.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário